Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Para acompanhar e analisar a evolução das principais variações cíclicas médias da demanda, seja de clientes, num trecho de um sistema de transporte coletivo ou do fluxo de veículos, em um trecho de uma via urbana ou numa rodovia, são necessários dados e pesquisas representativas, em função, basicamente, de hora,

  • A.

    sentido do fluxo, manutenção na via, veículos quebrados e o mês.

  • B.

    sentido do fluxo, dia da semana, acidentes, condições climáticas e ano.

  • C.

    condições climáticas, manutenção na via e dia da semana.

  • D.

    sentido do fluxo, dia da semana, dia do mês, o mês e ano.

  • E.

    condições climáticas, manutenção na via e dia do mês.

Sobre as armaduras necessárias à montagem da estrutura representada, considere:

I. Especificamente em relação ao trecho de viga contínuo mostrado (eixos de 3 a 22), existirão mais estribos entre os eixos 5 e 9, assim como entre os eixos 15 e 19, envolvendo os eixos I a IV.

II. Os estribos que devem compor as bases dos pilares (eixos de XII a IX) terão espaçamento menor do que os que compõem o restante do pilar, se as mesmas bitolas de aço forem mantidas para todos os estribos.

III. As armaduras que irão combater os valores extremos da força cortante estão posicionadas ao longo da viga, paralelas ao eixo IV e bem próximas a ele, e entre os eixos 1 a 25.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    I, apenas.

  • E.

    III, apenas.

Antes da realização do reforço de uma estrutura de concreto é fundamental avaliar qual o tipo de deficiência que a estrutura apresenta. Em casos de reforço em elementos com deficiência de inércia ou com corrosão, inclusive com perda de seção da armadura, uma técnica possível é a inserção de novas armaduras passivas ou protendidas e, principalmente, pela inserção de uma nova camada de concreto, microconcreto ou graute. Essa técnica é conhecida por

  • A.

    reforço com perfis metálicos.

  • B.

    protensão.

  • C.

    reforço com chapas.

  • D.

    encamisamento.

  • E.

    reforço com fibras.

Locar uma obra significa transpor para o terreno, em verdadeira grandeza, os desenhos da edificação elaborados na fase de projeto, com todos os seus elementos planejados, como paredes, fundação, pilares, desníveis, etc. Tais desenhos são, via de regra, executados com escalas de redução. Na etapa do projeto tem-se todos os dados e informações necessárias para a locação da obra. Para se executar este sistema sobre o terreno, pode-se valer de conjunto constituído por pontaletes de madeira, verticalmente cravados no solo, que contornam a futura construção, distantes dela, quando possível, cerca de 1,00 m. Tal descrição é corresponde ao

  • A.

    madeiramento.

  • B.

    teodolito.

  • C.

    azimute.

  • D.

    rumo.

  • E.

    gabarito.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Uma nova linha de metrô será inaugurada e, pelos estudos de previsão de demanda, atenderá de imediato cerca de 18.000 clientes/h, no trecho, sentido e hora de pico mais carregados, operando com trens de 6 carros, com capacidade máxima de 300 pessoas cada um. Para que se tenha um bom padrão de conforto, a ocupação desejada será de 50% da máxima, devendo, desta forma, a linha operar com um headway máximo de, em segundos,

  • A.

    300.

  • B.

    180.

  • C.

    360.

  • D.

    120.

  • E.

    240.

Quanto à armação da estrutura de concreto é correto afirmar:

  • A.

    Os furos na viga só podem ser feitos entre os eixos II e III, entre 5-6 e 18-19, evitando-se assim, rompimento das armaduras.

  • B.

    As cargas normais da viga serão combatidas, principalmente, pelos estribos das extremidades dessa peça.

  • C.

    As armaduras transversais dos pilares são os principais elementos de resistência às tensões de compressão dos mesmos.

  • D.

    Os esforços de forças cortantes na viga serão combatidos, principalmente, pelos estribos.

  • E.

    O momento negativo será combatido pelo cruzamento das armaduras da viga e dos pilares.

Em um levantamento topográfico planialtimétrico foi caracterizada uma poligonal fechada de 5 pontos. O azimute no vértice 1 foi medido e seu valor é igual a 37°15’. Sabendo que a deflexão do vértice 1 é igual a 45°12’ e a deflexão do vértice 2 é igual a 12°41’, o azimute do vértice 2 é igual a

  • A.

    04°44’.

  • B.

    49°56’.

  • C.

    25°26’.

  • D.

    32°31’.

  • E.

    12°41’.

Os revestimentos de argamassa são parte das vedações da edificação e não devem ser utilizados, em hipótese alguma, como artifício para a correção de irregularidades na alvenaria. Sobre a espessura indicada para os revestimentos, analise:

I. No caso de revestimento do tipo emboço e reboco, a camada de reboco deve ter, no máximo, 5 mm, sendo o restante referente à camada de emboço.

II. Os revestimentos de paredes externas devem ter espessura superior a 30 mm.

III. Caso a espessura do revestimento seja maior que a recomendada por norma, devem ser previstos mecanismos para garantia da aderência.

IV. No caso de revestimento com argamassa preparada in loco, a espessura prevista deve ser aplicada em uma única demão.

É correto o que consta em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    I e III, apenas.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Um corredor exclusivo de ônibus urbano, com 25 km de extensão em cada sentido, operando com veículos biarticulados (Ocupação com conforto = 105 passageiros sentados), com velocidade comercial média de 30 km/h, com tempos parados no terminal principal de 12 minutos e no terminal secundário de 8 minutos e uma demanda de 8.400 passageiros/sentido na hora de pico, na seção mais carregada, em cada sentido, necessita de uma frota mínima, de

  • A.

    120 ônibus.

  • B.

    80 ônibus.

  • C.

    140 ônibus.

  • D.

    160 ônibus.

  • E.

    180 ônibus.

Em relação ao projeto das lajes nervuradas de concreto armado, é correto afirmar que

  • A.

    a espessura da mesa, quando não houver tubulações horizontais embutidas, deve ser maior ou igual a 1/15 da distância entre nervuras e não menor que 3 cm.

  • B.

    a espessura mínima das nervuras deve ser 4 cm.

  • C.

    as nervuras com espessura menor que 8 cm devem conter armadura de compressão.

  • D.

    a verificação da flexão da mesa para lajes com espaçamento entre eixos de nervuras maior ou igual a 75 cm, pode ser dispensada.

  • E.

    a verificação da flexão da mesa para lajes com espaçamento entre eixos de nervuras entre 65 cm e 110 cm, dispensa-se.

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