Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Uma vantagem do método convencional de assentamento de pisos ou azulejos sobre o método de colagem é:

  • A. conter todos os componentes dosados por peso, evitando erros de composição na obra.
  • B. ser um serviço de lata produtividade.
  • C. não ser inflamável.
  • D. poder ser usado em pequenas espessuras (1 a 4 mm), minimizando o efeito de retração.
  • E. regularizar a superfície de assentamento compensando eventuais defeitos.

Em relação à inspeção de pontes rodoviárias, considere as afirmativas abaixo.

I. Teste com eletrodo de sulfato de cobre é utilizado para fornecer informações sobre falhas no concreto e posição das barras na armadura, que não podem ser obtidas por meio de testes com ultra-som com laser.

II. Teste de rebound avalia os efeitos da fadiga nas barras da armadura dos elementos de concreto, e pode ser usado em concreto armado convencional ou protendido.

III. Nas articulações Freyssinet e Mesnager, a inspeção deve concentrar-se na verificação de eventuais trincas ou fissuras existentes, em cima e em baixo da seção reduzida, e nas quebras de cantos do concreto.

 Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

A figura abaixo mostra o procedimento certo e recomendável para o remate e a impermeabilização de uma junta de dilatação.

Os detalhes 1, 2 e 3 são, respectivamente:

  • A. limitador de profundidade, mastique e vedação hidráulica.
  • B. mastique, argamassa de cimento e areia e isolante térmico.
  • C. limitador de dilatação, junta jeene e papel craft.
  • D. saliência do próprio concreto, limitador de profundidade e mastique anti-compressão.
  • E. filete de silicone, filete de silicone e argamassa de cal e areia.

Em estradas e rodovias, o dispositivo denominado dreno horizontal profundo ou dreno sub-horizontal

  • A.

    destina-se à drenagem de grandes áreas, pavimentadas ou não, normalmente usado em série, em sentido oblíquo em relação ao eixo longitudinal da rodovia ou estrada.

  • B.

    é utilizado para a aceleração do processo de adensamento de aterros construídos sobre depósitos de solos compressíveis, espessos e de baixa condição de permeabilidade.

  • C.

    tem por objetivo principal interceptar o fluxo de água subterrânea, por meio do rebaixamento de lençol freático, impedindo-o de atingir o subleito.

  • D.

    tem por objetivo drenar as águas situadas a pequena profundidade do corpo estradal, em que o volume não possa ser drenado pelo dreno "espinha de peixe".

  • E.

    aplica-se à prevenção e à correção de escorregamentos de taludes, nos quais a causa determinante da instabilidade é a elevação do lençol freático ou do nível piezométrico de lençóis confinados.

A seqüência correta para a impermeabilização de uma laje de cobertura é:

  • A. camada impermeabilizante e isopor.
  • B. apenas a camada impermeabilizante.
  • C. camada impermeabilizante e camada protetora mecânica.
  • D. regularização, camada impermeabilizante e camada protetora mecânica.
  • E. regularização e camada impermeabilizante.

Um material para ser utilizado na camada da sub-base do pavimento flexível deverá apresentar as seguintes características:

 

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

O procedimento correto para a desforma de uma laje retangular é partindo de:

  • A. 2 para o centro.
  • B. 4 para o centro.
  • C. 9 para as laterais simultaneamente.
  • D. 1 para os cantos simultaneamente.
  • E. qualquer ponto e em qualquer direção.

Para identificação e análise dos impactos ambientais de um empreendimento rodoviário, deverão ser conside-rados, principalmente os seguintes aspectos: o tipo, porte e extensão do empreendimento; as alternativas de traçado e variantes; o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto; as normas jurídicas, técnicas e administrativas e

  • A.

    a localização dos postos de pesagem de caminhões na área de influência do empreendimento.

  • B.

    o sistema proposto de controle operacional do empreendimento.

  • C.

    os planos governamentais.

  • D.

    as estatísticas existentes de contagens de tráfego na área de influência do empreendimento.

  • E.

    o cronograma de implantação do empreendimento.

É INCORRETO afirmar que o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, deverá, no mínimo, ter a seguinte estrutura:

  • A. forma de registro, manutenção e divulgação dos dados.
  • B. planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridade e cronograma.
  • C. estratégia e metodologia de ação.
  • D. prioridade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.
  • E. prazo mínimo de dois anos para avaliação e análise global do PPRA.

Com relação à avaliação estrutural dos pavimentos flexíveis, considere as afirmativas abaixo.

I. Viga Benkelman é um equipamento de medição para avaliação estrutural não destrutiva do pavimento.

II. No caso de projetos de restauração, o dimensionamento de recapeamentos asfálticos contra a reflexão de trincas e a consideração dos efeitos de camadas especiais intermediárias podem ser efetuados de forma confiável apenas por meio de modelos mecanístico-empíricos.

III. Um dos elementos que definem a condição estrutural de um pavimento é a capacidade apresentada pelas camadas de solos e de materiais granulares de resistir às deformações elásticas e plásticas induzidas pelas cargas do tráfego.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    III, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, apenas.

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