Lista completa de Questões sobre Patologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A combinação dos íons alcalinos ou da hidroxila do cimento com alguns tipos de agregados que possuam certos constituintes silicosos reativos desencadeiam reações expansivas. Essas reações podem durar um grande intervalo de tempo, anos até, e comprometer a durabilidade e a estabilidade da estrutura. Este fenômeno é denominado
reação álcali-agregado.
retração por ionização.
reação sílica-agregado.
retração silicosa.
retração química.
Sobre as causas da segregação do concreto, considere:
I. A movimentação das formas permite a fuga da nata de cimento por juntas mal vedadas ou fendas.
II. O lançamento do concreto de altura inferior a 1 m causa a separação dos agregados da pasta de cimento.
III. Adensamentos excessivos do concreto causam a migração da pasta de cimento para a superfície, deixando vazios entre os agregados.
IV. Baixa densidade das armaduras em alguns pontos causa o peneiramento do concreto, separando a pasta do agregado.
Está correto o que consta em
II e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
A durabilidade de um revestimento em argamassa em uma estrutura de concreto é resultante das propriedades da argamassa no estado endurecido e reflete o desempenho da estrutura ao longo do tempo. Dentre os fatores que prejudicam a durabilidade do revestimento, NÃO se pode citar a
espessura do revestimento.
fissuração da estrutura.
resistência do concreto.
proliferação de microrganismos.
falta de manutenção.
O tratamento de fissuras é distinto no caso de fissuras ativas ou passivas. Para o caso de fissuras ativas deverá ser instalado um material que conviva com a patologia, porém, impedindo a sua progressão. Já para as fissuras passivas, o tratamento deve garantir que a fissura seja fechada. A injeção das fissuras é normalmente feita com a utilização de resinas, sendo que a seleção deve contemplar três aspectos: a viscosidade, o módulo de elasticidade e o coeficiente de polimerização do material. É característica da resina poliuretânica a
durabilidade média.
adição de solventes.
baixa aderência ao concreto sob fluxo dágua.
baixa viscosidade.
aplicação apenas em fissuras ativas.
Antes da realização do reforço de uma estrutura de concreto é fundamental avaliar qual o tipo de deficiência que a estrutura apresenta. Em casos de reforço em elementos com deficiência de inércia ou com corrosão, inclusive com perda de seção da armadura, uma técnica possível é a inserção de novas armaduras passivas ou protendidas e, principalmente, pela inserção de uma nova camada de concreto, microconcreto ou graute. Essa técnica é conhecida por
reforço com perfis metálicos.
protensão.
reforço com chapas.
encamisamento.
reforço com fibras.
A respeito de causas, prevenção e recuperação de trincas em edifícios, assinale a opção correta.
Os selantes flexíveis são apropriados para recuperação de fissuras ativas, desde que os movimentos ocorridos não sejam muito acentuados.
Entre as causas possíveis de fissuras por recalque, deve-se excluir a presença de vegetação próxima à edificação.
Em geral, as trincas causadas por força de sobrecargas surgem devido a esforços de tração que ocorrem paralelos à linha da fissuração.
Recalques diferenciais entre pilares geram trincas, em geral, horizontais, próximas às vigas superiores nas alvenarias.
Em viga biapoiada submetida à flexão, as fissuras de cisalhamento ocorrem no meio da viga.
A respeito de construção civil e edificações, julgue os itens a seguir.
As fissuras, patologias que aparecem nas alvenarias e nos revestimentos das edificações, apresentam aberturas maiores do que as trincas.
A respeito de construção civil e edificações, julgue os itens a seguir.
A tela de polietileno pode ser usada na recuperação de fissuras e trincas de revestimentos.
A água é o principal fluído atuante como agente agressivo de uma estrutura edificada, onde a atuação por meio de água por pressão ocorre nas estruturas de
superfícies expostas ao calor e ao frio.
piscinas e reservatórios.
pisos sobre solos e coberturas.
fundações e cortinas.
paredes e pisos.
Os possíveis defeitos nas áreas onde foram realizadas pinturas podem ter origem na qualidade da tinta, na aplicação ou na preparação da superfície. Entende-se por calcinação
o encurtamento do tempo de vida útil do filme de tinta, proveniente do preparo não adequado da superfície, provocando o gretamento do revestimento.
uma falha do filme de tinta, que quase sempre ocorre em superfícies de madeira, impedindo que a tinta sirva como fator de proteção, provocando o fendilhamento da superfície do revestimento.
o ataque pelos raios ultravioletas, deixando o pigmento, sob forma pulverulenta, depositado sobre o restante do filme de tinta.
a falta de adesão devido à tinta ser aplicada sobre superfície inadequada ou sobre graxas, óleos e gorduras, acarretando a polimerização progressiva.
o defeito resultante de excesso de temperatura, quando da fabricação da resina, que passa a polimerizar-se mesmo dentro da lata.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...