Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial do ano 2009

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Considere um equipamento que custa R$ 500.000,00, com vida útil de 8 anos, e que terá um valor esperado de revenda de R$ 100.000,00, após este período. Pelo método de depreciação linear, o valor de depreciação por ano desse equipamento, em reais, é

  • A.

    500.000,00.

  • B.

    100.000,00

  • C.

    75.000,00.

  • D.

    62.500,00.

  • E.

    50.000,00

Uma gráfica, com uma impressora e uma encadernadora, recebeu 4 trabalhos para imprimir e encadernar (tabela). Considerando os tempos de processamento apresentados na tabela, qual a sequência de programação dos trabalhos para minimizar o tempo de processamento do último trabalho a ser executado?

  • A.

    A, B, C, D

  • B.

    A, C, B, D

  • C.

    B, D, C, A

  • D.

    C, D, A, B

  • E.

    D, C, B, A

Uma empresa fabrica barcos de luxo com projetos individualizados, esportivos ou offshore, por encomenda. Com a crise econômica e queda no volume de vendas, ela está analisando a alternativa de produção de lanchas de 20 pés com um projeto padronizado que permite a customização do espaço interno. Após reuniões para elaborar o planejamento estratégico, a diretoria decidiu manter a fabricação de barcos de luxo e também produzir lanchas de 20 pés de casco e estrutura padronizados com interior customizado. Entretanto, entrar no mercado de lanchas de 20 pés customizadas para classe média alta exige aumento na capacidade de produção e maior rapidez na entrega do produto final, com prazos inferiores aos praticados nos barcos de luxo. Neste contexto, qual(is) é(são) a(s) estratégia(s) de produção indicada(s) para os barcos de luxo e para as lanchas de 20 pés?

  • A.

    Fabricação por encomenda de barcos de luxo e montagem por encomenda das lanchas de 20 pés.

  • B.

    Fabricação por encomenda de barcos de luxo e produção para estoque de lanchas de 20 pés.

  • C.

    Montagem por encomenda de barcos de luxo e produção para estoque de lanchas de 20 pés.

  • D.

    Montagem sob encomenda em ambas as situações.

  • E.

    Fabricação por encomenda em ambas as situações.

Com relação aos ciclos de vida dos dois produtos mostrados na figura acima, analise as afirmações a seguir.

I - O produto A teve um pico de vendas maior, mas permaneceu menos tempo na fase de maturidade que o produto B.

II - O estágio de introdução do produto B durou menos tempo do que o do produto A.

III - A taxa de aceitação durante o estágio de crescimento é semelhante nos dois produtos.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II e III.

  • E.

    I, II e III.

Os custos de qualidade podem ser classificados em custos de prevenção, de avaliação, de falhas internas e de falhas externas. Relacione o tipo de custo com os respectivos exemplos.

Está correta a associação

  • A.

    I - R, III - Q e IV - P

  • B.

    I - R, III - P e IV - Q

  • C.

    I - P, II - Q e III - R

  • D.

    II - R, III - P e IV - Q

  • E.

    II - P, III - R e IV - Q

Uma empresa tem uma retífica que atualmente apresenta um Tempo Médio entre Falhas (TMEF) de 72 horas e o Tempo Médio de Reparo (TMDR) de 18 horas. A empresa opera apenas nos dias úteis e está avaliando as seguintes alternativas para aumentar a disponibilidade do equipamento:

�� alternativa 1: contratar uma empresa de manutenção preventiva para trabalhar nos fins de semana, o que aumentará o TMEF para 102 horas.

�� alternativa 2: substituir a equipe de manutenção por uma equipe treinada no fornecedor do equipamento, o que reduzirá o TMDR para 8 horas.

Com base nestas informações, é correto afirmar que a

  • A.

    situação atual tem disponibilidade maior que a alternativa 1 e menor que a alternativa 2.

  • B.

    situação atual tem disponibilidade maior que a alternativa 2 e menor que a alternativa 1.

  • C.

    alternativa 1 apresenta maior disponibilidade que a alternativa 2, e as duas alternativas apresentam disponibilidade maior que a situação atual.

  • D.

    alternativa 2 apresenta maior disponibilidade que a alternativa 1, e as duas alternativas apresentam disponibilidade menor que a situação atual.

  • E.

    alternativa 2 apresenta maior disponibilidade que a alternativa 1, e as duas alternativas apresentam disponibilidade maior que a situação atual.

A curva característica de operação (CCO), representada na figura acima, descreve o plano de aceitação de lotes produzidos a partir da análise dos dados das respectivas amostras. A curva CCO mostra as características do plano de amostragem e dos riscos de aceitar ou recusar uma amostra indevidamente. As letras A, B e C, respectivamente, representam

  • A.

    lotes bons, zona de indiferença e lotes ruins.

  • B.

    lotes bons, lotes ruins e lotes de amostras não válidas.

  • C.

    lotes ruins, lotes aceitáveis e lotes bons.

  • D.

    lotes ruins, lotes aceitáveis e lotes bons. (D) lotes ruins, lotes de amostras não válidas e lotes bons.

  • E.

    lotes ruins, zona de indiferença e lotes bons.

Deseja-se concluir a elaboração do plano agregado de produção da Tabela 1, considerando que a empresa deve atender obrigatoriamente à demanda do período com o menor custo possível. Considere que a empresa adotou uma estratégia de cadência constante, que os custos de estocagem são desprezíveis, que pode produzir um máximo de 100 unidades com uso de horas extras por período e que não existe limite para subcontratação. Qual é o estoque no final do período 4?

  • A.

    0

  • B.

    100

  • C.

    200

  • D.

    300

  • E. 400

Nos quatro períodos do plano da Tabela 1, os custos da empresa, em reais, com a produção em horas extras e com a subcontratação, respectivamente, são:

  • A.

    1.500,00 e 12.000,00.

  • B.

    3.000,00 e 9.000,00.

  • C.

    4.500,00 e 6.000,00.

  • D.

    6.000,00 e 3.000,00.

  • E.

    7.500,00 e 1.500,00.

Existem alguns meios de transporte, que a sua utilização se define por meio da percentagem de peso dos componentes do veículo. No caso de um lançador espacial a percentagem carga útil, de estrutura, de combustível e de motor, deverá ser respectivamente:

  • A.

    3%, 6%, 86% e 5%;

  • B.

    13%, 30%, 37% e 20%;

  • C.

    28%, 52%, 12% e 8 %;

  • D.

    26%, 49%, 8% e 17 %;

  • E.

    18%, 40%, 34% e 8 %.

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