Lista completa de Questões sobre Patologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito de materiais utilizados na construção civil, julgue os itens seguintes.
As águas sulfatadas agem no concreto por dois mecanismos: ação mecânica e reação química.
Com relação às técnicas de impermeabilização, julgue os itens seguintes.
Entre as patologias de construção causadas por falha de impermeabilização, destaca-se a eflorescência, que corresponde a depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície de revestimentos como pisos (cerâmicos ou não), paredes e tetos. Tais depósitos resultam da migração e posterior evaporação de soluções aquosas salinizadas formadas a partir dos sais presentes em materiais como tijolos, cimento, areia, concreto e argamassa, entre outros.
Com o intuito de suprimir o aparecimento de segregação dos agregados, durante o lançamento do concreto em um pilar moldado in loco de dimensões 30 cm × 80 cm × 3,5 m (largura × profundidade × altura) com alta densidade de armação, considere:
I. Se não forem adotadas medidas em relação à qualidade do concreto, formas, vibração e planos de concretagem, a altura máxima de lançamento deve ser de 2,0 m.
II. Para se suprimir os riscos de segregação dos agregados e argamassa do concreto, deve-se fazer uso de dispositivos que conduzam o concreto até o local de lançamento definitivo.
III. As falhas de concretagem, conhecidas como bicheiras, podem ser evitadas com o uso de vibração externa às fôrmas, o que elimina os vazios ou bolhas de ar.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
Sobrecargas não previstas.
Armaduras longitudinais insuficientes.
Congestionamento de armaduras nos apoios.
Comprimento de ancoragem insuficiente.
Engenharia Civil - Patologia - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Se observarmos uma viga sendo submetida a um carregamento contínuo, até a sua rotura, poderemos chegar a algumas conclusões. Assinale a alternativa que apresenta uma conclusão INCORRETA:
A abertura das fissuras devido às cargas é inversamente proporcional à tensão na armadura;
Para uma determinada tensão no aço, em vigas armadas com barras providas de mossas ou saliências, a abertura das fissuras de flexão, ao nível do centro de gravidade da armação, depende da área média de concreto que envolve cada barra;
O melhor controle de fissuração é obtido quando as barras estão bem distribuídas na área efetiva de concreto que as envolve e que tem o mesmo centro de gravidade que a armadura principal;
Para cálculos do controle de fissuração, a tensão no aço pode ser tomada como sendo igual ao limite de escoamento, dividido pelo coeficiente de segurança;
As armaduras superficiais na alma (armaduras de pele) limitam as fissuras de flexão acima da armadura principal, porém influem pouco na abertura das fissuras de flexão e cisalhamento.
Engenharia Civil - Patologia - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Uma possível causa para as fissuras apresentadas no pilar da figura (1) é:
má colocação ou insuficiência de estribos;
topo do pilar com excesso de nata de cimento;
cimento com excesso de anidrita;
atraso no lançamento do concreto;
concretagem simultânea de lajes, vigas e pilares.
Engenharia Civil - Patologia - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A opção que apresenta uma possível medida para correção das fissuras indicadas na figura (2) é:
efetuar proteção térmica conveniente;
reforçar cantos com nova armadura a 45°;
aplicar novo revestimento empregando adesivo base acrílica como ponte de aderência;
construção de sobrelaje armada aderida com epóxi combinada com sublaje armada em concretoprojetado;
colmatar as fissuras com estucamento.
Os fatores e causas pelas quais uma construção em concreto armado é afetada de maneira negativa, causando sua deterioração, podem, simplificadamente, ser classificadas em três grupos: defeitos de projeto e/ou construção, efeitos do meio ambiente e condições de trabalho da obra (utilização da estrutura). Em relação a tais fatores, considere:
I. Deverão ser previstas pausas na concretagem para que sejam criadas juntas frias de concretagem.
II. A estrutura não será afetada sob a forma de fissuras e corrosão devido à variação de temperatura no decorrer dos anos.
III. A mudança de finalidade do uso para a qual estava inicialmente projetada uma edificação pode acarretar o surgimento de patologias no concreto armado.
IV. Recalques diferenciais em pontos da fundação podem, com o decorrer dos anos, gerar patologias passíveis de manutenção na estrutura.
Está correto o que consta em
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Depois de implantado e exposto às intempéries e aos carregamentos, o concreto sofre deterioração. Entre os principais mecanismos de deterioração do concreto está a lixiviação, caracterizada pela
expansão por ação das reações entre os álcalis do cimento e certos agregados reativos.
expansão por ação de águas e solos que contenham ou estejam contaminados com sulfatos, dando origem a reações expansivas e deletérias com a pasta de cimento hidratado.
ação de águas puras, carbônicas agressivas ou ácidas que dissolvem e carreiam os compostos hidratados da pasta de cimento.
reações deletérias superficiais de certos agregados decorrentes de transformações de produtos ferruginosos presentes na sua constituição mineralógica.
despassivação por elevado teor de íon cloro.
O manchamento da superfície do concreto é uma manifestação estética que pode ter fontes distintas. Por exemplo, a corrosão das armaduras do concreto armado é uma das causas de manchas alaranjadas nas superfícies, tipo de patologia que pode ser classificada como mancha
espontânea.
induzida.
por contaminação ambiental.
química.
por deficiência do material.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...