Lista completa de Questões sobre Hidráulica e Hidrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a instalação dos aquecedores de acumulação nas instalações prediais de água quente é correto afirmar:
O ramal de alimentação de água fria deve ser executado de modo a não permitir o esvaziamento do aquecedor pelo dreno.
É permitido o uso de tubulação de respiro coletivo.
É permitido o uso de válvula de retenção no ramal de alimentação de água fria do aquecedor, quando o ramal de alimentação de água por gravidade não for protegido por respiro.
A tubulação de alimentação da água fria deve ser feita com material resistente à temperatura ambiente.
A saída da tubulação de água quente deve ser provida de tubulação de respiro.
Sobre o projeto de instalação predial de água fria é correto afirmar:
Barrilete é a tubulação que liga a fonte de abastecimento a um reservatório de água de uso doméstico.
Alimentador predial é a tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto.
Ramal é a tubulação derivada da coluna de distribuição destinada a alimentar os sub-ramais.
Ramal predial é a tubulação derivada do barrilete e destinada a alimentar ramais.
Coluna de distribuição é a tubulação compreendida entre a rede pública de abastecimento de água e a extremidade a montante do alimentador predial.
Sobre a instalação de sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio é correto afirmar:
O dispositivo de recalque, instalado na fachada principal da edificação, deve ter sua introdução voltada para a rua e para baixo em um ângulo de 45°.
O alcance do jato compacto produzido por qualquer sistema de hidrantes não deve ser inferior a 6 m, medido da saída do esguicho ao ponto de queda do jato.
Os pontos de tomada de água devem ser posicionados nas proximidades das portas externas ou acessos à área a ser protegida, a não mais de 8 metros.
A altura dos pontos de tomada de água não deve ser inferior a 2 metros do piso.
A tubulação de incêndio deve ser fixada nos elementos estruturais da edificação através de suportes metálicos rígidos e espaçados em no mínimo 6 metros.
A quantidade de precipitação é normalmente expressa em termos da espessura da camada dágua que se formaria sobre uma superfície horizontal, plana e impermeável, com 1 m2 de área. Isso significa que uma precipitação de 30 mm equivale à queda de, por metro quadrado de terreno,
3 litros de água ou 3.000 litros por hectare.
3 litros de água ou 30.000 litros por hectare.
3.000 litros de água ou 30.000 litros por hectare.
30 litros de água ou 300.000 litros por hectare.
300 litros de água ou 30.000 litros por hectare.
Seja uma malha de controle de vazão, para a qual não se aceita offset. Admita que perturbações na forma de ruídos de alta frequência estejam presentes.
Nesse caso, dentre os listados, o controle por retroalimentação recomendado é o
A qualidade das instalações prediais de água fria exige a ausência de vazamentos, a qual é confirmada pelo ensaio de estanqueidade. Esse ensaio deve ser realizado de modo a submeter às tubulações a uma pressão hidráulica superior àquela que se verificará durante o uso. A pressão de ensaio em qualquer parte da tubulação deve ser superior, em kPa, a
100
75
50
25
15
Considere as seguintes afirmações sobre o projeto das instalações prediais de esgoto sanitário:
I. A declividade mínima das redes de esgoto com diâmetro nominal igual ou superior a 100 mm é 1%.
II. Todos os trechos horizontais devem possibilitar o escoamento dos efluentes por gravidade, devendo, para isso, apresentar uma declividade constante máxima de 5%.
III. As caixas de inspeção devem ter fundo construído de modo a assegurar rápido escoamento e evitar formação de depósitos, além de possuir profundidade máxima de 1,0 m.
IV. A distância entre a ligação do coletor predial com o coletor público e o dispositivo de inspeção mais próximo não deve ser superior a 15 m.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Pretende-se construir uma residência em uma região onde a intensidade pluviométrica de projeto é 120 mm/h. Se a área de contribuição da cobertura for de 100 m2, a vazão de projeto, em litros por minutos, é
240
200
120
60
20
Para o projeto do sistema de recalque em um edifício previu-se uma população de 3240 pessoas com consumo diário médio de 200 litros de água por pessoa, por dia, e a utilização de uma bomba hidráulica com rendimento de 80%. Se a altura manométrica total for de 40 m, a potência da bomba a ser indicada, em CV, é
15,0
10,0
10,0
5,0
1,5
Os processos de tratamentos de esgotos podem ser classificados em função dos meios empregados na remoção ou transformação e consoante com o grau de eficiência obtido por um ou mais dispositivos de tratamento. Nos processos de tratamento, em função da eficiência das unidades, é comum classificar as instalações de tratamento em função do grau de redução dos sólidos em suspensão e da chamada demanda bioquímica de oxigênio proveniente da eficiência de uma ou mais unidades de tratamento. São consideradas unidades do tratamento primário:
filtração biológica, processos de lodos ativados, decantação intermediária ou final e lagoas de estabilização.
remoção de sólidos grosseiros, remoção de gorduras e remoção de areia.
remoção de nutrientes e remoção de complexos orgânicos.
decantação, flotação, digestão do lodo, secagem do lodo e sistemas compactos (decantação e digestão).
filtração biológica, remoção de sólidos e complexos orgânicos e decantação de nutrientes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...