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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
100 m2/h.
180 m2/h.
200 m2/h.
300 m2/h.
330 m2/h.
Sobre o controle tecnológico do concreto, assinale a opção correta.
I. Os ensaios de abatimento (slump) e resistência à compressão são conhecidos como controle tecnológico do concreto estrutural e são obrigatórios para qualquer construção.
II. À construtora cabe verificar se recebeu da concreteira o que foi adquirido e especificado.
III. Conforme esclarece a NBR 5.738 de moldagem de corpo de prova a forma, a quantidade de camadas e o número de camadas não alteram o resultado do ensaio de resistência à compressão.
Apenas o item I está correto.
Apenas o item II está correto.
Apenas os itens I e III estão corretos.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
De acordo com os dados apresentados, assinale a opção correta.
As quantidades previstas para os serviços 110.334 e 300.818, folha 3/7, foram superiores às quantidades medidas.
O Boletim de Medição apresentado refere-se a 10ª Medição da Obra da BR-135/MG.
No boletim de medição de Outubro/2012, folha 3/7, foram medidos os serviços referentes aos itens 9.2, 9.3, 9.4 e 9.6.
Na medição atual, apresentada na fi gura, a quantidade medida para o item concreto estrutural fck=25 MPa foi de 24,399 m3.
Os serviços de superestrutura da ponte sobre o Rio Calindó foram concluídos anteriormente ao mês de setembro.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
I0 = 207,357 e I1 = 219,02.
I0 = 217,473 e I1 = 229,545.
I0 = 207,198 e I1 = 217,293.
I0 = 217,872 e I1 = 227,909.
I0 = 217,473 e I1 = 227,137.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Quem determina a produção da equipe mecânica desse serviço é a vassoura mecânica.
Sabendo que a quantidade de cimento asfáltico a ser transportado por tonelada de CBUQ produzida é de 0,06 t/t, o valor correto a ser medido no boletim para o item 220.256 seria de 4,666 t.
Para transportar as 75 t de CBUQ medidos no boletim, são necessárias 14,75 horas de caminhão basculante.
Para a produção de 1 tonelada de CBUQ, o Rolo Tandem permanece mais de 50% do seu tempo improdutivo.
Para a quantidade medida de CBUQ, foram necessárias mais de 15 t de areia.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Os dormentes é um dos principais elementos das vias férreas, com as seguintes funções: suportar os trilhos, manter o eixo da via constante e transmitir ao lastro as ações verticais e horizontais dos eixos dos veículos ferroviários. Com relação a este assunto, assinale o item incorreto.
Os dormentes são estruturas submetidas a esforços dinâmicos repetitivos, os dormentes devem apresentar resiliência compatível com as solicitações. Por isso, são, muitas vezes, empregadas fi bras na composição do concreto.
Os dormentes devem apresentar faces com superfície retangular e limpa, apoio para trilhos plano e liso. Não é permitido nenhum tipo de acabamento para dissimular defeitos.
Os dormentes de concreto devem possuir cobrimento mínimo de 20 mm na base e 30 mm nas demais faces, e o concreto deve apresentar resistência característica mínima de 40 MPa.
Os dormentes de madeira se deterioram pelo tempo de uso e pelo clima, devendo, portanto, ser tratados e recuperados. Este tratamento é realizado em estações de tratamento de dormentes com o uso de herbicidas.
A escolha do material a ser utilizado para estes fi ns depende de um estudo da análise de viabilidade econômica, que considere, entre outros fatores, o custo de fabricação, o preço de colocação, substituição e a manutenção e o valor residual.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
O início das atividades de preservação de madeira no Brasil teve como base o tratamento de dormentes pela indústria ferroviária e dos postes para redes de distribuição de energia elétrica. A seleção adequada do preservante a ser utilizado e a escolha do método de aplicação são condições fundamentais para conferir uma boa proteção e exigem o conhecimento das condições de agressividade biológica a que a madeira está sujeita quando empregada, além de sua permeabilidade e resistência natural. O produto utilizado na preservação da madeira deve apresentar diversas características apresentadas abaixo.
Com relação a essas características, assinale a opção incorreta.Ser tóxico aos organismos como fungos e insetos.
Não ser de utilização perigosa no momento do tratamento.
Resistir a perdas por evaporação e/ou lixiviação.
Não alterar as propriedades físicas e mecânicas da madeira.
Apresentar custos razoáveis a fi m de assegurar a competitividade da madeira preservada em relação a outros materiais.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Com relação ao modal de transporte rodoviário de carga no Brasil, analise as assertivas com V para as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Possui maior representatividade entre as modais.
( ) Alto custo de implantação.
( ) Alta capacidade de carga sem limitação de volume e peso.
( ) Adequado para curtas e médias distâncias.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta de letras.
F F V - V.
V F F - V.
V F V - F.
V V - F - F.
F V- F - V.
Considerando os resultados da sondagem à percussão apresentados na figura, a profundidade do NSPT é superior a 20 a partir de:
6,0 m.
7,0 m.
7,5 m.
8,0 m.
9,0 m.
Existem métodos empíricos para estimar a tensão admissível a partir de ensaios de campo como a sondagem à percussão e o ensaio de cone. Um dos métodos propostos estima a tensão admissível, em MPa, como sendo o produto do NSPTmédio por 0,02. Em que o NSPTmédio é a média aritmética dos NSPT da região localizada entre a cota de apoio da sapata e o término do bulbo de pressões, considerado aproximadamente 1,5 vezes a menor dimensão da sapata.
Para a construção de uma residência com carga máxima nos pilares de 20 toneladas, a ser executada no terreno onde foi realizada a sondagem apresentada anteriormente, foram dimensionadas sapatas com dimensões (2,0 x 1,0) m, assentes na profundidade mostrada na figura anterior. Considerando essa situação, analise as afi rmativas.
I. A profundidade estimada para o bulbo de pressão das sapatas será de 5,0 m.
II. A tensão admissível estimada em função do NSPT será de 0,4 kgf/cm2.
III. As dimensões das sapatas estão adequadas à tensão admissível estimada para o solo.
IV. Observa-se a presença do nível dágua a 3,5 m do RN, o que dificultaria o assentamento das sapatas em profundidades maiores.
É correto o que se afirma em
I.
II.
II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
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