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Considere as figuras.
As figuras I e II acima indicam, respectivamente, as camadas de um pavimento flexível e rígido. Os números 1, 2 e 4, no pavimento flexível e as letras X e Z no pavimento rígido, são chamadas tecnicamente de
reforço, base, sub-base, placa e reforço.
leito, subleito, sub-base, pavimento e base.
subleito, leito, base, revestimento e subleito.
leito, subleito, base, base e leito.
subleito, reforço do subleito, base, placa e subleito.
O ensaio de Marshall é realizado em uma mistura betuminosa para determinar, além da sua estabilidade,
sua fluência.
sua viscosidade.
o início de pega.
o início de fulgor.
sua resistência ao desgaste.
Em uma usina de asfalto, quando o material asfáltico é adicionado aos agregados nos misturadores, está configurado o ensaio para a determinação do efeito do calor e do ar, permitindo a medição da penetração, que varia em função da massa betuminosa sofrer
redução do ponto de fluidez.
exsudação.
aumento do ponto de fulgor.
endurecimento.
encruamento.
Uma via projetada para um volume de tráfego de 3 500 veículos por hora, com vida útil provável estabelecida de 3 anos, teve seu projeto de sinalização desenvolvido. Nos trechos em que a sinalização horizontal de tráfego ocorre no mesmo sentido, o material a ser aplicado é
termoplástico tipo extrudado, na cor amarela.
estireno butadieno, na cor amarela.
termoplástico tipo spray, na cor branca.
borracha clorada, nas cores laranja e branca.
tinta estireno acrilato, na cor branca.
Entre os equipamentos utilizados na fase de regularização de subleitos em obras de rodovias, destacam-se:
motoniveladora pesada com escarificador, pulvimisturador e carro tanque distribuidor de água.
trator de esteira com lâmina, soquetes mecânicos e rolo compactador liso autopropelido.
vibro-acabadoras, rolo compactador pneumático e distribuidores de agregado.
fresadora, usina de microrevestimento e distribuidores de agregados.
espargidores, pré-misturadores e vassouras mecânicas.
O serviço de acompanhamento de obras rodoviárias:
I. Consiste em assumir a responsabilidade dos encargos técnicos e legais decorrentes da organização levada a efeito, e de desenvolver as diversas áreas da obra. Verificar a eficiência e eficácia dos trabalhos, licitude das compras e fornecimentos, enfim, gerência integral, no tocante à administração da empresa.
II. Consiste em fiscalizar a fiel execução de uma obra ou serviço, oferecendo uma assistência técnica permanente, em que a responsabilidade pelas orientações e instruções prestadas na obra é do cliente. Exige nível, esquadro e prumo, como também o cumprimento das especificações de serviços e materiais. Deve ser feita a conferência de todas as medidas e dos detalhes métricos, assim como, de todos os acabamentos.
III. Deve ser assumido pelo profissional ético o encargo técnico-administrativo da direção e execução da obra, respondendo pela fiel execução dos serviços. Além do mais, o profissional deverá prever, coordenar, dirigir e controlar a qualidade da obra, como seu gestor, exercendo as funções de acordo com as normas legais vigentes e entregando a obra ou serviço em condições de ser utilizada pelo cliente e em concordância integral com os projetos, especificações, detalhes e demais elementos técnicos fornecidos.
IV. É um serviço de alta repercussão técnica pelos efeitos decorrentes, em que a orientação técnicoadministrativa apresentar-se-á por meio de um relatório. Uma vez conhecido o projeto ou os contratos de execução, deve-se estabelecer a política administrativa da empresa no setor técnico.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
Durante a terraplenagem de um trecho de rodovia, foram transportados: (I) 700 m3 de areia, (II) 600 m3 de silte, (III) 800 m3 de argila-siltosa e (IV) 950 m3 de siltearenoso. Porém, o contrato prevê o pagamento do transporte dos volumes medidos no corte, antes da desagregação. O valor pago no transporte é de R$ 3,00/m3/km. A distância de transporte é de 20 km. Os valores dos empolamentos dos respectivos solos estão apresentados abaixo. O valor calculado do montante a ser pago pelo transporte total será de
R$ 286.800,00
R$ 233.999,00
R$ 155.700,00
R$ 143.400,00
R$ 125.200,00
A figura abaixo descreve os movimentos de terra, que ocorrem em uma rodovia durante as obras de terraplenagem. Esse gráfico representa uma importante ferramenta, de uso corrente, no planejamento econômico de um projeto rodoviário.
Trata-se
do Gráfico de Isopletas.
da Curva de CBR.
do Diagrama de Brückner.
da Linha Datum.
do Quadro de Borges.
Às questões de números 47 e 48 referem-se a figura abaixo que representa a seção de um pilar de concreto armado.
A taxa de armadura, em percentagem, é aproximadamente:
igual a taxa mínima exigida por Norma.
1,0.
1,1.
2,2.
igual a taxa máxima fixada em Norma.
Às questões de números 47 e 48 referem-se a figura abaixo que representa a seção de um pilar de concreto armado.
A carga vertical suportada pela coluna, em tf, é aproximadamente:
715
395
550
590
827
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