Lista completa de Questões sobre Hidráulica e Hidrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao controle tecnológico do concreto, julgue os itens a seguir.
No lançamento de concreto em pilares de grande altura, recomenda-se a abertura de janelas nas formas a cada 2,5 m para evitar a segregação de materiais.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
Enquanto no reator aerado ocorrerão reações bioquímicas de remoção da matéria orgânica, no decantador secundário dessa ETE ocorrerá a sedimentação dos sólidos, permitindo a clarificação do efluente.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
O trecho (a), denominado emissário, recebe contribuição na sua extremidade de montante.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do funcionamento hidráulico desse sistema de abastecimento, julgue os itens seguintes.
Se a cota piezométrica do nó 1 for superior ao nível do reservatório intermediário, então o reservatório superior estará abastecendo o reservatório intermediário.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito do funcionamento hidráulico desse sistema de abastecimento, julgue os itens seguintes.
Se ocorrer uma ruptura na canalização do anel IV, na seção indicada, e um curto trecho for isolado para que seja realizado o serviço de manutenção, mesmo durante esse procedimento permanecerá inalterada a garantia de abastecimento do trecho entre A e B do anel III.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Para licenciar ações de urbanização que reduzem a permeabilidade do solo, o órgão ambiental responsável pela região exigiu a adoção de medidas compensatórias de produção de água para essa bacia hidrográfica que, pelo menos, restabeleça o regime hidrológico prévio à ocupação da área.
Com base na situação apresentada, a respeito da exigência feita pelo órgão, julgue os itens subsecutivos.
Considere que a compensação seja realizada por meio de armazenamento de água na bacia hidrográfica. Nesse caso, o volume de armazenamento será definido pela diferença entre os volumes do hidrograma da maior cheia observada e do hidrograma da cheia de projeto.
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.
I. O sistema de hidrantes é um tipo de proteção instalado em edifícios, utilizado como meio de combater o incêndio. É composto basicamente por reservatório de água, bombas de incêndio, tubulações, hidrantes, abrigos e registros de recalque. O sistema de hidrantes tem por objetivo dar continuidade à ação de combate a incêndio.
II. O reservatório de água é um compartimento construído na edificação destinado a armazenar uma quantidade de água, denominada reserva de incêndio, que efetivamente deverá ser utilizada exclusivamente para o sistema de combate a incêndio. A localização do reservatório pode ser: elevada, ao nível do solo, semienterrada ou subterrânea, devendo observar as normas técnicas pertinentes. Deve ser construído de maneira que possibilite sua limpeza sem interrupção total do suprimento de água do sistema.
III. O volume da reserva de incêndio a ser prevista é estabelecido, no mínimo, por 1/3 do volume de água previsto no consumo diário para a edificação. No caso de reservatórios subterrâneos, o conjunto de bombas que alimenta o sistema de combate a incêndio deve ter pelo menos duas bombas que atuem independentes e possam garantir que o sistema de combate a incêndio receba no ponto mais distante a pressão e vazão estabelecida nas normas.
IV. Os hidrantes ou mangotinhos devem ser distribuídos de tal forma que qualquer ponto da área a ser protegida seja alcançado por um esguicho ou dois esguichos, considerando-se o comprimento da mangueira de incêndio através de seu trajeto real e desconsiderando-se o alcance do jato de água. Para dimensionamento deve ser considerado o uso simultâneo dos dois jatos de água mais desfavoráveis considerados nos cálculos. O local mais desfavorável considerado nos cálculos deve ser aquele que proporciona menor pressão dinâmica no esguicho.
V. No caso da de mais de um tipo de ocupação (ocupação mista) na edificação, o dimensionamento dos sistemas deve ser feito para cada tipo sistema individualmente ou dimensionado para o de maior risco. Cada sistema deve ser dimensionado de modo que as pressões dinâmicas nas entradas dos esguichos não ultrapassem o triplo daquela obtida no esguicho mais desfavoráveis. Recomenda-se que o sistema seja dimensionado de forma que a pressão máxima de trabalho não ultrapasse 100mca (1000kPa).
Estão corretas as afirmativas:
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.
I. Os objetivos do saneamento são: abastecimento de água; coleta, remoção, tratamento e disposição final dos esgotos; coleta, remoção, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos - lixos; drenagem das águas pluviais; higiene dos locais de trabalho e de lazer, escolas e hospitais; higiene e saneamento dos alimentos; controle de artrópodes e de roedores (vetores de doenças); controle da poluição do solo, do ar e da água, poluição sonora e visual; saneamento em épocas de emergências.
II. A captação é o conjunto de estruturas e dispositivos construído ou montado junto ao manancial, para se efetuar a tomada de água destinada ao sistema de abastecimento. As obras de captação devem ser projetadas e construídas de forma a assegurar, em qualquer época do ano, condições de fácil entrada de água e, tanto quanto possível, da melhor qualidade encontrada no manancial escolhido. As obras de captação deverão ser implantadas, preferencialmente em trechos retilíneos do curso de água ou, quando em curva, junto à sua curvatura externa (margem côncava), onde a velocidade da água é maior.
III. Os reservatórios têm por finalidades: atendimento das variações do consumo; atendimento das demandas de emergência da cidade; melhoria e adequação das condições de pressão. Para definir a capacidade do reservatório de um sistema de distribuição, existem várias fórmulas e maneiras, porém na prática se adota 1/3 do consumo máximo diário. Um reservatório retangular em planta terá o menor comprimento de paredes se suas dimensões guardarem a relação x/y = 3/4. Um reservatório elevado será mais econômico se sua seção horizontal for circular. Os reservatórios cilíndricos têm dimensões econômicas, quando a relação entre a altura de água e o raio do reservatório estiver na proporção 1:1, ou h = R.
IV. A água no cenário urbano tem os seguintes destinos: o doméstico, quando a água é usada nas habitações e compreende as parcelas destinadas às finalidades higiênicas, alimentares, e à lavagem em geral; comercial e industrial variando de acordo com o tipo de estabelecimento; público que corresponde à parcela de água utilizada na irrigação de jardins, lavagem de ruas e passeios, nos edifícios públicos, alimentação de fontes, esguichos e chafarizes e demais equipamentos públicos.
V. A rede de distribuição é constituída por um conjunto de condutos assentados nas vias públicas, com a função de conduzir a água para os pontos de consumo. Nas redes de distribuição, têm-se dois tipos de condutos: principais e secundários. Os condutos principais, troncos ou mestres, são as canalizações de maior diâmetro, responsáveis pela alimentação dos condutos secundários. Efetuam o abastecimento de extensas áreas da cidade. Os condutos secundários, de menor diâmetro, são os que estão em imediato contato com os pontos de consumo ou ramais de entrada. A vazão de distribuição é calculada Q=PqK1K2/86400 "l/s"
Estão corretas as afirmativas:
Em um edifício residencial com 40 apartamentos, o projeto prevê que a água será recalcada do reservatório inferior para o superior e que a bomba terá a capacidade para recalcar o volume a ser consumido em, apenas, 6 horas de funcionamento. Considerando 5 pessoas por apartamento e um consumo diário de 180 L/hab, a vazão das bombas, em L/s, deverá ser igual a
0,83.
1,00.
0,27.
1,67.
3,33.
O dimensionamento das tubulações de água fria deve garantir que a vazão de projeto estabelecida esteja disponível nos pontos de utilização. A NBR 5626 estabelece, para o dimensionamento, que a velocidade da água, em m/s, em qualquer trecho da tubulação de água fria NÃO atinja valores superiores a
1,5.
2.
1.
3.
5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...