Lista completa de Questões sobre Hidráulica e Hidrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo a NBR 8160, as caixas sifonadas podem ser utilizadas para a coleta de despejos de aparelhos sanitários. A simbologia utilizada para a representação gráfica de uma caixa sifonada corresponde a
Em uma instalação predial de água fria, utilizou-se tubulação de ferro galvanizado de diâmetro de 50 mm para a montagem de uma coluna que liga os pontos A e B, com comprimento de 15 m. A pressão no ponto A, a jusante, é 6,64 mca. Na coluna foram instaladas as seguintes peças, com seus respectivos comprimentos equivalentes: registro de gaveta: 0,5 m; curva de raio longo: 1,25 m; tê 90° com saída de lado: 3,4 m e cotovelo de redução: 1,85 m. Se a perda de carga unitária é 0,12 mca/m, a pressão no ponto B é
4,86.
3,60.
3,40.
4,00.
5,68.
Em sistemas prediais de esgoto sanitário, nos trechos horizontais de ramais de descarga de esgoto com diâmetro nominal maior ou igual a 100 mm, a declividade mínima e a distância máxima entre dois dispositivos de inspeção são, respectivamente,
2,5% e 26 m.
1,5% e 22 m.
2,0% e 32 m.
1,0% e 25 m.
5,0% e 35 m.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com referência a projeto e execução de instalações hidrossanitárias, julgue os itens subsecutivos.
Para a instalação de chuveiros com água fria e quente, por meio de aquecedores elétricos ou a gás, devem ser adotados tubos de material termorresistente nos ramais de água fria até o registro de pressão do misturador e, no restante da instalação, tubos de PVC.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com referência a projeto e execução de instalações hidrossanitárias, julgue os itens subsecutivos.
Nas tubulações em PVC utilizadas em instalações hidrossanitárias, cortes realizados fora do esquadro causam problemas, como vazamento, devido à má condição de soldagem ou à insuficiência da área de vedação para o anel de borracha.
Engenharia Civil - Hidráulica e Hidrologia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base nas informações acima, julgue os itens que se seguem.
A padronização de bueiros não é uma prática recomendada, dado o diâmetro dos bueiros ser definido conforme os estudos hidrológicos de cada região.
É um exemplo de material hidrófugo e, portanto, utilizado em processos de impermeabilização, sendo quimicamente inerte, de grande sensibilidade à temperatura e praticamente insensível às variações higrométricas:
alcatrão.
aglomerantes hidráulicos.
materiais betuminosos.
cal aérea.
magnésia Sorel.
É característica técnica das argamassas hidráulicas: serem materiais que
resistem ao fogo devido à água de cristalização.
endurecem pela ação da água e resistem satisfatoriamente quando imersas em água.
protegem elementos construtivos de madeira, aço, concreto etc., contra a ação de temperaturas elevadas.
apresentam resistência decrescente com relações água/aglomerantes superiores a 0,2 ou em misturas muito secas.
retêm durante mais tempo a água de amassamento.
Considerando a norma vigente para instalações de água fria, numa rede predial de distribuição, recomenda-se que as tubulações horizontais sejam instaladas com uma leve declividade, tendo em vista
preservação da potabilidade da água, tornando-a livre de sais dissolvidos.
prevenir o refluxo das sub-instalações para a tubulação que as interliga.
criar desbloqueio entre o ponto de ventilação e o respectivo ramal de alimentação.
que a falta de inclinação pode comprometer significativamente a satisfação do usuário.
reduzir o risco de formação de bolhas de ar no seu interior.
Um sistema de tratamento de águas residuárias é constituído por uma série de operações e processos físicos, químicos e biológicos que são empregados para a remoção de substâncias indesejáveis da água ou para sua transformação em outras formas aceitáveis. Nos processos físicos, são utilizados decantadores na remoção de
sólidos sedimentáveis, em suspensão na água residuária, podendo ser empregados no início do sistema ou como unidade de depuração final, após processos físico-químicos ou biológicos.
gorduras, óleos, graxas e outras substâncias com densidade menor que a da água, tendo função de proteger as unidades subsequentes contra entupimento de tubulações, incrustações, formações de espuma etc.
partículas de areia e também possuem como função básica a proteção de equipamentos e tubulações contra a abrasão e, de unidades do sistema contra o assoreamento.
sólidos em suspensão coloidal ou mesmo dissolvidos, substâncias que causam cor e turbidez, substâncias odoríferas, metais pesados e óleos emulsionados.
matéria orgânica adsorvida pela massa biológica, que é estabilizada por micro-organismos. São tanques com enchimento de pedras ou elementos plásticos, onde ocorre o desenvolvimento de uma fina camada de micro-organismos aeróbios.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...