Lista completa de Questões sobre Patologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Problemas de corrosão possuem um forte apelo econômico, pois se estima que 5% das receitas de uma nação industrializada sejam gastos na prevenção de processos de corrosão e manutenção ou substituição de produtos que apresentem reações de corrosão.
Quanto às características dos processos de corrosão, têm-se que:
Corrosão galvânica ocorre quando dois metais ou ligas com diferentes composições químicas são acoplados eletricamente e expostos a um eletrólito. Considere as afirmações abaixo a respeito de corrosão galvânica.
I - O metal menos nobre do acoplamento sofre corrosão, protegendo aquele mais inerte.
II - Quando tubulações de aço e cobre são unidas em um ambiente marinho, o cobre sofrerá corrosão localizada na junção com o aço.
III - Em chapas galvanizadas, o aço será protegido, mesmo que exposto ao meio ambiente por danos ocorridos na cobertura de zinco.
É CORRETO o que se afirma em
Avalie as manifestações patológicas em construções.
I. Eflorescências são depósitos salinos carregados pela migração do oxigênio intermolecular, presente nos elementos da construção.
II. Bolor é o desenvolvimento de microorganismos (fungos) capazes de deteriorar pinturas e revestimentos.
III. A fissuração do revestimento pode ser causada pela sua incapacidade de resistir a tensões devidas às deformações intrínsecas e às deformações da base.
IV. A perda de aderência do revestimento se dá por falhas na interface das camadas ou na interface com a base ou substrato.
Está correto o que se afirma em
II, III e IV, somente.
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, II e III, somente.
I, II, III e IV.
Durante a fase de pintura de um imóvel, na etapa de acabamento, foi constatada a presença de bolhas na película de tinta que cobria as paredes internas do referido imóvel. As causas mais prováveis para a ocorrência desse tipo de patologia são:
o fundo preparador de parede foi diluído e aplicado juntamente com a tinta de acabamento; um fundo para madeira foi aplicado após a limpeza da resina, com estopa e Thinner; a parede foi lavada após ter sido pintada com tinta PVA de acabamento acetinado.
o reboco fraco ou calcinado; a pintura foi executada em dias chuvosos; a superfície foi lavada após a cura total da tinta, fato que deve ter demandado cerca de 7 dias.
a tinta de acabamento foi utilizada sem que houvesse a limpeza da superfície; a superfície não foi lixada corretamente na preparação; a pintura foi executada antes da cura total do revestimento/substrato.
um fundo preparador para uso em ambientes internos foi aplicado em situações sujeitas ao intemperismo; a pintura foi executada sobre caiação, sem que tenha sido preparada; execução de queimação na superfície em que a massa tenha sido aplicada.
a superfície foi pintada com tinta antimofo sem que houvesse a preparação de superfície; tinta de base água aplicada sobre emboço calcinado; execução da remoção do pó com pano seco embebido em solução limpadora de madeira.
O diagnóstico de casos de patologia nas construções pode ser definido como a identificação da natureza, da causa e da origem dos desgastes. Para diagnosticar, é preciso reunir o maior número de informações e depois separar o essencial do acessório. Para obter informações sobre patologias em construções, pode-se utilizar:
I. O exame visual do desgaste e de seu meio ambiente.
II. Ensaios locais, rápidos e simples.
III. Estudos em laboratório.
IV. Consulta com os autores do projeto, com os executores da obra e com os usuários da edificação.
V. Estudo dos projetos, dos cadernos de encargos, das anotações de canteiro, atas de reuniões de obra, documentos diversos e correspondências disponíveis.
Estão corretas apenas as alternativas:
II, III, IV
II, III, V
II, III, IV, V
I, II, III
I, II, III, IV, V
A cobertura constitui um sistema frágil da edificação frente ao número de patologias que nele ocorrem, como infiltração, rachadura, empenas e cupins. A seguir apresentam-se algumas causas de patologia, EXCETO:
uso de madeira verde e sem tratamento;
ausência de emboçamento das telhas do beiral;
telhados com inclinação elevada, superior a 35%;
não uso de rufo no encontro do telhado com a parede;
excesso de argamassa nas cumeeiras e arremates.
A Patologia das construções estuda as falhas construtivas da edificação, envolvendo conhecimentos multidisciplinares. Em relação a essa ciência, é CORRETO afirmar que:
no que se refere às falhas construtivas, a patologia das construções estuda as origens, causas, mecanismos de ocorrência, manifestação e consequências das situações patológicas identificadas;
a incidência de patologia ocorre devido a dois problemas: má execução e má utilização da edificação;
quando da elaboração de um laudo técnico, o engenheiro deverá apresentar seu ponto de vista pessoal quanto à situação avaliada;
toda avaliação deverá evidenciar a situação encontrada por meio de registro fotográfico e opiniões das pessoas da região;
são exemplos de patologias: fissuras, corrosões e manchamento; e de causas de tais patologias: infiltração, falta de impermeabilização e baixo cobrimento da armadura.
O processo patológico de uma edificação em que o cimento é dissolvido pela água e é carregado para fora da laje denomina-se:
Lixiviação.
Profilaxia.
Fissura.
Trinca.
Sobre o aparecimento de trincas nas edificações, assinale a alternativa incorreta.
Surgem a partir de uma retração de um material úmido ao secar.
Surgem a partir da dilatação de um material que varia conforme a variação de temperatura do meio ambiente.
Surgem de vibrações que afetam as partes do edifício.
Não têm nenhuma relação com microorganismos.
A formação de depósito salino na superfície de alvenarias, sendo resultado da exposição de intempéries denomina-se:
Bolor.
Mofo.
Eflorescência.
Eutrofização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...