Lista completa de Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere um equipamento que custa R$ 500.000,00, com vida útil de 8 anos, e que terá um valor esperado de revenda de R$ 100.000,00, após este período. Pelo método de depreciação linear, o valor de depreciação por ano desse equipamento, em reais, é
500.000,00.
100.000,00
75.000,00.
62.500,00.
50.000,00
Uma gráfica, com uma impressora e uma encadernadora, recebeu 4 trabalhos para imprimir e encadernar (tabela). Considerando os tempos de processamento apresentados na tabela, qual a sequência de programação dos trabalhos para minimizar o tempo de processamento do último trabalho a ser executado?
A, B, C, D
A, C, B, D
B, D, C, A
C, D, A, B
D, C, B, A
Uma empresa fabrica barcos de luxo com projetos individualizados, esportivos ou offshore, por encomenda. Com a crise econômica e queda no volume de vendas, ela está analisando a alternativa de produção de lanchas de 20 pés com um projeto padronizado que permite a customização do espaço interno. Após reuniões para elaborar o planejamento estratégico, a diretoria decidiu manter a fabricação de barcos de luxo e também produzir lanchas de 20 pés de casco e estrutura padronizados com interior customizado. Entretanto, entrar no mercado de lanchas de 20 pés customizadas para classe média alta exige aumento na capacidade de produção e maior rapidez na entrega do produto final, com prazos inferiores aos praticados nos barcos de luxo. Neste contexto, qual(is) é(são) a(s) estratégia(s) de produção indicada(s) para os barcos de luxo e para as lanchas de 20 pés?
Fabricação por encomenda de barcos de luxo e montagem por encomenda das lanchas de 20 pés.
Fabricação por encomenda de barcos de luxo e produção para estoque de lanchas de 20 pés.
Montagem por encomenda de barcos de luxo e produção para estoque de lanchas de 20 pés.
Montagem sob encomenda em ambas as situações.
Fabricação por encomenda em ambas as situações.
Com relação aos ciclos de vida dos dois produtos mostrados na figura acima, analise as afirmações a seguir.
I - O produto A teve um pico de vendas maior, mas permaneceu menos tempo na fase de maturidade que o produto B.
II - O estágio de introdução do produto B durou menos tempo do que o do produto A.
III - A taxa de aceitação durante o estágio de crescimento é semelhante nos dois produtos.
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)
I.
I e II.
I e III.
II e III.
I, II e III.
Os custos de qualidade podem ser classificados em custos de prevenção, de avaliação, de falhas internas e de falhas externas. Relacione o tipo de custo com os respectivos exemplos.
Está correta a associação
I - R, III - Q e IV - P
I - R, III - P e IV - Q
I - P, II - Q e III - R
II - R, III - P e IV - Q
II - P, III - R e IV - Q
Uma empresa tem uma retífica que atualmente apresenta um Tempo Médio entre Falhas (TMEF) de 72 horas e o Tempo Médio de Reparo (TMDR) de 18 horas. A empresa opera apenas nos dias úteis e está avaliando as seguintes alternativas para aumentar a disponibilidade do equipamento:
alternativa 1: contratar uma empresa de manutenção preventiva para trabalhar nos fins de semana, o que aumentará o TMEF para 102 horas.
alternativa 2: substituir a equipe de manutenção por uma equipe treinada no fornecedor do equipamento, o que reduzirá o TMDR para 8 horas.
Com base nestas informações, é correto afirmar que asituação atual tem disponibilidade maior que a alternativa 1 e menor que a alternativa 2.
situação atual tem disponibilidade maior que a alternativa 2 e menor que a alternativa 1.
alternativa 1 apresenta maior disponibilidade que a alternativa 2, e as duas alternativas apresentam disponibilidade maior que a situação atual.
alternativa 2 apresenta maior disponibilidade que a alternativa 1, e as duas alternativas apresentam disponibilidade menor que a situação atual.
alternativa 2 apresenta maior disponibilidade que a alternativa 1, e as duas alternativas apresentam disponibilidade maior que a situação atual.
A curva característica de operação (CCO), representada na figura acima, descreve o plano de aceitação de lotes produzidos a partir da análise dos dados das respectivas amostras. A curva CCO mostra as características do plano de amostragem e dos riscos de aceitar ou recusar uma amostra indevidamente. As letras A, B e C, respectivamente, representam
lotes bons, zona de indiferença e lotes ruins.
lotes bons, lotes ruins e lotes de amostras não válidas.
lotes ruins, lotes aceitáveis e lotes bons.
lotes ruins, lotes aceitáveis e lotes bons. (D) lotes ruins, lotes de amostras não válidas e lotes bons.
lotes ruins, zona de indiferença e lotes bons.
Deseja-se concluir a elaboração do plano agregado de produção da Tabela 1, considerando que a empresa deve atender obrigatoriamente à demanda do período com o menor custo possível. Considere que a empresa adotou uma estratégia de cadência constante, que os custos de estocagem são desprezíveis, que pode produzir um máximo de 100 unidades com uso de horas extras por período e que não existe limite para subcontratação. Qual é o estoque no final do período 4?
0
100
200
300
Nos quatro períodos do plano da Tabela 1, os custos da empresa, em reais, com a produção em horas extras e com a subcontratação, respectivamente, são:
1.500,00 e 12.000,00.
3.000,00 e 9.000,00.
4.500,00 e 6.000,00.
6.000,00 e 3.000,00.
7.500,00 e 1.500,00.
Engenharia de Produção e Egenharia Industrial - Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009
Existem alguns meios de transporte, que a sua utilização se define por meio da percentagem de peso dos componentes do veículo. No caso de um lançador espacial a percentagem carga útil, de estrutura, de combustível e de motor, deverá ser respectivamente:
3%, 6%, 86% e 5%;
13%, 30%, 37% e 20%;
28%, 52%, 12% e 8 %;
26%, 49%, 8% e 17 %;
18%, 40%, 34% e 8 %.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...