Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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A produtividade de um equipamento de terraplanagem é um fator relevante na elaboração do orçamento de uma obra de rodovia. A produção efetiva, medida no corte, de um motoscraper de 24 m³ de capacidade (em volume solto) e tempo de ciclo mínimo de 5 minutos, em operação (rendimento de 70%) sobre um solo com 25% de empolamento é de:

  • A. 50,4 m³/h;
  • B. 80,64 m³/h;
  • C. 100,8 m³/h;
  • D. 151,2 m³/h;
  • E. 181,44 m³/h.

No projeto de implantação de rodovias, o estudo geotécnico do subleito deve contemplar furos de sondagem nos eixos e nas bordas da plataforma para a identificação das diversas camadas de solo. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. Para se evitar aditivos contratuais onerosos à administração, os projetos executivos devem caracterizar os taludes de corte, principalmente os quantitativos de materiais de terceira categoria.

  • C. Certo
  • E. Errado

No projeto de implantação de rodovias, o estudo geotécnico do subleito deve contemplar furos de sondagem nos eixos e nas bordas da plataforma para a identificação das diversas camadas de solo. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. O número mínimo de pontos para a determinação do teor de umidade ótimo é dois.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a geometria e terraplanagem das vias, julgue os itens subsequentes. A licença de operação é obrigatória para a exploração de jazidas in natura.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a geometria e terraplanagem das vias, julgue os itens subsequentes. Nas camadas estruturais de base e sub-base, devem-se utilizar camadas de sub-base e base de espessuras inferiores a 7,5 cm.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a geometria e terraplanagem das vias, julgue os itens subsequentes. No projeto de implantação das vias, as seções transversais da plataforma devem ser caracterizadas topograficamente a cada 40 m.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos ao estudo geotécnico. Em obras rodoviárias, o areal a ser utilizado deve apresentar teor de matéria orgânica inferior a 300 p.p.m.

  • C. Certo
  • E. Errado

O diagrama de Brückner precedente foi utilizado na realização de um projeto de terraplanagem no intervalo entre as estacas 0 e 75 do trecho de uma rodovia. Com base nesse diagrama, é correto afirmar que, no trecho representado,

  • A. há um bota-fora com volume de 20.000 m3.
  • B. há um empréstimo de 20.000 m3.
  • C. a cota vermelha é nula nas estacas 5, 15, 25, 35, 40, 50, 55, 65 e 75.
  • D. o maior aterro tem um volume de 20.000 m3.
  • E. o maior corte tem um volume de 10.000 m3.

O diagnóstico da situação geral envolvendo a compreensão das causas dos defeitos é a etapa mais importante do levantamento da condição funcional para fins de projeto de restauração ou de gerência de manutenção de pavimentos. Acerca dos defeitos de superfície e de suas causas em obras de pavimentação, assinale a opção correta.

  • A. As causas do trincamento do tipo couro de jacaré incluem o envelhecimento do ligante e a ação repetitiva de cargas do tráfego.
  • B. O escorregamento devido à fluência da massa asfáltica é causado por adensamento diferencial do subleito que provoca comprimentos de onda da ordem de metros.
  • C. O afundamento por consolidação localizado está relacionado à falha na dosagem de mistura asfáltica, uma vez que o excesso de ligante provoca solevamento lateral e compensação volumétrica junto à depressão.
  • D. A exsudação é causada pelas falhas de adesividade do ligante agregado ou pela presença de água aprisionada e sobrepressão em vazios da camada de revestimento, o que gera deslocamento de ligante.
  • E. Trincas longitudinais longas são normalmente decorrentes de reflexão de trincas de bases de solo-cal ou de solo-cimento.

Com base na figura precedente, que apresenta um aterro para pavimento rodoviário construído sobre uma camada de solo mole, saturada, uniforme e homogênea, assinale a opção correta.

  • A. A utilização dos geodrenos aumentaria a estabilidade do aterro e diminuiria os tempos de recalque, graças à sua ação portante e à sua permeabilidade.
  • B. A utilização de bermas de equilíbrio causaria a diminuição da altura admissível do aterro.
  • C. Quanto maior for a espessura d de solo mole de fundação, maior deverá ser o recalque do aterro.
  • D. O ensaio de Índice de Suporte Califórnia (ISC) poderia ser utilizado para a determinação da resistência não drenada do solo mole de fundação, necessária para a análise da estabilidade do aterro.
  • E. Para garantir maior estabilidade do aterro, seria recomendado que sua construção ocorresse o mais rapidamente possível.
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