Lista completa de Questões de Engenharia Civil da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Princípios como resistência dos materiais, esforços e tensões são fundamentais e devem ser considerados no cálculo estrutural. Assim sendo, no dimensionamento de uma laje adotou-se como cargas permanentes somente o peso próprio da laje, sem o revestimento, e carga acidental de 300 kg/m2, referentes ao tráfego de pessoas e mobiliário. O aço empregado na estrutura foi o CA-50A e a laje foi fundida com concreto C30, na espessura de 10 cm. Neste contexto, assinale a alternativa correta sobre dimensionamento de lajes.
Toda a laje deve receber armação nas duas direções, mesmo as que tenham comprimento maior que duas vezes a largura.
Sempre deve existir aço negativo no encontro da borda da laje com a lateral da viga.
Para o uso de isopor em substituição à lajota cerâmica, deve-se acrescer 25% na área de aço da laje.
Lajes maiores que 10 m de comprimento devem, obrigatoriamente, possuir uma junta de dilatação.
Lajes em formato redondo devem receber aço em três direções horizontais: 0º, 30º e 60º.
A resistência de uma torneira elétrica de 2 000 W e 220 V é, em Ohms, de aproximadamente:
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Com relação à gestão de resíduos na construção civil, considere:
I. Agregado reciclado é o material granular proveniente do beneficiamento de resíduos de construção que apresentem características técnicas para a aplicação em obras de construção civil.
II. Reutilização é o processo de reaplicação de um resíduo, sem transformação química, como é o caso dos resíduos provenientes da demolição de paredes de alvenaria aplicados como agregados em argamassas.
III. O resíduo de Classe C só pode ser reciclado, enquanto que o de Classe D pode ser reciclado ou reutilizado, sendo que ambos são considerados nãoperigosos.
É correto o que consta em
I e II, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
Engenharia Civil - Resistência dos Materiais e Análise Estrutural - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Para construir uma ponte em arco, foram indicadas várias soluções de geometria em arco. A ponte possui comprimento de 100 m e altura máxima de 50 m. A curva matemática que oferecerá a melhor relação custo/benefício para a execução dessa ponte é
elípse.
parábola.
semi-círculo.
catenária.
logarítimica.
As pressões estáticas, dinâmica e de serviço, são respectivamente:
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Quando o proprietário gerencia os recursos e contrata profissionais para a gerência técnica e administrativa da obra, podendo adotar soluções distintas para obras de pequeno e grande porte, trata-se do tipo de administração
planejada.
direta.
executiva.
fundamentada.
deempreitada parcial.
As figuras abaixo referem-se aos arranjos básicos dos estribos das vigas. Indique a seqüência correta:
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Quanto ao conceito de perdas, analise:
I. Relacionadas com a sincronização e o nivelamento do fluxo de materiais e com as atividades dos trabalhadores, podem envolver tanto perdas de mãode- obra quanto de equipamentos, como, por exemplo, paradas nos serviços originadas por falta de disponibilidade de equipamentos ou de materiais.
II. Estão associadas ao manuseio excessivo ou inadequado dos materiais e componentes em função de má programação das atividades ou de layout ineficiente, como tempo excessivo despendido em movimentação devido às grandes distâncias entre estoques e o guincho, quebra de materiais devido ao seu duplo manuseio ou ao uso de equipamento de transporte inadequado.
III. Associadas à existência de estoques excessivos, em função da programação inadequada na entrega dos materiais ou de erros de orçamento, podendo gerar situações de falta de locais adequados para a deposição dos estoques/materiais. Também decorrem da falta de cuidados no armazenamento dos materiais. Podem resultar tanto em perdas de materiais quanto de capital.
IV. Decorrem da utilização de um material de valor ou características de desempenho superiores ao especificado, tais como: utilização de argamassa com traços de maior resistência que a especificada, utilização de tijolos maciços no lugar de blocos cerâmicos furados.
As descrições apresentadas, referem-se, respectivamente, a perdas
no processamento; nos estoques; no movimento; por substituição.
no processamento; por substituição; no movimento; por superprodução.
pela elaboração de produtos defeituosos; por desempenho do produto; por retração, por superprodução.
nos estoques; por substituição; por superprodução; no processamento.
por espera; por transporte; nos estoques; por substituição.
Quanto ao formato, os agregados podem ser cúbicos, alongados ou lamelares. Para concreto fresco, é INCORRETO afirmar que os
Engenharia Civil - Planejamento de Projetos e Obras: Programação e Controle - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Quanto ao nível de rigor na aplicação da engenharia de avaliação, na construção civil, analise:
I. NÍVEL 1: vistoria para a identificação das anomalias profundas, elaboradas por profissional graduado com certificação pelo INMETRO, contando com orientação técnica de profissional de laboratório de ensaios tecnológicos acreditado.
II. NÍVEL 2: vistoria para a identificação de anomalias aparentes identificadas com o auxílio de equipamentos regularmente calibrados, elaborada por profissionais de diversas especialidades, contendo indicação e orientação de técnicos da Associação de Engenharia de Avaliação e Emissão de Laudos Técnicos.
III. NÍVEL 3: vistoria para a identificação de anomalias aparentes e das ocultas constatáveis com o auxílio de equipamentos, incluindo testes e ensaios locais e ou laboratoriais específicos, elaborada por profissionais de diversas especialidades, contendo indicação de orientações técnicas pertinentes.
É correto o que consta em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...