Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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Um sistema de drenagem bem projetado é requisito fundamental para a segurança e a eficácia operacional, bem como para a durabilidade da pavimentação. O sistema de drenagem é constituído, basicamente de:

  • A. Sarjetas, grelhas e boca de lobo.
  • B. Caixas coletoras, tubos e conexões.
  • C. Sarjetas, caixas coletoras e tubos condutores de água.
  • D. Meio fio, guias e sarjetas.

A tabela I apresentada mostra a distribuição, em uma terraplanagem, dos materiais dos cortes pelos aterros cujas camadas finais somam 550 m3. A tabela II apresenta os resumos de custo unitário do SICRO – Paraná. Com base nessas informações e nas tabelas, é correto afirmar que o valor da terraplanagem está entre

  • A. R$ 22.000 e R$ 24.000.
  • B. R$ 24.000 e R$ 26.000.
  • C. R$ 26.000 e R$ 28.000.
  • D. R$ 28.000 e R$ 30.000.
  • E. R$ 30.000 e R$ 32.000.

Durante a execução de uma pavimentação asfáltica, foram solicitados os resultados do teste de simulador de tráfego. Este é um ensaio laboratorial executado comumente em obras de pavimentação para:

  • A. Verificar o comportamento das misturas asfálticas, quando submetidas a um número elevado de ciclos de uma roda, passando sobre um trecho definido de uma placa com material a ser ensaiado previamente.
  • B. Estabelecer a sistemática a ser empregada na execução da camada de sub-base de solo melhorado com cimento, com o objetivo de diagnosticar o ciclo de vida do pavimento.
  • C. Identificar o coeficiente de penetração por meio da determinação da curva pressão-penetração em corpos de prova destorroados obtidos por processo de moldagem.
  • D. Permitir a pulverização do particulado miúdo reduzido a partículas de diâmetro inferior a 4,8 mm, na mistura do material a ser aplicado ao solo, definindo os trechos que deverão sofrer reforços na base.

Algumas construções rodoviárias podem ser inviáveis devido aos elevados impactos ambientais, que devem ser devidamente avaliados e, se necessário, minimizados. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Constitui medida para mitigar o impacto da poluição em interferências urbanas a implantação de cortinas de vegetação, em uma faixa entre o bordo do acostamento e o limite da faixa de domínio, respeitada a faixa destinada a áreas de escape para veículos.
  • B. A melhoria da qualidade do ar propiciada por um empreendimento rodoviário compensa eventuais impactos ambientais decorrentes da sua implantação, sendo essa compensação condição suficiente para que o empreendimento seja licenciado.
  • C. No que se refere a empréstimos de terra, a utilização do método construtivo denominado bota-dentro é sempre preferível, por não provocar os impactos associados à exploração de caixas de empréstimo.
  • D. Obras rodoviárias provocam impactos negativos na flora local, que podem ser compensados com a recuperação e o reflorestamento de áreas degradadas próximas, mas não provocam impacto significativo na fauna local.
  • E. No que tange à operação de rodovias, os estudos de impacto ambiental devem considerar a possibilidade de poluição de águas superficiais, sendo desnecessário, entretanto, considerar a poluição de águas subterrâneas, uma vez que a probabilidade de que ocorra é baixa.

Novas tecnologias para o canteiro de obras pavimentam melhorias na construção civil. Sobre o tema, é CORRETO afirmar que:

  • A. Por trás da ideia de implantação de tecnologias móveis, existem metas estratégicas para os negócios das construtoras. Os objetivos principais passam pela tomada de decisão através de informações que confiram maior qualidade e agilidade ao processo e sustentabilidade ambiental, porém esse método requer alto investimento.
  • B. As novas soluções disponíveis para mobilidade no setor de construção civil têm característica modular e permitem administrar informações relacionadas ao apontamento de produção, segurança, qualidade e inspeção e controle de materiais.
  • C. As construtoras podem usufruir das ferramentas tecnológicas disponíveis somente até a conclusão da obra. Alguns produtos oferecem a possibilidade de potencializar o serviço de assistência técnica para a solução de problemas comunicados com o empreendimento até o momento de sua entrega.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Na planta de uma rodovia encontramos a escala gráfica abaixo. Sabendo que medida com régua a distância entre os números mostrados como 0 e 3 é igual a 1 cm no desenho, qual é a escala utilizada nesta planta?

  • A. 1: 3.000.000
  • B. 1: 300.000
  • C. 1: 30.000
  • D. 1: 3.000

Assinale PR para Pavimento Rígido e PF para Pavimento Flexível de acordo com qual dos tipos de pavimento a sentença abaixo se refere.

(__) Pavimento com revestimento betuminoso.

(__) A carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas.

(__) Funciona como estrutura, redistribuindo os esforços e diminuindo a tensão imposta à fundação.

(__) É fortemente afetado pelos produtos químicos.

  • A. PR; PF; PR; PF
  • B. PR; PR; PF; PR
  • C. PF; PF; PR; PF
  • D. PF; PF; PR; PR

No manejo ambiental de obras de pavimentação asfáltica, entre os cuidados a serem considerados, está:

  • A. acionar os equipamentos de controle de poluição de ar imediatamente após o início de operação da usina de asfalto.
  • B. exigir do empreiteiro um programa de queimadas controladas, quando estas forem necessárias para a adequada exploração de uma jazida de agregados.
  • C. exigir a instalação de filtros para elementos particulados no misturador de asfalto.
  • D. no caso de aquisição de agregados, exigir a apresentação da licença ambiental de operação da pedreira/ areal, cuja cópia deve ser arquivada junto ao Livro de Ocorrências da Obra.
  • E. não permitir a instalação de usinas de asfalto a quente a uma distância inferior a 500 m, medidos a partir da base da chaminé, de residências, hospitais, clínicas, entre outros.

Sobre a drenagem de pavimentos de rodovias, assinale a opção incorreta.

  • A. Em uma rodovia as águas podem chegar por escoamento superficial ou infiltração.
  • B. A camada drenante de um revestimento, seja ele asfáltico ou de concreto, normalmente é constituída de material granular, com granulometria adequada localizada abaixo do revestimento. A finalidade desta camada é drenar as águas infiltradas para fora da pista de rolamento.
  • C. Os dissipadores de energia têm o objetivo de dissipar energia do fluxo d‘água, reduzindo sua velocidade, podendo ser durante o escoamento ou no deságue para o terreno natural.
  • D. Os drenos profundos têm como objetivo principal interceptar o fluxo de água subterrânea através do rebaixamento do lençol freático, impedindo-o de atingir o subleito.
  • E. Os drenos em espinha de peixe são destinados à drenagem de pequenas áreas, podendo ser estas pavimentadas ou não.

Em um empreendimento rodoviário, os impactos ambientais são analisados a partir

  • A. do impacto socioeconômico do empreendimento rodoviário.
  • B. da vida útil prevista para o empreendimento, considerado o tempo de atuação sobre o bioma em que se insere.
  • C. dos parâmetros geométricos da classe de rodovia que se pretende implantar.
  • D. dos volumes de terraplenagem estimados no anteprojeto da obra.
  • E. de dois atributos principais: magnitude e importância.
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