Questões de Engenharia Civil da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    1 – 2 – 5 – 4 – 3.

  • B.

    1 – 4 – 3 – 5 – 2.

  • C.

    1 – 2 – 3 – 4 – 5.

  • D.

    4 – 1 – 3 – 5 – 2.

  • E.

    4 – 5 – 3 – 2 – 1.

A cota do reservatório do sistema público de abastecimento de água, de maneira a atender satisfatoriamente os pontos de consumo e não submeter à tubulação da rede a tensões excessivas, é definido em função da seguinte variável:

  • A.

    Coeficientes de variação de consumo.

  • B.

    Volume de terra escavado para lançar a rede de distribuição.

  • C.

    Área do reservatório.

  • D.

    Pressões na rede.

  • E.

    Diâmetro e extensão das adutoras.

Em uma Estação de Tratamento de Água (ETA), a água passa por várias etapas: coagulação, fl oculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH. Entre as opções abaixo, assinale a incorreta.

  • A.

    Fluoretação, adição de flúor à água, com a finalidade de prevenir a formação de cáries.

  • B.

    Desinfecção é a etapa em que o cloro e o ozônio são aplicados à água para eliminar micro-organismos causadores de doenças.

  • C.

    Decantação, fenômeno físico, onde flocos, impurezas e partículas ficam depositadas no fundo de tanques, separando-se da água.

  • D.

    Floculação é um tipo de processo que permite que partículas instáveis, sob o ponto de vista eletrostático, no meio da massa líquida, sejam forçadas a se movimentar, para que possam ser atraídas entre si, formando flocos que, com a manutenção da agitação, tendem a aglutinarem-se uns aos outros, tornandose grandes e pesados, para em seguida serem sedimentadas.

  • E.

    Filtração é a etapa em que a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nessa etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. Trata-se de uma tratamento físico-químico.

Considerando-se a declividade da tubulação de um trecho da rede coletora de esgoto, pode-se afirmar que

  • A.

    a declividade mínima deve ser calculada em função da vazão média de projeto.

  • B.

    a declividade máxima deve ser calculada em função da vazão final de projeto.

  • C.

    a declividade mínima deve ser calculada em função da vazão inicial de projeto.

  • D.

    a declividade de projeto será a declividade natural do terreno.

  • E.

    a declividade mínima deve ser calculada em função da vazão final de projeto.

A coleta e o transporte das águas residuárias desde a origem até o lançamento final constituem o fundamento básico do saneamento de uma população. O sistema de esgotamento sanitário usualmente apresenta a seguinte configuração:

  • A.

    Estação elevatória, coletor tronco, emissário, rede coletora, interceptor, estação de tratamento de esgoto, emissário e corpo hídrico.

  • B.

    Estação de tratamento de esgoto, emissário, rede coletora, coletor tronco, interceptor, estação elevatória, emissário e corpo hídrico.

  • C.

    Interceptor, estação de tratamento de esgoto, rede coletora, coletor tronco, estação elevatória, emissário e corpo hídrico.

  • D.

    Coletor tronco, rede coletora, emissário, interceptor, estação elevatória, estação de tratamento de esgoto, emissário e corpo hídrico.

  • E.

    Rede coletora, coletor tronco, interceptor, estação elevatória, emissário, estação de tratamento de esgoto, emissário e corpo hídrico.

Com relação às obras de dragagem e derrocamento, é incorreto afirmar que

  • A.

    a dragagem é a técnica de engenharia utilizada para remoção de materiais, solo, sedimentos e rochas do fundo de corpos de água, e é realizada por meio de equipamentos denominados “dragas”.

  • B.

    o processo de derrocamento aumenta as velocidades e a declividade da linha d’água e são obras defi nitivas, diferentemente dos serviços de dragagem.

  • C.

    as dragas hidráulicas se dividem em: alcatruzes, de aspiração, de sucção e recalque e autotransportadoras.

  • D.

    para execução de serviços de dragagem e derrocamento é obrigatória a realização do EVTEA e do EIA/RIMA, para solicitação do licenciamento ambiental.

  • E.

    o objetivo de longo prazo de uma dragagem diz respeito à localização do despejo de dragados de modo a compatibilizar aspectos técnico-econômicos e ambientais, evitando o retorno dos dragados ao local de origem.

Assinale a opção correta sobre os cuidados de armazenamento e montagem de estruturas metálicas.

I. A partir dos perfis laminados do tipo I, são fabricadas vigas casteladas e celulares que geram um aumento na resistência sem o incremento no peso médio da estrutura.

II. Durante a execução da fundação, os chumbadores são preparados para se deslocarem durante a concretagem. Por isso, recomenda-se que uma chapa metálica seja colocada na cota da coluna. Essa placa deve ser retirada após a cura do concreto e o espaço remanescente deve ser preenchido com graute.

III. Em vigas e pilares aparentes, devem receber algum tipo de pintura passiva contra chamas. Normalmente utilizam as seguintes técnicas: pinturas intumescentes, placas e mantas pré-fabricadas ou proteção com revestimento à base de cimento ou fibras.

  • A.

    Apenas o item I está correto.

  • B.

    Apenas o item II está correto.

  • C.

    Apenas os itens I e III estão corretos.

  • D.

    Apenas os itens I e II estão corretos.

  • E.

    Todos os itens estão corretos.

O número mínimo de barras longitudinais em seções L, T e U de pilares de concreto armado, conforme a recomendação da norma NBR 6.118 é, respectivamente,

  • A.

    6, 7 e 8.

  • B.

    7, 8 e 10.

  • C.

    7, 8 e 12.

  • D.

    4, 6 e 7.

  • E.

    6, 7 e 10.

  • A.

    5,0m e 17.

  • B.

    5,5m e 33.

  • C.

    5,5m e 16.

  • D.

    5,5m e 17.

  • E.

    5,5m e 4.

Para o cimento asfáltico de petróleo (CAP), são realizados ensaios na determinação de suas propriedades. Ensaios esses que são: penetração, viscosidade, ductilidade, ponto de amolecimento, ponto de fulgor, solubilidade, efeito do calor e do ar, e o índice de suscetibilidade térmica. De acordo com as definições abaixo, de alguns desses ensaios, assinale o item incorreto.

  • A.

    Penetração – avalia a consistência do asfalto, que é a resistência a fluir dependente da temperatura.

  • B.

    Ponto de fulgor – determina a temperatura máxima que o asfalto pode ser aquecido sem perigo de incêndio.

  • C.

    Ponto de amolecimento – determina a temperatura em que o asfalto se torna fluido.

  • D.

    Viscosidade – determina o teor de betume no asfalto – grau de pureza.

  • E.

    Ductilidade – é a propriedade de alongar sem romper – poder cimentante.

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