Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Com relação a critérios básicos e diretrizes gerais para o processo de avaliação de impacto ambiental no Brasil, é incorreto afirmar que:
impacto ambiental é considerado como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetem: i) a saúde, a segurança e o bem-estar da população; ii) as atividades sociais e econômicas; iii) a biota, iv) as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente ou v) a qualidade dos recursos ambientais.
correrão por conta do proponente do projeto todas as despesas e custos referentes à realização do estudo de impacto ambiental, tais como coleta e aquisição dos dados e informações, trabalhos e inspeções de campo, análises de laboratório, estudos técnicos e científi cos e acompanhamento e monitoramento dos impactos e, se for o caso, a elaboração do EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental).
de acordo com a Resolução CONAMA 001/86, dependeria de elaboração de Estudo de Impacto Ambiental, e respectivo Relatório de IMpacto Ambiental (EIA/RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão ambiental competente, o licenciamento de atividades modifi cadoras do meio ambiente, tais como, entre outras, estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento, ferrovias, portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos e aeroportos.
o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) obedecerá a algumas diretrizes gerais, tais como a consideração de todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto, e a identifi cação e avaliação sistemática dos impactos ambientais gerados nas fases de implantação e operação da atividade.
o RIMA será sempre acessível ao público e suas cópias permanecerão à disposição dos interessados, nos centros de documentação ou bibliotecas dos órgãos ambientais.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A Taxa Interna de Retorno (TIR) de um investimento é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, iguala os valores das despesas, trazidos ao valor presente, aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente. Dependendo da ótica de análise de um projeto, social ou privada, a TIR pode ser diferente, uma vez que não há, necessariamente, correspondência absoluta entre custos e benefícios sociais e privados de um investimento. Podese, nesse caso, considerar a existência de uma TIRsocial e de uma TIRprivada para um projeto de infraestrutura. Com base nesses conceitos, analise as afirmativas que se seguem e assinale a opção que melhor representa o conjunto, considerando C para alternativa correta e E para afirmativa errada.
( ) Projetos de infraestrutura que causam impactos ambientais negativos de grande magnitude costumam apresentar externalidades econômicas negativas, que levam, no caso de benefícios sociais e privados equivalentes, a uma TIRsocial menor que a TIRprivada.
( ) Projetos de infraestrutura, como estações de tratamento de esgotos, que apresentam externalidades econômicas positivas, a exemplo de melhoria de qualidade de vida e de qualidade ambiental, levam, também, no caso de custos sociais e privados equivalentes, a uma TIRsocial menor que a TIRprivada.
( ) Quanto menor a TIRprivada de um projeto, menos interesse esse projeto irá despertar em um investidor privado, mesmo que se trate de projeto de relevante interesse social.
C - C - E
E - C - C
C - E - C
E - E - C
E - C - E
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
No planejamento de uma obra, os cronogramas são elementos que permitem o acompanhamento do desenvolvimento físico e fi nanceiro de um empreendimento. A respeito da elaboração de cronogramas e dos seus principais tipos, é correto afirmar que
o uso da informática acelera as informações e permite sua reprogramação, mas não permite simulações, logo não melhora na execução dos cronogramas.
para fi ns de cálculo de custos, o quantitativo de serviços a executar apresenta maior variação que o de mão de obra.
a rede de atividades é um tipo usual de cronograma.
o gráfi co de Gantt apresenta o inconveniente de não permitir o acompanhamento do tempo de duração das atividades de um empreendimento.
o ordenamento das atividades não interfere na elaboração de um cronograma.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A elaboração de um orçamento prévio é uma etapa do planejamento das obras, antes do fim do detalhamento do projeto, com finalidade de verificar a viabilidade do empreendimento. Uma forma de estimar o custo é considerar elementos provenientes de uma obra semelhante, com quantidades de materiais e serviços e respectivos custos conhecidos, cujo método é conhecido como:
estimativa por analogia.
método paramétrico.
estimativa Bottom-Up.
estimativa por adaptação.
estimativa por verificação.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
I, IV e V.
I, II e III.
I e II.
III e IV.
II e III.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
11.
17.
18.
19.
20.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Não faz parte das atribuições da Fiscalização a atividade de
conferir a fi delidade da planta do levantamento planialtimétrico com o terreno, reavivando, se possível, os marcos usados no levantamento inicial.
durante a execução do movimento de terra, verifi car visualmente se as principais características do solo local confi rmam as indicações contidas nas sondagens.
controlar a execução dos aterros, verifi cando a espessura das camadas, programando a realização dos ensaios necessários ao controle de suas qualidades.
cadastrar redes de águas pluviais, esgotos e linhas elétricas existentes na obra.
determinar previamente, em conjunto com a contratada, os locais de bota-fora e empréstimo do material terraplenado, quando estes locais não forem defi nidos em projeto.
Para avaliar o comportamento do solo são empregados ensaios de laboratório de modo a se determinar parâmetros de resistência e deformabilidade. Com relação aos ensaios de laboratório, analise as afirmativas.
I. O ensaio de cisalhamento direto não permite a determinação do módulo de cisalhamento. II. No ensaio de compressão triaxial adensado não drenado (CU), a pressão neutra durante o ensaio é praticamente nula, e as tensões totais aplicadas indicam as tensões efetivas. III. O ensaio de compressão edométrica avalia a compressibilidade e a resistência dos solos. É correto o que se afi rma emI.
II.
III.
I e III.
I, II e III.
a cravação é realizada de forma dinâmica, medindose a força necessária para cravar a ponta cônica.
os resultados obtidos podem ser usados para estimar a resistência ao cisalhamento e o coefi ciente de adensamento horizontal do solo.
no CPT são realizadas medidas de resistência de ponta e de atrito lateral, além do monitoramento das pressões neutras geradas durante a cravação.
o registro da resistência à penetração, da mesma forma que no ensaio de SPT, é realizado a cada metro de profundidade.
esse ensaio é mais indicado para argilas compactas e rígidas graças a sua elevada capacidade de carga.
Na execução do ensaio de Índice Suporte Califórnia (CBR), ao proceder à moldagem do corpo de prova, compactando-se em cinco camadas, cada camada deverá receber um número x de golpes caso o ensaio seja o AASHO normal, intermediário ou modifi cado. Este método prescreve o procedimento para determinação do valor do Índice de Suporte Califórnia e da expansão de solos em laboratório, utilizando amostras deformadas, não reusadas, de material que passa na peneira de 19 mm, com um mínimo de 5 corpos de prova.
Assinale a opção abaixo que apresenta respectivamente esses números x de golpes.12; 26; 55
13; 24; 55
13; 26; 52
12; 24; 48
13; 26; 48
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...