Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Alvenarias de vedação são aquelas destinadas a compartimentar espaços, preenchendo os vãos de estruturas de concreto armado, aço ou outras estruturas. O tipo mais comum de alvenaria é aquele composto por blocos de cerâmica vazados, assentados com argamassa. As juntas entre as paredes de alvenaria e os elementos estruturais do edifício devem ser estudadas para evitar problemas de movimentação diferencial ao longo da utilização. Com relação à ligação entre os pilares e a alvenaria,

  • A.

    a junta pode ser feita com a utilização de tela metálica.

  • B.

    a dimensão do pano de alvenaria não influencia no desempenho do sistema.

  • C.

    a definição da fixação independe da flexibilidade da estrutura.

  • D.

    caso o pilar seja metálico, é ideal a utilização de junta rígida.

  • E.

    a fixação independe da resistência do bloco.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

O Secretário de Transportes de uma cidade com 2,5 milhões de habitantes e uma frota de 800 mil veículos, com o foco na mobilidade de pessoas, dará privilégio aos ônibus quando atenderem ao mesmo número de pessoas/h, que os automóveis usualmente conseguem transportar numa faixa de tráfego. Com base em pesquisas de contagem e ocupação, em vias com semáforo, verificou-se que nas faixas de tráfego de automóveis circulam entre 600 e 900 autos/h (Fluxo médio de 750 autos/h), com uma ocupação média de 1,4 pessoas/auto. Portanto, deverá implantar a faixa exclusiva de ônibus à esquerda ou à direita, a partir de uma frequência média de

Dados:

Ocupação média por ônibus = 35 clientes sentados

  • A.

    38 ônibus/h por sentido.

  • B.

    26 ônibus/h por sentido.

  • C.

    22 ônibus/h por sentido.

  • D.

    30 ônibus/h por sentido.

  • E.

    34 ônibus/h por sentido.

As lajes maciças de concreto devem ter espessura mínima de

  • A.

    4 cm para lajes de cobertura não em balanço.

  • B.

    5 cm para lajes de piso ou de cobertura em balanço.

  • C.

    7 cm para lajes que suportem veículos de peso total menor ou igual a 30 kN.

  • D.

    12 cm para lajes-cogumelo.

  • E.

    12 cm para lajes que suportem veículos de peso total maior que 30 kN.

Os avisos contendo os resumos dos editais das concorrências, das tomadas de preços, dos concursos e dos leilões, deverão ser publicados com antecedência. O prazo mínimo, em dias, até o recebimento das propostas da modalidade de licitação concorrência, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitação for do tipo melhor técnica ou técnica e preço é

  • A.

    30

  • B.

    45

  • C.

    60

  • D.

    75

  • E.

    90

Na engenharia de avaliações, cabe ao perito identificar as anomalias e as falhas encontradas na construção. Anomalias referemse a qualquer irregularidade ou anormalidade encontrada. Já a falha está relacionada a problemas decorrentes da manutenção e utilização das edificações. Sobre as falhas e anomalias, analise:

I. Anomalias endógenas são aquelas decorrentes da ação de terceiros, ou seja, de fatores externos à edificação.

II. Anomalias funcionais são aquelas decorrentes da utilização.

III. Falhas de execução são associadas às deficiências de manutenção, incluindo a utilização de materiais de construção civil.

IV. Falhas gerenciais são associadas aos procedimentos e especificações inadequados do plano de manutenção.

É correto o que consta em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e IV, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Em uma pesquisa de origem/destino, a ser realizada em uma Capital Nordestina, para modelagem de rede de transportes e de uso do solo, com amostra domiciliar, deverão constar nos formulários:

I. Os dados socioeconômicos de cada família.

II. Os dados socioeconômicos de todos os moradores.

III. Os dados de viagem de todos os moradores.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

Para que um tirante em aço MR250 seja capaz de suportar uma carga axial de cálculo de 190 kN pelo sistema de rosca e porca, a área mínima de sua seção transversal, em cm2, deve ser de

  • A.

    10,0

  • B.

    12,5

  • C.

    16,0

  • D.

    22,0

  • E.

    25,4

  • A.

    1555.

  • B.

    1000.

  • C.

    370.

  • D.

    155.

  • E.

    100.

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