Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

As três variáveis fundamentais que explicam o tráfego, numa via com fluxo ininterrupto (via expressa ou rodovia) são: velocidade, densidade e fluxo/volume de tráfego, verificando-se na prática que um fluxo de tráfego

  • A.

    pode corresponder somente a uma densidade.

  • B.

    é máximo somente quando a densidade é a ótima.

  • C.

    pode corresponder somente a uma velocidade.

  • D.

    é máximo somente quando a velocidade é a máxima.

  • E.

    é máximo somente quando a densidade é a máxima.

Para a construção de uma estrutura utilizou-se madeira com resistência média a compressão paralela às fibras de 50 MPa, referida ao grau de umidade de 16%. O valor estimado de sua resistência com o grau de umidade 12% é, em MPa,

  • A.

    31,25

  • B.

    48,08

  • C.

    52,00

  • D.

    56,00

  • E.

    66,67

Conforme a Lei nº 8.666/1993 e suas alterações, a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não no órgão licitante, escolhidos em número mínimo de três pela unidade administrativa, a qual afixará cópia do instrumento convocatório em local apropriado para qualquer interessado, com prazo mínimo de entrega de propostas de 5 dias úteis e com valor inferior a R$ 150.000,00, é a modalidade:

  • A.

    concorrência.

  • B.

    convite.

  • C.

    tomada de preços.

  • D.

    leilão.

  • E.

    pregão.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

As contagens frequentes de tráfego realizadas numa via expressa em área urbana no Brasil, com 4 (quatro) faixas de tráfego por sentido e com tráfego misto de automóveis, ônibus e caminhões, operando com fluxo máximo (capacidade da via), no sentido mais carregado na hora de pico da tarde, registram com frequência um volume médio equivalente de veículos em UCP (Unidade de carro de passeio), por faixa de tráfego, variando entre

  • A.

    3.400 a 4.200 UCP/h.

  • B.

    200 a 1.000 UCP/h.

  • C.

    2.600 a 3.400 UCP/h.

  • D.

    1.000 a 1.800 UCP/h.

  • E.

    1.800 a 2.600 UCP/h.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

O Volume Médio Diário Anual (VMDa), em uma determinada seção de uma via é possível de ser determinado por meio de contagens contínuas ou permanentes durante

  • A.

    um conjunto de dias num mês típico, efetuadas por contagem manual ou por equipamentos eletrônicos.

  • B.

    um conjunto de dias de meses típicos, efetuadas normalmente por equipamentos eletrônicos.

  • C.

    o período de 3 (três) semanas típicas no ano, efetuadas por contagem manual ou por equipamentos eletrônicos.

  • D.

    o período de um ano, efetuadas normalmente por equipamentos eletrônicos, ou pelas praças de pedágio.

  • E.

    o período de 6 (seis) meses, efetuadas normalmente por equipamentos eletrônicos.

A água é o principal fluído atuante como agente agressivo de uma estrutura edificada, onde a atuação por meio de água por pressão ocorre nas estruturas de

  • A.

    superfícies expostas ao calor e ao frio.

  • B.

    piscinas e reservatórios.

  • C.

    pisos sobre solos e coberturas.

  • D.

    fundações e cortinas.

  • E.

    paredes e pisos.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Na fase de reconhecimento para a escolha do traçado de uma rodovia, são levantados os dados necessários, analisados e definidos os

  • A.

    taludes de corte e/ou aterro, a indicação e localização de obras de arte, dispositivos de drenagem e áreas de corte e /ou aterro.

  • B.

    limites das obras de arte correntes e especiais, as cotas da linha de greide e as declividades das rampas em porcentagem.

  • C.

    cálculos de todos os elementos necessários para a definição do projeto em planta, perfil longitudinal e seções transversais.

  • D.

    raios das curvas horizontais, estaqueamento do traçado, levantamento do perfil do terreno e escolha das curvas verticais.

  • E.

    principais obstáculos topográficos, geológicos, hidrológicos e escolhidos os locais para o lançamento de anteprojetos.

No projeto e dimensionamento de estruturas de concreto armado, a maior armadura possível em pilares, considerando-se inclusive a sobreposição de armadura existente em regiões de emenda, NÃO deve superar a área da seção real de concreto em

  • A.

    2%

  • B.

    4%

  • C.

    6%

  • D.

    8%

  • E.

    10%

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Para realizar o movimento de ultrapassagem em curvas horizontais ou verticais, em rodovias de pista simples e sentido duplo de circulação, os veículos se utilizam da faixa contrária nesta manobra, necessitam de boa visibilidade e distância para garantir sua realização com segurança. Para a velocidade regulamentada de 80 km/h a distância mínima de visibilidade, em metros, é de

  • A.

    355.

  • B.

    320.

  • C.

    180.

  • D.

    245.

  • E.

    140.

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