Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre os blocos cerâmicos utilizados em alvenarias é correto afirmar:
Devem trazer gravados o nome do fabricante, o município onde está localizado, e as dimensões do bloco em centímetros.
Devem ser fornecidos em, no máximo, três lotes diversos, constituídos de blocos de mesmo tipo e qualidade, fabricados em condições semelhantes, com diferença temporal de menos de 30 dias.
São fabricados basicamente com argila, conformados por extrusão e queimados a uma temperatura que permita ao produto final atingir resistência mínima de 10 MPa para os blocos não estruturais.
Existem cinco classes de blocos voltados para a execução de alvenarias não estruturais e mais oito classes de blocos voltados para a execução de alvenarias estruturais.
A resistência mínima normativa é de 0,5 MPa, para blocos não estruturais e de espessura máxima de 13 cm, chegando a uma resistência máxima de 20 MPa, para blocos estruturais, com espessura máxima de 27 cm.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Para os dados abaixo, referentes a uma planilha de preços totais de uma obra a ser realizada no Ministério, o único gráfico que corresponde à curva ABC, referente aos valores da tabela é representada por
O aglomerante utilizado numa argamassa, que tem afinidade com a água e quando misturado com ela forma uma pasta que endurece ao ar, é chamado de ligante
hidrófilo aéreo-hidráulico.
hidrato-anélito.
folgo-hidrófobo.
adjuvanteanidrite.
hidrófilo aéreo.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O gráfico de Pareto referente aos dados da tabela ORÇAMENTO de OBRA é
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A fiscalização, com vistas a conferir a adequação aos padrões técnicos e de segurança do prestador de serviços, o funcionamento do sistema de medição e a conformidade dos dados cadastrais após a ligação de água da unidade usuária, deve verificar
I. a interconexão do alimentador predial de água com tubulações alimentadas por água não procedente da rede pública.
II. a derivação de tubulações da instalação predial de água para suprir outro imóvel ou economia do mesmo imóvel que não faça parte de sua ligação.
III. o uso de dispositivos intercalados no alimentador predial que prejudiquem o abastecimento público de água.
IV. o despejo de águas pluviais nas instalações prediais de esgotos sanitários.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Considerando-se os pesos em porcentagem (%) da curva ABC, referente ao ORÇAMENTO de OBRA apresentado, os maiores valores dos trechos A, B e C são, respectivamente,
10; 30; 60.
11; 22; 66.
15; 35; 50.
24; 10; 4.
44; 27; 29.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em um orçamento enviado ao Ministério constava a especificação do imóvel como sendo H8/2B. Tal sigla, segundo a norma vigente, refere-se a
edificação de índice habitacional nível oito, com dois banheiros, de padrão regular, e área privativa mínima de 70 m2.
imóvel com oito pavimentos, dois banheiros, de padrão médio, e área privativa mínima de construção de 80 m2.
imóvel com oito pavimentos, dois quartos, de padrão baixo, e área privativa mínima de construção de 60 m2.
edificação cuja relação do coeficiente habitacional é quatro vezes maior que o coeficiente básico de moradia.
edificação cuja relação do coeficiente habitacional é oito vezes maior que o dobro do coeficiente básico de moradia.
luva de tecido pigmentado, protetor auricular, uniforme e mangote de couro.
capacete, protetor auricular, avental de raspa de couro e óculos de proteção UV.
creme protetor, óculos de proteção e cinto de segurança tipo paraquedista.
capacete, calçado de segurança, luva de PVC, uniforme e óculos de proteção.
protetor facial, calçado de segurança e luva de raspa de couro.
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A vistoria realizada quando da fiscalização de obra que tem por objetivo verificar os aspectos da empreiteira quanto à engenharia de segurança e medicina do trabalho, ao meio ambiente, aos equipamentos, ao pessoal e logística no sentido de comprovar o atendimento das normas e legislação pertinentes, é chamada de vistoria
de medição.
de contratação.
de esclarecimentos e informações.
administrativa.
de desempenho.
Nos casos em que uma ou outra peça do revestimento cerâmico de um compartimento tenha sofrido danos isoladamente, o procedimento para substituição dessas placas danificadas deve ser:
bater com um macete de plástico sobre a(s) peça(s) danificadas, quebrando-a(s); com uma chave de fenda remover o restante de argamassa de rejuntamento; colar a peça com cola branca, preenchendo também as juntas; aguardar a cura e limpar a(s) peça(s).
bater no centro da(s) peça(s) com uma talhadeira e martelo; retirar os pedaços de revestimento, areia e argamassa soltos; preencher o espaço com nova argamassa colante; colar a(s) nova(s) peça(s) e preencher as juntas.
retirar o rejuntamento com uma talhadeira, batendo com o auxílio de um martelo em toda a volta da placa; quebrar o revestimento, batendo com o martelo em vários pontos; limpar e remover os resíduos e sujeiras; aplicar nova argamassa colante; colar a(s) nova(s) peça(s), aguardando o tempo de cura e limpar a(s) peça(s).
retirar o rejunte em volta da peça danificada com um raspador; marcar um X com um riscador as diagonais da(s) peça(s), rompendo o esmalte; bater no centro do X com um punção e martelo; retirar os pedaços de placa, sujeiras e pedaços soltos de argamassas colante; colar a(s) nova(s) peça(s), posicionando-a(s) corretamente; aguardar algumas horas e refazer o rejuntamento, aguardando um tempo para proceder à limpeza.
quebrar as placas danificadas com a marreta; retirar os pedaços, os restos de argamassa e a sujidade; aplicar argamassa de assentamento na(s) placa(s) e colá-la(s); preencher também as juntas com essa argamassa, aguardando a cura; limpar a(s) placa(s) e o local.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...