Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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Para a execução de 25 m³ de aterro, considerando que a redução volumétrica no aterro em relação ao volume do material no corte é de 8% e o empolamento de 20%, tem-se que o volume de solo transportado e o volume de solo medido no corte, respectivamente, são de:

  • A. 27,17m³ e 31,25m³.
  • B. 28,27m³ e 34,15m³.
  • C. 32,73m³ e 27,17m³.
  • D. 30,38m³ e 26,34m³.
  • E. 29,49m³ e 26,18m³.

Acerca dos elementos geométricos que compõem uma rodovia, assinale a opção correta.

  • A. Uma rodovia com pista dupla deve apresentar, no mínimo, quatro faixas de rolamento.
  • B. A valeta de proteção de corte evita que as águas pluviais atinjam os acostamentos da rodovia.
  • C. A inclinação longitudinal das faixas de rolamento é designada como abaulamento.
  • D. O greide da rodovia define seu alinhamento horizontal.
  • E. Uma rodovia com seção transversal mista permite a compensação longitudinal entre cortes e aterros.

Em sua função primordial, a drenagem de uma rodovia deve eliminar a água que, sob qualquer forma, atinge o corpo da estrada, captando-a e conduzindo-a para locais em que menos afete a segurança e a durabilidade da via.

A figura abaixo apresenta os dispositivos de drenagem superficial que visam à proteção do corpo da estrada em um trecho em meia encosta.

A valeta de proteção de cortes, que têm como objetivo interceptar as águas que escorrem pelo terreno natural a montante, impedindo-as de atingir o talude e de eventualmente comprometer a estabilidade do corpo da estrada, está indicada no item:

  • A. I;
  • B. II;
  • C. III;
  • D. IV;
  • E. V.

Em uma obra de terraplenagem, será necessário escavar e transportar 50 m3 de solo para nivelamento do terreno. Após análises, foi determinado que o coeficiente de empolamento do solo é de 30%. Se a empreiteira responsável pelo serviço tiver caçambas com capacidade de 5 m3, o número necessário de caçambas para o transporte do solo é

  • A. 8.
  • B. 13.
  • C. 15.
  • D. 17.
  • E. 20.

A respeito do diagrama de massas ou de Brückner, que facilita a análise da distribuição de materiais escavados quando se projeta, por exemplo, uma rodovia, assinale a opção correta.

  • A. A forma do diagrama possui relação direta com a topografia do terreno.
  • B. Os pontos de máximo do diagrama correspondem à passagem de corte para aterro.
  • C. Qualquer linha vertical do diagrama representa trechos de volumes compensados.
  • D. Todo trecho ascendente do diagrama corresponde a um trecho de aterro.
  • E. Esse diagrama não pode ser utilizado em seções mistas.

Em uma obra de terraplenagem o transporte de material da caixa de empréstimo para o aterro do corpo da estrada será realizado por caminhões de mesma capacidade.

O volume total a ser escavado na área de empréstimo (corte) é de 12.000 m3, o percentual de empolamento é de 20%, e o grau de compactabilidade ou contração entre o material na jazida e o material compactado no aterro após o serviço de ECT é de 0,80. Se para execução do serviço estão disponíveis 25 caminhões de 16 m3, cada caminhão fará o seguinte número de viagens:

  • A. 15;
  • B. 18;
  • C. 23;
  • D. 36;
  • E. 45.

Acerca dos níveis de serviço e da análise do fluxo de tráfego em rodovias, assinale a opção correta.

  • A. Volume de serviço é o volume máximo de tráfego que uma rodovia com determinadas características poderá suportar por hora, de modo que o grau de congestionamento se situe abaixo de determinado nível preestabelecido.
  • B. Para que uma via expressa seja considerada rodovia de fluxo ininterrupto é suficiente que nela não haja semáforos nem sinais de parada.
  • C. De acordo com o Highway Capacity Manual (HCM), no nível de serviço A, as condições de instabilidade do fluxo aumentam e a participação em pelotões ultrapassa 75% do tempo de viagem.
  • D. Nas vias urbanas, por apresentarem características de fluxo aferidas por parâmetros como velocidade, densidade, intervalo entre veículos e espaçamento, o nível de serviço é mais favorável que nas rodovias rurais.
  • E. As rodovias vicinais integram o sistema coletor primário ou o sistema arterial.


Com base na previsão de evolução da matriz de transporte de cargas no Brasil apresentada na figura acima e nas características dos modais, assinale a opção correta.

  • A. Os custos iniciais da implantação de rodovias são, em regra, maiores que os custos da implantação de ferrovias.
  • B. Quanto ao consumo de energia, os transportes hidroviário e ferroviário apresentam equivalência e são mais econômicos que o transporte rodoviário.
  • C. O aumento do custo do frete e da emissão de dióxido de carbono são desvantagens relacionadas à matriz prevista para 2025.
  • D. Em comparação com a matriz de 2005, serão demandados menos investimentos de recursos para a viabilização da matriz prevista para 2025.
  • E. Infere-se que havia equilíbrio na matriz de transporte de cargas brasileira em 2005.

A respeito da infraestrutura rodoviária brasileira e suas implicações para o setor rodoviário nacional, assinale a opção correta.

  • A. A flexibilização das rotas e a possibilidade de movimentação de pequenos volumes são algumas das vantagens apresentadas pelo transporte de cargas rodoviário, se comparado aos demais tipos de transporte de carga.
  • B. A utilização do transporte rodoviário como meio de transporte complementar é inviabilizada devido ao elevado custo de transposição de carga que o transporte rodoviário apresenta.
  • C. O estado de conservação do pavimento das rodovias gera pouco impacto no custo total do transporte de cargas rodoviário.
  • D. O Brasil possui uma das malhas rodoviárias mais extensas do mundo, sendo grande parte dela pavimentada.
  • E. Em comparação com as rodovias de pavimento flexível, as rodovias de pavimento rígido acarretam maior custo de manutenção, menor segurança e maior consumo de combustível pelos veículos.

Julgue os próximos itens, relativos a questões ambientais em obras rodoviárias. As medidas mitigadoras para o impacto ambiental negativo causado por ruídos e vibrações — que ocorrem, por exemplo, durante a terraplenagem, a remoção de rocha e a extração de minerais — incluem elaborar um plano de fogo adequado e recuperar áreas degradadas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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