Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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Um engenheiro recém-formado teve a oportunidade de trabalhar com grandes máquinas de terraplenagem ao ser contratado para acompanhar a construção de um posto de pesagem de caminhões situado em uma importante rodovia de São Paulo. O local onde seria o pátio para os caminhões foi cortado por redes de água pluvial, cujas valas foram reaterradas com material oriundo das próprias escavações (solo I). Posteriormente foi executado o aterro de toda a área para nivelar o pátio, com solo oriundo de jazida perto da obra (solo II).

Os gráficos conceituais mostrados, obtidos após a execução de ensaios de compactação levados a efeito pelo laboratorista da obra, indicam as características dos solos utilizados.

 Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

No gráfico, o ramo descendente das curvas indica o aumento da quantidade de água na amostra compactada, sendo essa a razão do decréscimo do peso específico aparente seco.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das especificações e do dimensionamento dos pavimentos, em obras rodoviárias, julgue os itens subsequentes. No pavimento asfáltico, as pressões exercidas sobre o revestimento são concentradas em certos pontos da sub-base estabilizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um engenheiro recém-formado teve a oportunidade de trabalhar com grandes máquinas de terraplenagem ao ser contratado para acompanhar a construção de um posto de pesagem de caminhões situado em uma importante rodovia de São Paulo. O local onde seria o pátio para os caminhões foi cortado por redes de água pluvial, cujas valas foram reaterradas com material oriundo das próprias escavações (solo I). Posteriormente foi executado o aterro de toda a área para nivelar o pátio, com solo oriundo de jazida perto da obra (solo II).

Os gráficos conceituais mostrados, obtidos após a execução de ensaios de compactação levados a efeito pelo laboratorista da obra, indicam as características dos solos utilizados.

 Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

O solo I tem características argilosas, pois o excesso de água faz surgir um fenômeno denominado “borrachudo”, caracterizado pela parte descendente acentuada do gráfico, ao passo que o solo II tende a ser um solo arenoso, haja vista que a compactação de areias se dá pela saturação do material, o que é demonstrado pela declividade mais suave da parte descendente do gráfico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes às operações de terraplanagem em obras rodoviárias, urbanas ou rurais. O rolo pé de carneiro é mais eficiente na compactação de solos argilosos e siltosos, nos quais é necessário aplicar altas pressões para vencer a coesão do solo, o que possibilita a compactação uniforme de toda a espessura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um engenheiro recém-formado teve a oportunidade de trabalhar com grandes máquinas de terraplenagem ao ser contratado para acompanhar a construção de um posto de pesagem de caminhões situado em uma importante rodovia de São Paulo. O local onde seria o pátio para os caminhões foi cortado por redes de água pluvial, cujas valas foram reaterradas com material oriundo das próprias escavações (solo I). Posteriormente foi executado o aterro de toda a área para nivelar o pátio, com solo oriundo de jazida perto da obra (solo II).

Os gráficos conceituais mostrados, obtidos após a execução de ensaios de compactação levados a efeito pelo laboratorista da obra, indicam as características dos solos utilizados.

 Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Considerando apenas o ensaio de compactação proctor, sendo atingido o grau de compactação especificado pelo projetista para os solos analisados, ambos poderão ser utilizados na execução do aterro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes às operações de terraplanagem em obras rodoviárias, urbanas ou rurais. O aumento da energia de compactação acarreta o aumento da densidade do solo, independentemente do tipo de solo a ser compactado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes às operações de terraplanagem em obras rodoviárias, urbanas ou rurais. A remoção de solos moles e a substituição desses por material granular poderão ser totais ou parciais e só serão viáveis para depósitos pouco extensos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes às operações de terraplanagem em obras rodoviárias, urbanas ou rurais. Materiais de empréstimo para execução de corpo de aterro devem apresentar capacidade de suporte maior ou igual a 2% (ISC $ 2%) e expansão menor que 4%, determinados por meio de ensaio de compactação e de ensaio de CBR.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em laboratórios de solos montados para o controle tecnológico de obras rodoviárias existe um ensaio relacionado com a capacidade do solo em absorver água, que é realizado no aparelho de Casagrande.

O parâmetro obtido por meio desse ensaio é

  • A. a porosidade.
  • B. o limite de plasticidade.
  • C. a massa específica natural.
  • D. o limite de liquidez.
  • E. o limite de contração.

Para a caracterização dos custos de uma obra rodoviária, a relação entre o preço total ou preço de venda e o custo direto constitui

  • A. o fator de custo financeiro.
  • B. o custo indireto parcial.
  • C. o custo direto de serviços.
  • D. o fator de LDI, lucro e despesas indiretas.
  • E. a margem de lucro
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