Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Um dos critérios que são levados em consideração na avaliação de terrenos residenciais loteados são as condições topográficas próprias do terreno, cujas influências podem ser avaliadas por fatores numéricos corretivos. A depreciação para terrenos em aclive até 20% é

  • A. 15%
  • B. 25%.
  • C. 20%
  • D. 10%.
  • E. 5%.

Sobre a participação dos intervenientes em serviços e obras de engenharia e arquitetura, é prerrogativa do autor do projeto

  • A. assumir o ônus decorrentes do eventual descumprimento dos prazos de liberação de recursos previamente ajustados.
  • B. acompanhar o empreendimento para verificação da execução, de acordo com o projeto, independentemente ou não de remuneração.
  • C. exigir as garantias previstas em lei e em contrato para a concessão do financiamento.
  • D. prover e administrar a mão de obra, de acordo com a legislação trabalhista e previdenciária em vigor.
  • E. vetar o emprego de pessoal comprovadamente desqualificado para a atividade que exerce.

Fiscalizar o cumprimento das condições de qualidade previstas no projeto é

  • A. de responsabilidade do autor do projeto.
  • B. de responsabilidade do contratante.
  • C. de responsabilidade do financiador.
  • D. prerrogativa do empreiteiro técnico.
  • E. prerrogativa do subempreiteiro.

Para a execução de um aterro em solo, o material foi transportado em caminhões basculantes com capacidade de 5 m3 cada. Após compactado, o aterro apresentou volume total igual a 750 m3. Considerando que a massa específica do material compactado é igual a 2,1 t/m3, a massa específica do material solto vale 1,05 t/m3 e a massa especifica do material natural vale 1.550 kg/m3, o número de viagens do caminhão basculante é, no mínimo, igual a

  • A. 331.
  • B. 200.
  • C. 116.
  • D. 230.
  • E. 301.

Para a caracterização dos custos de uma obra rodoviária, a relação entre o preço total ou preço de venda e o custo direto constitui

  • A. o fator de custo financeiro.
  • B. o custo indireto parcial.
  • C. o custo direto de serviços.
  • D. o fator de LDI, lucro e despesas indiretas.
  • E. a margem de lucro

Em relação aos serviços de escavações considere:

I. Os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior à metade da profundidade, medida a partir da borda do talude.

II. Muros, edificações vizinhas e todas as estruturas que possam ser afetadas pela escavação devem ser escorados.

III. As escavações com mais de 1,75 m de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores.

IV. Nas detonações é opcional a existência de alarme sonoro.

Esta correto o que se afirma em

  • A. II e III, apenas.
  • B. II e IV, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. III e IV, apenas.

Nos projetos de estradas e pavimentação, sobre as bases e sub-bases estabilizadas com aditivos, a denominação solo-cimento refere-se a uma mistura devidamente compactada de solo, cimento Portland e

  • A. água, resultando em um material duro e cimentado. O teor de cimento adotado usualmente é da ordem de 6 a 10%.
  • B. cal, resultando em um material de consistência mole e flexível. O teor de cimento é da ordem de 2 a 3%.
  • C. betume, resultando em um material plástico e rígido. O teor de cimento é da ordem de 2,5%.
  • D. cal, resultando em um material durável e flexível. O teor de cimento é da ordem de 50%.
  • E. agregado miúdo, resultando em um material durável e flexível. O teor de cimento é da ordem de 30%.

Quando a escavação não puder ser contida apenas com a presença de taludes, deve ser previsto o escoramento das paredes do corte. A figura a seguir indica dois elementos que compõem uma estrutura provisória de escoramento.

 As indicações (1) e (2) são denominadas, respectivamente,

  • A. longarina e estroncas.
  • B. estronca e longarinas.
  • C. longarina e tirantes.
  • D. berma e tirantes.
  • E. estronca e tirantes.

Uma obra civil seguiu o planejamento de acordo com o cronograma abaixo, onde o tempo de cada atividade é representado em dias.

Após análise do cronograma, verificou-se que no caminho das atividades A, F e G há uma folga que, em número de dias, é

  • A. 4.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 5.
  • E. 6.

Sobre a Distância de Visibilidade em rodovias, considere:

I. A Distância de Visibilidade de Parada depende da distância percorrida pelo veículo durante o tempo de ação e reação e da distância percorrida durante a frenagem.

II. A Distância de Visibilidade de Decisão refere-se a dois tipos de manobras: parada ou mudança de velocidade, trajetória e direção.

III. A Distância de Visibilidade de Ultrapassagem mínima é calculada considerando os dois veículos trafegando na mesma velocidade.

IV. Um traçado em curva horizontal pode limitar a Distância de Visibilidade em função da existência de obstáculos laterais a rodovias, como taludes de corte e vegetação.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, III e IV, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.
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