Lista completa de Questões sobre Patologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Patologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A falha em revestimentos decorrente de depósitos salinos provenientes da migração de sais solúveis existentes nos materiais ou componentes, na presença de água e pressão hidrostática, recebe o nome de
corrosão.
eflorescência.
vesícula.
gretamento.
fissura.
Engenharia Civil - Patologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Na presença de água e pressão hidrostática, os revestimentos de argamassas podem apresentar falhas decorrentes de depósitos salinos provenientes da migração de sais solúveis existentes nos materiais ou componentes. Essa falha recebe o nome de
inchamento.
eflorescência.
taliscamento.
camurçamento.
descolamento.
Engenharia Civil - Patologia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A fissuração nos revestimentos é um fenômeno complexo, pois pode ter origem nos procedimentos de projeto e/ou de execução, na seleção dos materiais constituintes e até mesmo na mistura dos materiais. As fissuras que podem se formar por retração da argamassa, por excesso de finos no traço, quer sejam de aglomerantes, quer sejam de finos no agregado, ou por excesso de desempenamento, são conhecidas como
fissuras mapeadas.
fissuras geométricas.
vesículas.
pulverulência.
A respeito de patologia em obras de engenharia, julgue os próximos itens.
Em pavimentos flexíveis, o afundamento por consolidação localizado é uma das causas do surgimento de trincas do tipo couro de jacaré.
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS. Segundo Granato (2002), a corrosão das armaduras é uma das principais manifestações patológicas, responsáveis por enormes prejuízos. Como material de construção denso e resistente, pensa-se que o concreto armado tem uma duração ilimitada. No entanto, atualmente se constata um número crescente de estruturas prematuramente deterioradas por corrosão das armaduras de reforço. A corrosão das armaduras pode-se originar por uma ação química ou eletroquímica, resultando numa modificação do aço de forma contínua, até que todo o aço se transforme em ferrugem.
I. Corrosão química: A corrosão química ocorre pela dissolução da capa passivadora de corrosão, pelo ingresso (por meio externo) de íons de cloretos no concreto ou no caso de contaminação da massa do concreto, formando compostos de óxido de ferro (Fe2 O3).
II. Corrosão eletroquímica ou eletrolítica: Também denominada corrosão catódica ou simplesmente corrosão, ocorre em meio aquoso é o principal e mais sério processo de corrosão encontrado na construção civil. Nesse processo de corrosão, a armadura se transforma em óxidos e hidróxidos de ferro, de cor avermelhada, pulverulenta e porosa, denominada ferrugem.
III. Corrosão em espaços confinados: A corrosão em espaços confinados pode ocorrer, quando sobre a superfície do aço existe um espaço suficiente resguardado que evita o acesso contínuo de oxigênio, podendo criar zonas diferenciais de oxigênio que induzem à corrosão.
IV. Corrosão uniforme generalizada: A corrosão uniforme é o resultado de uma perda generalizada da película passiva, resultante da carbonatação do concreto ou a quantidade excessiva de íons cloretos. Também pode ocorrer por efeito de lixiviação de componentes alcalinos do concreto, devido à percolação de águas puras ou ligeiramente ácidas.
V. Corrosão galvânica: Esse tipo de corrosão pode-se dar, quando existem dois metais diferentes no meio eletrolítico. No aço do aço do concreto, essa situação se dará cada vez que em alguma zona se danifique, ou não se forma uma capa passivadora característica. Essa zona atuará como um ânodo, frente ao restante do material, em que permanece a passivação, o qual atuará como cátodo. Também se poderia apresentar quando o aço se encontra em contato com outros condutores mais nobres.
Estão corretas as afirmativas:
A respeito de patologia em obras de engenharia, julgue os próximos itens.
Fendas, afundamentos e exsudação são defeitos em pavimentos flexíveis considerados no cálculo do índice de gravidade global (IGG).
A respeito de patologia em obras de engenharia, julgue os próximos itens.
Costumam aparecer trincas horizontais na base da parede, onde a impermeabilização dos alicerces tenha sido mal executada.
encanoamento.
arqueamento.
encurvamento.
torcimento.
torcimento.
fluência.
reação alcaliagregado.
pega.
dilatação térmica.
retração.
A respeito de patologias de estruturas de concreto, assinale a opção correta.
O uso de cimento resistente a sulfatos, por si só, promove o aumento da durabilidade.
O uso de fibras poliméricas não é solução adequada para evitar patologias em estruturas em ambientes agressivos.
A durabilidade do cimento não é influenciada pela cura.
A qualidade do concreto à durabilidade pode ser medida por meio de três parâmetros: fck, consumo de cimento e relação água-cimento.
A durabilidade da estrutura de concreto independe do tipo de cimento utilizado na estrutura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...