Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No EIA (Estudo de Impacto Ambiental) de uma obra ou empreendimento, são

  • A.

    considerados o diagnóstico ambiental da área, os prováveis impactos ambientais do projeto e a futura qualidade ambiental da área, com e sem a implantação do empreendimento.

  • B.

    confrontados os benefícios econômicos do projeto com os custos das medidas mitigadoras e compensatórias necessárias para o licenciamento ambiental.

  • C.

    efetuadas análises e projeções de impactos positivos e negativos da implantação da obra ou empreendimento, para avaliação de sua viabilidade econômica.

  • D.

    analisados para composição do relatório de impacto ambiental (RIMA), apenas os impactos físicos, bióticos, econômicos e sociais.

  • E.

    analisadas as justificativas do projeto e sua inserção nas políticas setoriais e planos governamentais para a área, critérios estes suficientes para a concessão das licenças de implantação e operação.

Para se chegar ao passo II, a partir do passo I, o comando do AutoCAD que NÃO atinge o esperado é:

  • A.

    CHAMFER.

  • B.

    OFFSET.

  • C.

    FILLET.

  • D.

    TRIM.

  • E.

    STRETCH.

Analise as definições:

I. Quantidade de moeda a ser trocada de acordo com a posse de um produto, bem ou serviço.

II. Quantidade de moeda que foi trocada na aquisição de um produto, bem ou serviço.

III. Quantidade de dinheiro que se aceita ser trocado por um produto, bem ou serviço.

Os itens I, II e III tratam, correta e respectivamente, de:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

As atividades de pouso e decolagem das aeronaves geram certo ruído que, na quase totalidade das vezes, produz um nível de “incômodo” na população estabelecida nas proximidades dos aeroportos. Nesse contexto, na elaboração do Plano de Zoneamento de Ruído (PZR), para um aeródromo que dispõe de duas pistas para pouso e decolagem, é necessário que se obtenha a

  • A.

    Curva de Ruído de cada pista.

  • B.

    Curva de Ruído do Aeroporto.

  • C.

    Curva de Ruído da pista principal.

  • D.

    Curva de Ruído da pista que opera a maior aeronave, somente.

  • E.

    composição da Curva de Ruído e da Curva de Nível para a pista principal.

Considere a figura abaixo.

Se a viga simplesmente apoiada da figura está submetida a uma carga uniformemente distribuída de 1t/m, então o momento fletor na seção S, medido em t . m, é igual a

  • A.

    4,0.

  • B.

    3,5.

  • C.

    3,0.

  • D.

    2,5.

  • E.

    2,0.

Cada função do aeroporto mencionada, na ordem dada, correlaciona-se, respectivamente, com a classificação

  • A.

    2; 3; 1; 4; 2.

  • B.

    2; 4; 1; 3; 4.

  • C.

    1; 3; 2; 4; 1.

  • D.

    4; 3; 1; 1; 2.

  • E.

    1; 2; 3; 1; 4.

Analise as afirmações abaixo sobre o aço para concreto armado.

  • A.

    O aço CA 50 tem limite de escoamento mínimo de 50 kgf/cm2, podendo fazer com que o aço apresente saliências na sua superfície ou mesmo uma superfície lisa.

  • B.

    Barras de aço para concreto armado possuem diâmetro igual ou superior a 10 mm, e só podem ser obtidas por processo de trefilação.

  • C.

    As barras são produzidas por laminação a quente com diâmetro nominal igual ou superior a 5 mm, típico dos aços CA 25 e CA 50, diferentemente dos fios que são produzidos por trefilação ou laminação a frio e têm diâmetro nominal inferior a 10 mm, típico do aço CA 60.

  • D.

    A massa linear representa, de forma geral, a massa nominal que uma barra ou fio possui, estando, portanto, relacionada ao comprimento e tensão de ruptura do material.

  • E.

    Os principais elementos de classificação das barras e fios de aço, definidas em norma, são: massa específica, diâmetro nominal e nervuras.

Para as estruturas de concreto, segundo a norma de segurança do trabalho vigente, pode-se afirmar que:

I. As fôrmas devem ser projetadas e construídas de modo que resistam às cargas máximas de serviço.

II. O uso de fôrmas deslizantes pode ser supervisionado por profissional da obra, não necessariamente habilitado, identificado entre os operadores.

III. Os suportes e escoras de fôrmas devem ser inspecionados antes e durante a concretagem por trabalhador qualificado.

IV. A ordem de desforma deve ser aleatória dispensando a amarração das peças e o isolamento e sinalização ao nível do terreno.

V. No local onde se executa a concretagem, devem permanecer todas as equipes pertencentes à obra.

Está correto o que consta SOMENTE em

  • A.

    II, III e V.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    III.

Analise os procedimentos para a execução de estrutura de concreto:

I. O endurecimento do concreto pode ser acelerado por meio de tratamento térmico ou pelo uso de aditivos ricos em cloreto de cálcio em sua composição, além de dispensar medidas de contra secagem.

II. Quando forem utilizados vibradores de imersão, a espessura da camada deve ser aproximadamente igual a 3/4 do comprimento da agulha.

III. O plano de concretagem deve prever a relação entre as operações de lançamento e adensamento, de forma que seja suficientemente elevada para evitar a formação de juntas frias e baixa o necessário para evitar sobrecarga nas fôrmas e escoramentos.

IV. Quando o lançamento for submerso, na falta de um estudo de dosagem que garanta as características de plasticidade, deve-se preparar um concreto com consumo mínimo de cimento Portland maior ou igual a 300 kg/m3.

Está correto o que consta SOMENTE em

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II, III e IV.

Considere a figura abaixo sobre a curva de nível de um determinado relevo topográfico.

A representação da figura refere-se

  • A.

    à mudança de direção do divisor.

  • B.

    ao divisor e dois thalwegs.

  • C.

    ao trecho de um rio.

  • D.

    à depressão.

  • E.

    à garganta.

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