Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o projeto das tomadas das instalações elétricas prediais de baixa tensão, é correto afirmar:
Em cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada para cada 5 m de perímetro.
Em cozinhas e copas deve ser previsto, no mínimo, 600 VA por ponto de tomada, até quatro pontos, e 100 VA por ponto para os pontos excedentes.
Todo ponto de tomada previsto para alimentar, de modo exclusivo, equipamento com corrente nominal superior a 5 A deve constituir um circuito independente.
Os pontos de tomada de uso específico devem ser localizados, no máximo, a 1,0 m do ponto previsto para a localização do equipamento a ser alimentado.
Acima da bancada das pias de cozinha devem ser previstas, no mínimo, duas tomadas de corrente, no mesmo ponto ou em pontos distintos.
Uma variedade de cimento portland tem a peculiaridade de atingir altas resistências já nos primeiros dias da aplicação. Isto é conseguido pela utilização de uma dosagem diferente de calcário e argila na produção do clínquer, bem como pela moagem mais fina do cimento, de modo que, ao reagir com a água, ele adquira elevadas resistências com maior velocidade. Este tipo de cimento é identificado pela sigla
CP-III.
CP-II-E.
CP-II-Z.
CP-V-ARI.
CP-IV.
70
50
35
25
16
Para a instalação de esquadrias, a fixação de marcos em madeira, de portas ou de janelas, pode ser feita com tacos de madeira tratada ou naturalmente resistente à umidade, previamente embutidos na alvenaria. Já para esquadrias de aço, a instalação pode seguir procedimentos distintos, tais como:
I. quando o quadro da esquadria for composto por chapas dobradas na forma de "U", faz-se o preenchimento da concavidade da chapa com pasta de cimento.
II. por meio de grapas (forma de "rabo de andorinha") coladas na alvenaria.
III. com espuma de poliuretano, que se expande após aplicação mediante reação com a umidade e o oxigênio do ar.
IV. com parafusos e buchas de náilon.
É correto o que consta em
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
As tintas, vernizes e silicones são parte de sistemas de proteção das estruturas. Um tipo de sistema é aquele cujos componentes formam uma película para impermeabilização da estrutura após a cura. Essa película é contínua, semiflexível e de baixa permeabilidade. Pode ser usado na proteção contra a carbonatação, por exemplo. NÃO é exemplo de material integrante de um sistema formador de película:
epóxi.
látex PVA.
látex acrílico.
poliuretano.
silicone.
A variada gama de revestimentos de piso disponíveis no mercado exige atenção no momento da especificação pelo projetista. O revestimento deve ser adequado às condições de utilização e manutenção a que será submetido. Também se deve considerar a questão estética e os custos para implantação. Com relação à escolha do revestimento, é correto afirmar:
Pisos cerâmicos do tipo PEI 1 são indicados para área com grande movimentação de pessoas e veículos.
Pisos vinílicos são recomendados apenas para uso interno, pois perdem a cor com a exposição ao sol e não resistem à chuva e água, que provocam o seu descolamento.
Os revestimentos cerâmicos do tipo porcelanato esmaltado têm índice de absorção de água superior a 0,5%.
Revestimentos de madeira do tipo tacos ou parquetes são do tipo flutuante (assentados sobre manta plástica).
Revestimentos de pedras naturais (rochas) são muitos especificados nas obras porque são adequados a qualquer ambiente, independente da resistência mecânica do material.
A vida útil de uma construção é diretamente afetada pela presença dos sistemas de impermeabilização, que protegem as estruturas contra a ação nociva da água. Previnem o aparecimento de manchas de bolor, desplacamento de azulejos, surgimento de goteiras e a corrosão de armaduras. As mantas asfálticas são dos materiais mais utilizados para impermeabilização, sendo indicadas principalmente em
muros de arrimo.
vigas baldrames.
reservatórios enterrados.
lajes expostas ou não ao sol.
tanques de armazenamento de produtos químicos.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O conjunto de deformações específicas do concreto e do aço ao longo de uma seção transversal retangular com armadura simples, somente tracionada, submetida a ações normais, define domínios de deformações, os quais representam as diversas possibilidades de ruínas da seção. No domínio 2,
a linha neutra é externa à seção transversal.
pode ocorrer ruptura frágil, sem aviso, pois o concreto se rompe sem que a armadura atinja sua deformação de escoamento.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A posição da linha neutra das seções retangulares de concreto armado, submetidas a flexão simples no domínio 2, considerando o aço CA50, com deformação específica de cálculo de escoamento εyd = 2,07, é
0,259.
0,456.
0,628.
0,771.
0,875.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em uma estrutura utilizou-se um perfil retangular vazado de aço, submetido à compressão, com dimensões de 8 cm por 12 cm e espessura das paredes de 2 cm. O momento de inércia máximo deste perfil, em cm4, é
256.
332.
448.
652.
756.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...