Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Sobre o dimensionamento de vigas de aço, é correto afirmar:
A resistência das vigas à flexão pode ser aumentada por efeito de flambagem local das chapas que constituem o perfil.
As vigas com contenção lateral contínua não estão sujeitas ao fenômeno da flambagem lateral.
A flambagem lateral gera um ganho de estabilidade das chapas comprimidas, componentes do perfil, a qual reduz o momento resistente da seção.
A resistência ao esforço cortante de uma viga pode ser aumentada pela ocorrência de flambagem da chapa de alma sujeita à tensão cisalhante.
As vigas de seção esbelta são aquelas que atingem o momento de plastificação total.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Para o dimensionamento das peças comprimidas de madeira, admitidas como solicitadas apenas à compressão simples, dispensa-se a consideração de eventuais efeitos de flexão se o seu índice de esbeltez for
Sobre as características das argamassas utilizadas na construção civil, considere:
I. Na elevação de uma alvenaria estrutural de blocos cerâmicos, as cintas de amarração, pilaretes e vergas, devem ser preenchidos com graute de cimento CPII-20 e areia, no traço 1:6, e resistência mínima de 25 MPa, devidamente armados com aço estrutural CA60-A, pelo menos.
II. As fissuras de retração que aparecem nas argamassas de emboço, interno e externo, devem-se à falta de adição de cimento, especialmente em traços cuja relação de cimento e areia é próxima de 1:4.
III. A cal, assim como o cimento e o gesso, é um aglutinante, podendo ser do tipo aérea ou hidráulica, dependendo de sua aplicação, mais comumente encontrada em sacos em sua forma hidratada.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
19,6.
25,8.
36,4.
52,2.
72,0.
Em relação à norma vigente sobre Execução de Estruturas de Concreto, considere:
I. O concreto deve ser lançado com técnica que elimine ou reduza significativamente a segregação entre seus componentes, observando-se maiores cuidados quanto maiores forem a altura de lançamento e a densidade de armadura, sendo que tais cuidados devem ser majorados quando a altura de queda livre do concreto ultrapassar 2,5 m, no caso de pilares, 2,0 m no caso de vigas e 1,5 m no caso de lajes.
II. Entre os cuidados que podem ser tomados de modo a evitar a segregação e falta de argamassa, recomenda-se o emprego de concreto com teor de argamassa e consistência adequados, a exemplo de concreto com características para bombeamento.
III. O concreto deve ser lançado o mais próximo possível de sua posição definitiva, evitando-se incrustação de argamassa nas paredes das fôrmas e nas armaduras, além do uso de dispositivos que conduzam o concreto, minimizando a segregação, como funis, calhas e trombas, por exemplo.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e III.
II e III.
O processo de pintura aplicado em esquadrias de alumínio, obtido pelo efeito do calor em estufas ou fornos construídos especialmente para essa finalidade, onde se aplica tanto as tintas líquidas como as tintas em pó, exigindo uma temperatura efetiva da superfície metálica entre 120 °C e 200 °C, durante um ciclo aproximado de 20 minutos, é chamado de
polimerização.
pulverização.
fosfatização.
eletroforese.
e-coating.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Sobre as exigências de resistência ao fogo de elementos construtivos de edificações é correto afirmar:
A fachada de aproximação de uma edificação, com largura livre maior ou igual a 4 m, sem obstrução, deve possuir pelo menos dois meios de acesso ao interior do edifício e não ter obstáculos.
Fator de massividade é a razão entre a área da seção transversal de um perfil estrutural e o perímetro exposto ao incêndio.
O tempo requerido de resistência ao − TRRF − das lajes da edificação não necessita ser maior que 90 min para edificações com altura superior a 45 m.
Para edificações com altura inferior a 45 m, o TRRF das vigas, que não pertençam ao sistema responsável pela estabilidade estrutural da edificação, necessita ser maior que 90 min.
Os elementos escolhidos pelo projetista da estrutura como responsáveis pela estabilidade em situação de incêndio devem ser verificados nesta situação para um TRRF de 30 min.
A norma específica de sondagem, para garantir o reconhecimento das condições do solo de um empreendimento, determina como elementos básicos a serem considerados, entre outros,
as espessuras de camadas, a localização das estacas e o comportamento do operador.
o número de viagens programadas, a deformação observada a cada 1 metro e o número de golpes empreendidos.
as cavidades subterrâneas, a simplicidade do equipamento e a cravação do amostrador padrão.
o número mínimo de sondagens, a localização dos furos de sondagem e a profundidade.
a presença ou não de lençol freático, a estratigrafia dos solos e o número de engates do dispositivo.
No estudo das trocas térmicas, constata-se que a emissividade é uma característica superficial dos corpos, sobre a qual pode-se afirmar:
A condução é a transferência de calor entre a superfície de um sólido e um fluído, líquido ou gás, na qual a transferência faz-se acompanhar de deslocação da matéria.
Quanto maior for seu valor de transferência, menor será a transferência de calor por convecção.
Quanto mais baixo for o seu valor, menor é a transferência de calor por radiação.
Quando aplicada a uma esquadria de vidro duplo, o fluxo de calor entre as lâminas de vidro será tanto menor quanto maior for a pressão de ar interna entre as lâminas.
Quanto maior for o coeficiente de troca superficial de um material, mais reduzidas serão as perdas térmicas, e melhor será o isolamento da superfície.
Considerando o processo de licitação, há que se respeitar os princípios licitatórios, dentre os quais consta aquele que permite o amplo acesso dos interessados ao certame, facultando a verificação da regularidade dos atos praticados no processo e que é requisito absolutamente essencial à regularidade de qualquer licitação. Referimo-nos aqui ao princípio da
moralidade.
isonomia.
legalidade.
publicidade.
impessoalidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...