Questões de Engenharia Civil da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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A instalação do canteiro de obras rodoviárias envolve a construção e montagem dos acampamentos, inclusive ofi cinas e usinas misturadoras de agregados, asfalto ou cimento Portland. Para se instalar um canteiro, são necessárias algumas condições básicas, citadas abaixo. Entre as opções, assinale a incorreta.

  • A.

    Disponibilidade de água potável abundante.

  • B.

    Disposição dos esgotos sanitários em fossas sépticas, instaladas a distância segura de poços de abastecimento d’água e de talvegues naturais.

  • C.

    Existência de dispositivos de fi ltragem e contenção de óleos e graxas oriundos da lavagem/limpeza/ manutenção de equipamentos na oficina de campo.

  • D.

    Recuperação das áreas utilizadas nas instalações provisórias para qualquer uso e não para seu uso original (mata, pastagem, etc.).

  • E.

    Localização das instalações afastadas de áreas insalubres naturais, onde proliferem mosquitos e outros vetores.

O controle da poluição sonora tem como objetivo garantir o bem-estar da população residente próxima aos trechos em obras e evitar reclamações que possam vir a ocasionar embargos, mesmo que temporários. Sobre o assunto, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Deve-se evitar a operação de máquinas e equipamentos em horários de repouso, junto às áreas habitadas.

  • B.

    Realizar manutenção periódica de equipamentos e máquinas visando a baixos níveis de ruído.

  • C.

    Providenciar a divulgação do evento nos meios de comunicação locais, bem como, comunicar à Polícia Rodoviária e, antecedendo o evento, utilizar sinal sonoro para as intervenções com utilização de explosivos que deverão ocorrer em horários pré-estipulados.

  • D.

    Divulgar nos meios de comunicação e/ou ao longo das obras, por meio de placas, números de telefones para que a população possa registrar queixas de poluição sonora.

  • E.

    As medidas de controle de ruídos eficazes serão implementadas quando houver reclamações.

A cobertura ajardinada é basicamente constituída por um jardim implantado em uma fi na camada de terra sobre o teto impermeabilizado de uma edifi cação. É utilizada em lugar do telhado convencional. Portanto deve ser leve e exigir baixa manutenção. Promove o equilíbrio do ciclo hidrológico, capturando, filtrando e possibilitando a evaporação de parte da água da chuva.

Coberturas ajardinadas são utilizadas como um meio de se reduzir os efeitos da impermeabilização. Reduzem os picos de cheia, melhoram a qualidade das águas de drenagem e reduzem o fenômeno das ilhas de calor, que deterioram o ambiente urbano. Além disso, proporcionam um melhor isolamento térmico em relação às coberturas convencionais, melhorando o conforto dos edifícios e reduzindo o consumo de energia de ar condicionado.

As coberturas ajardinadas são compostas por camadas. Com relação a essas camadas, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A membrana impermeável deve resistir à pressão exercida pelas raízes.

  • B.

    Deve-se utilizar uma camada de solo vegetal, com espessura entre 5 e 30cm, de baixa permeabilidade.

  • C.

    As plantas selecionadas para a cobertura verde precisam ser resistentes à intensa radiação solar e fortes ventos.

  • D.

    Deve-se utilizar uma camada de dreno composto de material granular ou outro tipo de camada permeável que permita o escoamento livre da água em direção aos coletores prediais.

  • E.

    A laje deve ser dimensionada para suportar o peso adicional da cobertura.

Com relação a modais de transporte no Brasil, assinale a opção que apresenta uma assertiva incorreta.

  • A.

    O principal modo de transporte no Brasil é o rodoviário, respondendo por mais da metade do volume de movimentação nacional de cargas e por quase metade do transporte interestadual de passageiros.

  • B.

    O modal ferroviário tem como característica marcante a elevada capacidade de carga. Além de comportar grandes volumes, o modal se destaca pela efi ciência energética e pelo menor impacto ambiental causado, quando comparado aos transportes rodoviário e aquaviário.

  • C.

    O desequilíbrio na participação do modo hidroviário na matriz de transportes é nítido no Brasil. Além de impactos signifi cativos na redução da emissão de gases poluentes e na redução do custo de frete, uma maior participação do transporte hidroviário na matriz do Brasil contribuiria para a redução do fl uxo de caminhões nas rodovias, o que diminuiria os acidentes de trânsito e possibilitaria menores gastos com a manutenção dos corredores rodoviários.

  • D.

    A rede de rodovias federais pavimentadas refl ete, em especial, os avanços conseguidos principalmente na década de 1970, quando o país direcionou seus investimentos para o modal rodoviário. No entanto, esses investimentos diminuíram gradativamente até seu ponto mais baixo, em meados dos anos 1990, tendo comprometido a qualidade da malha frente à necessidade do setor e da expansão da economia nacional.

  • E.

    O transporte aquaviário de passageiros é uma das principais formas de locomoção na Região Norte do país. Essa região possui vasta malha hidrográfi ca interligando diversos municípios de difícil acesso rodoviário. O transporte fl uvial é, assim, relevante para as comunidades locais e assume forte papel socioeconômico.

No que se refere a questões técnicas e ambientais associadas á implantação de rodovias, é incorreto afirmar que:

  • A.

    para evitar a erosão e aumentar a infi ltração da água no solo no caso de implantação de rodovias, podemse utilizar técnicas de contenção de água pluvial. Uma dessas técnicas é a denominada “barraginha”. Criamse, ao longo das rodovias, pequenos reservatórios, cuja fi nalidade é armazenar água durante eventos pluviosos, favorecendo, após, a infi ltração do volume de água armazenado.

  • B.

    no caso da transposição de talvegues, as rodovias podem represar grandes volumes de água, uma vez que o escoamento se origina de uma área de drenagem que pode ser muito extensa. As águas que escoam pelos talvegues, por condicionantes hidrológicas ou construtivas da rodovia, têm de fl uir para jusante, sem comprometimento da estrutura da estrada. Esse objetivo é alcançado com a introdução de uma ou mais linhas de bueiros sob os aterros ou a construção de pontilhões ou pontes, transpondo os cursos d'água.

  • C.

    entre os impactos ambientais negativos que costumam ocorrer na fase de operação de rodovias, pode-se citar a alteração no ordenamento do uso do solo, o assoreamento de corpos hídricos, o atropelamento de animais e o aumento do nível de ruído e vibrações na área de infl uência direta.

  • D.

    a drenagem superfi cial de uma rodovia tem como objetivo interceptar e captar as águas provenientes de suas áreas adjacentes e aquelas que se precipitam sobre a estrada, resguardando a segurança e a estabilidade da via e conduzindo as águas captadas a um deságue seguro. São vários os dispositivos que podem ser utilizados para a drenagem superfi cial, tais como as valetas de proteção de corte e de aterro, as sarjetas de corte, as caixas coletoras e os bueiros, entre outros.

  • E.

    tendo em vista a especifi cidade dos projetos rodoviários, o processo de licenciamento ambiental de rodovias está submetido a procedimento administrativo próprio, estabelecido pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, que é a instância responsável pela emissão das licenças ambientais da malha rodoviária federal.

  • A.

    2 – 3 – 4 – 5 – 1

  • B.

    2 – 1 – 4 – 5 – 2

  • C.

    1 – 2 – 3 – 4 – 5

  • D.

    4 – 1 – 3 – 5 – 2

  • E.

    2 – 5 – 4 – 2 – 1

Pavimento: superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras fi nitas, assentados sobre um semiespaço considerado teoricamente como infi nito (infraestrutura ou terreno de fundação) a qual é designada de subleito (Manual do DNIT, 2006).

Julgue os itens subsequentes, relativos a pavimentação.

I. O revestimento tradicional é a camada, o mais impermeável possível, que recebe diretamente a ação do rolamento dos veículos.

II. Base de um pavimento, sobre a qual se constrói um revestimento, é a camada destinada a resistir aos esforços verticais oriundos dos veículos, distribuindo tais esforços sobre o terreno.

III. Sub-base é a denominação dada ao terreno de fundação de um pavimento ou revestimento.

IV. Subleito é a camada corretiva da sub-base, ou complementar à base, que é utilizada quando, por qualquer circunstância, não é aconselhável construir o pavimento diretamente sobre a base.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    II e III.

O Sistema de Custos Rodoviários do DNIT (SICRO) utiliza metodologia e critérios para o cálculo dos custos unitários dos insumos e serviços necessários à execução das obras de construção, restauração e sinalização rodoviária e dos serviços de conservação rodoviária. De acordo com a metodologia adotada pelo SICRO, indique qual das opções apresenta corretamente os critérios de medição a serem adotados.

  • A.

    O serviço de desmatamento, destocamento e limpeza de árvores com diâmetro entre 0,15m e 0,30m serão medidos em função da área efetivamente trabalhada.

  • B.

    A medição do serviço de regularização do subleito será feita por m3 de acordo com a seção transversal do projeto, incluindo mão-de-obra, equipamentos eventuais, e transporte de água.

  • C.

    Os serviços de imprimação e pintura de ligação serão medidos através da área efetivamente executada, em m2, incluídas todas as operações, abrangendo armazenamento, perdas e transporte do material betuminoso, dos tanques de estocagem à pista.

  • D.

    O serviço de limpeza e enchimento de juntas de pavimento de concreto será medido por m3 de pavimento executado, incluindo mão-de-obra, equipamentos, eventuais, e materiais.

  • E.

    Nos serviços de concreto betuminoso usinado a quente, o transporte da mistura até a pista será medido em m3.km.

Para realização do serviço de reforço do subleito, não faz parte da equipe mecânica a(o)

  • A.

    motoniveladora.

  • B.

    trator agrícola.

  • C.

    grade de disco.

  • D.

    rolo compactador Tanden vibratório auto propelido.

  • E.

    caminhão tanque - 10.000 l.

Sobre o controle de qualidade de materiais de construção, assinale a opção correta.

  • A.

    A verificação visual para o recebimento de blocos cerâmicos consiste em verificar nas peças a existência de trincas, fraturas, rebarbas de concreto, arestas irregulares ou qualquer outro defeito, como falta de homogeneidade dos blocos.

  • B.

    As chapas de madeira compensada para forma de concreto armado devem ser armazenadas sobre pontaletes de madeira no sentido transversal.

  • C.

    As esquadrias devem ser armazenadas na posição horizontal, justapostas sobre peças de madeira sem contato com o solo.

  • D.

    O selo de conformidade em relação à norma técnica não é obrigatório para a comercialização de aço para construção civil.

  • E.

    As caixas com peças cerâmicas devem ser armazenadas para que as peças de seu interior fiquem na posição horizontal.

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