Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na montagem de uma infraestrutura de apoio compatível com o tipo e duração da obra não é necessário conhecer:
Uma empreiteira, contratada em regime de preços unitários, com reconhecida capacidade e ótimo desempenho, por questões conjunturais independentes do contrato, passa por dificuldades e atrasa o cronograma da obra. A atitude CORRETA a ser tomada é:
Na fase de planejamento ou projeto, não é importante ter:
Na fase de concepção ou viabilidade NÃO é importante:
Apoio topográfico planimétrico é um conjunto de
referências de nível, materializadas no terreno, que dá o controle altimétrico dos levantamentos topográficos e o seu referenciamento ao datum planimétrico do país.
pontos materializados no terreno, através de direções azimutais e distâncias, hierarquizados, onde os de ordem superior podem estar espaçados em até 100 km.
pontos materializados no terreno, que dá aos levantamentos topográficos os diversos "datum" de posição em relação à superfície terrestre, referenciando- os ao datum planimétrico do país.
pontos materializados no terreno, com coordenadas cartesianas e hierarquizados, onde os de ordem superior podem estar espaçados em até 10 km.
pontos materializados no terreno, por meio de coordenadas UTM, organizados em ordem crescente de distâncias e decrescente de complexidade e exatidão, referenciados ao GPS médio da região.
Há vários tipos de disjuntores, que são aplicados às instalações elétricas como o exemplificado na figura abaixo.
Um dos tipos de disjuntor consiste na reunião de três aparelhos num só proporcionando três categorias de proteção:
potencial, termomagnética e mecânica.
potência dissipada, eletrotécnica e térmica.
eletromotriz, diferencial e termomecânica.
térmica, eletromagnética e diferencial.
fusível, polimecânica e intermitente.
Durante as obras de reforma de um determinado órgão público, parte da edificação permaneceu em uso normal aos servidores e outra ficou restrita a pessoas não autorizadas e que não portem os EPI's exigidos pelas normas técnicas. Essa área foi devidamente identificada e isolada e avisos das regras foram espalhados pelo local. As obras ocorriam atrás de um tapume de altura de 2,20 m que isolava a visão das atividades de construção, mas não isolava do barulho e de vapores provenientes de determinados produtos utilizados nas construções.
Por conta dos ruídos causados pela obra, um servidor adentrou a área restrita, para localizar e informar ao engenheiro responsável que o barulho o estava incomodando, sem portar EPI's ou ter sido autorizado. Como a obra era interna ao edifício, o acesso não contava com guarita ou vigia, além de não contar com EPI´s destinados a visitantes.
Diante do exposto, é INCORRETO afirmar:
Caso o servidor insista em permanecer no local de obra, o engenheiro poderá acionar a segurança do local para que se proceda à retirada do indivíduo.
Assim que o engenheiro tomar conhecimento da entrada do visitante, este deverá ser imediatamente retirado da área de obra, por não ter sido autorizado previamente e não trajar os EPI's.
Deve ser registrada, em diário de obra, a entrada do visitante dentro do canteiro, por tratar-se de evento inesperado e sujeito a perigos.
Em função do visitante não portar os EPI's, o engenheiro deve acompanhá-lo por toda a sua visita para garantir sua integridade física.
Caso o funcionário venha a se ferir durante seu tráfego na área de obra, o engenheiro poderá ser acionado judicialmente, mesmo que não tenha existido autorização deste para a visita.
Sobre a normalização de Saúde e Segurança no Trabalho, é correto afirmar:
É obrigatório o fornecimento de água potável, filtrada e fresca, para os trabalhadores, por meio de bebedouros, na proporção de 1 equipamento para cada grupo de 30 trabalhadores ou fração.
Quaisquer instalações provisórias móveis devem contar com pé direito mínimo de 2,20 m e largura maior que uma vez e meia seu comprimento, sendo a menor medida superior a 2,60 m.
A área mínima necessária para utilização de um chuveiro em alojamentos é de 1,00 m2, contando com altura mínima entre o chuveiro e o piso de 2,40 m.
As camas dos alojamentos devem ter dimensões mínimas de 0,60 m х 1,80 m, contendo colchões de espuma de espessura mínima de 20 cm e densidade superior a 40.
Podem ser utilizados contêineres como instalações provisórias, desde que possuam área de ventilação natural efetiva mínima igual a 15% da área do piso.
Para emissão da "Carta de Habite-se", as exigências a serem cumpridas, dentre outras, são:
seguro contra riscos de acidentes do trabalho; comprovante de pagamento de taxa para conferência de demarcação e cota de soleira; projeto de canteiro de obras aprovado, mesmo que não ocupe área pública.
registro do imóvel; conjunto contendo projeto arquitetônico das áreas comuns do imóvel e respectiva Guia de Arrecadação do IPTU; laudo de vistorias do Corpo de Bombeiros, com "de acordo" da Secretaria de Finanças da Prefeitura local.
conjunto de cópias do Projeto da Rede de Incêndio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, nas residências unifamiliares; relatório de fiscalização da Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura; escritura do imóvel.
comprovante de pagamento da taxa relativa à área construída; conjunto contendo projeto de cálculo estrutural completo e cópia da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica); escritura do imóvel.
projeto de fundação, devendo constar a locação das estacas, detalhes das estacas, planta de fôrma e ferragens dos blocos e viga baldrame; comprovante de pagamento para a taxa de Alvará de Construção; declaração de "nada consta" da fiscalização.
NÃO poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obras ou serviços e do fornecimento de bens a eles necessários, conforme legislação pertinente:
I. o autor do projeto, básico ou executivo, pessoa física ou jurídica;
II. empresa, isoladamente ou em consórcio, responsável pela elaboração do projeto básico ou executivo ou da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de 5%, cinco por cento, do capital com direito a voto ou controlador, responsável técnico ou subcontratado;
III. servidor ou dirigente de órgão ou entidade contratante ou responsável pela licitação.
É correto o que consta em
I, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...