Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
1 2 5 4 3.
1 4 3 5 2.
1 2 3 4 5.
4 1 3 5 2.
4 5 3 2 1.
A cota do reservatório do sistema público de abastecimento de água, de maneira a atender satisfatoriamente os pontos de consumo e não submeter à tubulação da rede a tensões excessivas, é definido em função da seguinte variável:
Coeficientes de variação de consumo.
Volume de terra escavado para lançar a rede de distribuição.
Área do reservatório.
Pressões na rede.
Diâmetro e extensão das adutoras.
Em uma Estação de Tratamento de Água (ETA), a água passa por várias etapas: coagulação, fl oculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH. Entre as opções abaixo, assinale a incorreta.
Fluoretação, adição de flúor à água, com a finalidade de prevenir a formação de cáries.
Desinfecção é a etapa em que o cloro e o ozônio são aplicados à água para eliminar micro-organismos causadores de doenças.
Decantação, fenômeno físico, onde flocos, impurezas e partículas ficam depositadas no fundo de tanques, separando-se da água.
Floculação é um tipo de processo que permite que partículas instáveis, sob o ponto de vista eletrostático, no meio da massa líquida, sejam forçadas a se movimentar, para que possam ser atraídas entre si, formando flocos que, com a manutenção da agitação, tendem a aglutinarem-se uns aos outros, tornandose grandes e pesados, para em seguida serem sedimentadas.
Filtração é a etapa em que a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nessa etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. Trata-se de uma tratamento físico-químico.
Considerando-se a declividade da tubulação de um trecho da rede coletora de esgoto, pode-se afirmar que
a declividade mínima deve ser calculada em função da vazão média de projeto.
a declividade máxima deve ser calculada em função da vazão final de projeto.
a declividade mínima deve ser calculada em função da vazão inicial de projeto.
a declividade de projeto será a declividade natural do terreno.
a declividade mínima deve ser calculada em função da vazão final de projeto.
A coleta e o transporte das águas residuárias desde a origem até o lançamento final constituem o fundamento básico do saneamento de uma população. O sistema de esgotamento sanitário usualmente apresenta a seguinte configuração:
Estação elevatória, coletor tronco, emissário, rede coletora, interceptor, estação de tratamento de esgoto, emissário e corpo hídrico.
Estação de tratamento de esgoto, emissário, rede coletora, coletor tronco, interceptor, estação elevatória, emissário e corpo hídrico.
Interceptor, estação de tratamento de esgoto, rede coletora, coletor tronco, estação elevatória, emissário e corpo hídrico.
Coletor tronco, rede coletora, emissário, interceptor, estação elevatória, estação de tratamento de esgoto, emissário e corpo hídrico.
Rede coletora, coletor tronco, interceptor, estação elevatória, emissário, estação de tratamento de esgoto, emissário e corpo hídrico.
Com relação às obras de dragagem e derrocamento, é incorreto afirmar que
a dragagem é a técnica de engenharia utilizada para remoção de materiais, solo, sedimentos e rochas do fundo de corpos de água, e é realizada por meio de equipamentos denominados dragas.
o processo de derrocamento aumenta as velocidades e a declividade da linha dágua e são obras defi nitivas, diferentemente dos serviços de dragagem.
as dragas hidráulicas se dividem em: alcatruzes, de aspiração, de sucção e recalque e autotransportadoras.
para execução de serviços de dragagem e derrocamento é obrigatória a realização do EVTEA e do EIA/RIMA, para solicitação do licenciamento ambiental.
o objetivo de longo prazo de uma dragagem diz respeito à localização do despejo de dragados de modo a compatibilizar aspectos técnico-econômicos e ambientais, evitando o retorno dos dragados ao local de origem.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Assinale a opção correta sobre os cuidados de armazenamento e montagem de estruturas metálicas.
I. A partir dos perfis laminados do tipo I, são fabricadas vigas casteladas e celulares que geram um aumento na resistência sem o incremento no peso médio da estrutura.
II. Durante a execução da fundação, os chumbadores são preparados para se deslocarem durante a concretagem. Por isso, recomenda-se que uma chapa metálica seja colocada na cota da coluna. Essa placa deve ser retirada após a cura do concreto e o espaço remanescente deve ser preenchido com graute.
III. Em vigas e pilares aparentes, devem receber algum tipo de pintura passiva contra chamas. Normalmente utilizam as seguintes técnicas: pinturas intumescentes, placas e mantas pré-fabricadas ou proteção com revestimento à base de cimento ou fibras.
Apenas o item I está correto.
Apenas o item II está correto.
Apenas os itens I e III estão corretos.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
O número mínimo de barras longitudinais em seções L, T e U de pilares de concreto armado, conforme a recomendação da norma NBR 6.118 é, respectivamente,
6, 7 e 8.
7, 8 e 10.
7, 8 e 12.
4, 6 e 7.
6, 7 e 10.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
5,0m e 17.
5,5m e 33.
5,5m e 16.
5,5m e 17.
5,5m e 4.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Para o cimento asfáltico de petróleo (CAP), são realizados ensaios na determinação de suas propriedades. Ensaios esses que são: penetração, viscosidade, ductilidade, ponto de amolecimento, ponto de fulgor, solubilidade, efeito do calor e do ar, e o índice de suscetibilidade térmica. De acordo com as definições abaixo, de alguns desses ensaios, assinale o item incorreto.
Penetração avalia a consistência do asfalto, que é a resistência a fluir dependente da temperatura.
Ponto de fulgor determina a temperatura máxima que o asfalto pode ser aquecido sem perigo de incêndio.
Ponto de amolecimento determina a temperatura em que o asfalto se torna fluido.
Viscosidade determina o teor de betume no asfalto grau de pureza.
Ductilidade é a propriedade de alongar sem romper poder cimentante.
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