Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A viga isostática de uma sacada, com balanço de 1,6 m, está sendo solicitada ao longo de toda sua extensão por um carregamento distribuído retangular de 22 kN/m. O valor do momento fletor máximo negativo, em kN.m, é igual a

  • A. 35,20.
  • B. 28,16.
  • C. 56,32.
  • D. 17,60.
  • E. 22,00.

O balanço do final da construção de uma edificação indicou as seguintes despesas: custo direto, R$ 300.000,00, custo indireto, R$ 12.000,00, custo com administração central, R$ 9.360,00, custos com imprevistos, R$ 3.120,00, impostos, R$ 24.576,00 e lucro, R$ 34.944,00. O BDI percentual utilizado foi de

  • A. 19,80.
  • B. 24,00.
  • C. 25,00.
  • D. 28,00.
  • E. 16,20.

O pavimento de uma rodovia é a superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras finitas. Sobre os tipos de pavimento considere:

I. O pavimento flexível é aquele em que todas as camadas sofrem deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas.

II. Pavimentos rígidos de concreto devem ser dimensionados para um valor máximo de deflexão sob aplicação da carga correspondente ao eixo padrão.

III. Pavimentos asfálticos invertidos são aqueles em que a camada cimentada é a base em vez da sub-base.

IV. Pode-se distinguir, na vida de um pavimento asfáltico flexível, três fases com respeito à deflexão: fase de consolidação, fase elástica e fase de fadiga.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. I e IV, apenas.

Na execução de forros de PVC, antes da instalação dos perfis pode ser efetuado ensaio de caracterização do teor de cinzas, visando a verificação do excesso de carga no composto utilizado no forro. Este ensaio tem por objetivo detectar

  • A. desencaixe lateral do forro, que pode ocorrer em função de sobrecarga.
  • B. manchas e fissuras, que podem ocorrer quando o produto é exposto a situações de risco para a sua integridade estrutural.
  • C. fissuras e ruptura, que podem ocorrer quando o produto é exposto a situações de risco para a sua integridade estrutural.
  • D. deformação no perfil de PVC, que pode ocorrer quando o forro apresenta tensão residual elevada.
  • E. manchas, escamação e alteração da cor, que podem ocorrer ao longo da vida útil.

Para estimar o custo de construção um imóvel urbano um engenheiro utilizou o método da quantificação do custo, pois possuía os seguintes dados: custo de construção pelo CUB: R$ 1.500,00/m2; orçamento de instalações de geradores: R$ 200.000,00; taxa de administração da obra: 10%; percentual relativo aos custos financeiros durante o período da construção: 5% e percentual correspondente ao lucro da construtora: 8%. Se a área equivalente de construção for 500 m2, a estimativa do custo do metro quadrado de construção desse imóvel é, em reais,

  • A. 2.370,60.
  • B. 1.523,17.
  • C. 1.958,73.
  • D. 2.031,94.
  • E. 2.149,71.

Um cimento asfáltico de petróleo classificado como CAP 30/45 possui

  • A. viscosidade Saybolt Furol a 60 °C entre 30 e 45 cP.
  • B. penetração a 25 °C entre 30 e 45 × 0,1 mm.
  • C. viscosidade Brookfield a 25 °C entre 30 e 45 s.
  • D. ponto de Fulgor máximo de 45 °C.
  • E. penetração retida máxima de 45%.

Em um telhado de duas águas, caracterizado por duas superfícies planas com declividades iguais ou distintas, unidas por uma linha central, a parte mais alta é denominada

  • A. frenchal.
  • B. platibanda.
  • C. cumeeira.
  • D. rincão.
  • E. espigão.

Na avaliação de defeitos de pavimentos asfálticos pode ser definido o IGG, que significa

  • A. Índice de Gravidade Geral.
  • B. Índice Geral de Gravidade.
  • C. Índice Global de Gerência.
  • D. Índice de Gravidade Global.
  • E. Índice de Gerência Global.

Para a elaboração de um projeto de restauração de pavimento asfáltico foi determinado o número N de solicitações do eixo padrão para um período de 10 anos. Para esta frota verificou-se que o fator de veículos vale 6,66 e o fator de eixos é igual a 2,25. Desta maneira, o fator de cargas é igual a

  • A. 5,58.
  • B. 4,41.
  • C. 14,99.
  • D. 8,91.
  • E. 2,96.

A avaliação da irregularidade longitudinal de pavimentos asfálticos consiste no levantamento dos desvios existentes na superfície do pavimento. A escala padrão de irregularidade adotada no Brasil é expressa em

  • A. centímetros/centímetros.
  • B. metros.
  • C. contagens/hora.
  • D. metros quadrados.
  • E. contagens/km.
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