Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Um projeto de restauração de um pavimento asfáltico foi conduzido com a utilização do procedimento DNER PRO 11/79. O projetista calculou a deflexão característica, resultando em 120 × 10−2 mm. Para o Número N igual a 1 × 107 solicitações do eixo padrão, a deflexão admissível, utilizando o modelo de fadiga do mesmo procedimento, resultou em 60 × 10−2 mm. Sendo assim, sabendo que log 2 = 0,3, a espessura do recapeamento projetado deve ser igual a

  • A.

    12 cm.

  • B.

    14 cm.

  • C.

    10 cm.

  • D.

    8 cm.

  • E.

    6 cm.

Na sinalização aeronáutica das áreas circunvizinhas aos aeródromos, os obstáculos cuja iluminação requer luzes de alta intensidade correspondem

  • A.

    às torres que suportem cabos de linha de dados no topo de edifícios.

  • B.

    àqueles cujas alturas sejam iguais ou inferiores a 120 m (cento e vinte metros).

  • C.

    àqueles cujas alturas sejam iguais ou superiores a 140 m (cento e quarenta metros).

  • D.

    às torres que suportem linhas elétricas não elevadas, assim como outros obstáculos que possam proporcionar riscos semelhantes à navegação aérea.

  • E.

    às torres que suportem linhas elétricas elevadas, cabos aéreos, assim como outros obstáculos que possam proporcionar riscos semelhantes à navegação aérea.

Ao se deparar com regiões de solos compressíveis (moles), o engenheiro deve estudar a melhor solução para obter o melhor desempenho do pavimento a ser implantado. Dependendo da espessura de ocorrência deste material, procede-se com a remoção. Caso contrário, deve-se intervir nesta região anteriormente à implantação do pavimento. Uma solução possível é a implantação de bermas de equilíbrio, que podem ser simplificadamente definidas como

  • A.

    aterros drenantes para equilibrar a umidade do maciço do aterro principal.

  • B.

    aterros executados para equilibrar o peso exercido pelo solo mole.

  • C.

    cortes laterais para drenar os solos moles saturados.

  • D.

    aterros laterais para equilibrar o peso exercido pelo maciço do aterro principal.

  • E.

    cortes combinados com drenos verticais na região de solo mole.

A classificação climática visa a definir de forma objetiva as características climáticas de uma determinada região, a partir de informações generalizadas. São elementos climáticos mais frequentemente utilizados nesta classificação

  • A.

    o vento e a temperatura média.

  • B.

    a vegetação e a altitude.

  • C.

    o solo e a umidade relativa.

  • D.

    a temperatura e a precipitação anual.

  • E.

    a topografia e a continentalidade.

A avaliação estrutural de um pavimento asfáltico pode ser realizada por meio de ensaios não destrutivos, nos quais é avaliada a resposta do pavimento perante a um carregamento. Independentemente do equipamento utilizado, além da resposta direta sobre a aplicação da carga, a forma da área deformada deve ser observada. Os parâmetros utilizados no DNER PRO 11/79 para a caracterização da resposta estrutural sob a aplicação da carga e da forma da deformada são, respectivamente:

  • A.

    raio de curvatura e deslocamento superficial.

  • B.

    deformação máxima e raio de curvatura.

  • C.

    deflexão máxima e raio de curvatura.

  • D.

    deslocamento e diâmetro de curvatura.

  • E.

    deflexão máxima e deflexão mínima.

As letras L, H e P da anotação (I) referem-se, respectivamente, a

  • A.

    L − largura, H − altura e P − perímetro da alvenaria (parede).

  • B.

    L − largura, H − altura e P − posição da porta.

  • C.

    L − largura, H − altura e P − altura do peitoril da janela.

  • D.

    L − comprimento do vão, H − altura e P − comprimento da verga.

  • E.

    L − comprimento do vão, H − altura e P − largura da contraverga.

Um avanço na tecnologia das misturas asfálticas foi o SMA (Stone Matrix Asphalt ou Stone Mastic Asphalt). Com uma granulometria mais uniforme, com agregados mais graúdos e poucos finos, o SMA apresenta vantagens em relação ao CBUQ convencional e, dentre elas, pode-se citar:

  • A.

    maior resistência à deformação permanente; maior durabilidade e melhor resistência à derrapagem.

  • B.

    maior resistência à deformação permanente; menor custo e melhor resistência à derrapagem.

  • C.

    menor consumo de ligante; maior resistência à deformação permanente e melhor resistência à derrapagem.

  • D.

    menor consumo de ligante; maior durabilidade e eliminação da necessidade de ligantes modificados.

  • E.

    redução da lâmina d´água superficial, maior durabilidade e menor consumo de ligante.

O tipo funcional de esquadria representada na figura é chamado de

  • A.

    guilhotina.

  • B.

    projetante.

  • C.

    pivotante vertical.

  • D.

    maxim-ar.

  • E.

    basculante.

Em um pavimento de concreto simples para um aeroporto, onde as solicitações não são canalizadas como em um pavimento rodoviário, o projeto deve contemplar alterações devido à configuração das solicitações. As juntas entre as placas devem conter:

  • A.

    barras de transferência somente nas juntas transversais.

  • B.

    barras de transferência nas juntas transversais e de ligação nas longitudinais.

  • C.

    barras de ligação nas juntas transversais e de transferência nas longitudinais.

  • D.

    barras de ligação nas juntas transversais e longitudinais.

  • E.

    barras de transferência nas juntas transversais e longitudinais.

A dimensão B da escada deve ser um valor entre

  • A.

    26,998 cm e 27,998 cm.

  • B.

    15,3 cm e 16,3 cm.

  • C.

    29,0 cm e 30,0 cm.

  • D.

    28,2 cm e 29,2 cm.

  • E.

    22,875 cm e 23,875 cm.

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