Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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No sistema de custeio por ordem de serviço, há três tipos de custos a serem considerados: o de Mão de Obra Direta (MOD), o de Materiais Diretos (MD) e o Custo Indireto de Fabricação (CIF). Considerando um CIF estimado de R$ 20.000,00; um custo por hora de MOD de R$ 5,00; um gasto com MD de R$ 80.000,00 para uma produção estimada de 20.000 unidades do produto Y e a necessidade de 1 hora de trabalho para cada 5 unidades produzidas, o custo de fabricação do produto Y para

  • A. 4.000 unidades é de R$ 40.000,00.
  • B. 5.000 unidades é de R$ 30.000,00.
  • C. 6.000 unidades é de R$ 48.000,00.
  • D. 7.000 unidades é de R$ 35.000,00.
  • E. 8.000 unidades é de R$ 42.000,00.

O custo dos produtos vendidos é um dos principais itens que afetam o lucro de uma empresa. Ele pode ser determinado pelo custeio por absorção ou pelo custeio direto. Em uma situação em que as unidades produzidas excedem as unidades vendidas, o lucro operacional apurado pelo(s)

  • A. custeio direto será menor que o lucro operacional apurado pelo custeio por absorção.
  • B. custeio direto será maior que o lucro bruto apurado pelo custeio por absorção.
  • C. custeio por absorção será menor que o lucro operacional apurado pelo custeio direto.
  • D. dois métodos de custeio será diferente na mesma proporção dos custos variáveis.
  • E. dois métodos de custeio será idêntico, alterando-se apenas o método de cálculo para efeitos fiscais.

A depreciação consiste no registro contábil relativo ao desgaste sofrido pelos bens produtivos. Dentre os métodos de cálculo, há aqueles denominados acelerados, como o método da soma dos dígitos anuais. Supondo-se um bem produtivo cuja vida útil seja de 5 anos, o custo de aquisição, de R$ 180.000,00 e o valor residual, de R$ 25.000,00, a depreciação contábil, em reais, pelo método citado acima, será de, aproximadamente,

  • A. 72.000,00 no 1º ano e de 43.200,00 no 2º ano.
  • B. 60.000,00 no 1º ano e de 48.000,00 no 2º ano.
  • C. 60.000,00 no 1º ano e de 31.000,00 no 4º ano.
  • D. 52.000,00 no 1º ano e de 21.000,00 no 4º ano.
  • E. 31.000,00 no 1º ano e de 31.000,00 no 5º ano.

Os índices financeiros permitem que os gestores obtenham informações relevantes para a operação da empresa. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I – Os índices de lucratividade relacionam o retorno da empresa com suas vendas, seus ativos ou seu patrimônio líquido.

II – Os índices de liquidez medem a capacidade da empresa em arcar com suas obrigações a curto e longo prazo.

III – Os índices de atividade medem a rapidez com que as várias contas se convertem em vendas ou caixa.

IV – Os índices de endividamento medem o montante de recursos de terceiros sendo usado.

V – Os índices de lucratividade, liquidez, atividade e endividamento, mesmo de forma conjunta, não permitem uma visão geral do desempenho financeiro da empresa.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, IV e V.
  • E. III, IV e V.

A estrutura de custos – proporções relativas de custos fixos e custos variáveis – exerce forte impacto sobre o lucro ao longo do tempo, por meio da alavancagem operacional. Nessa relação entre estrutura de custos, alavancagem operacional e variações do lucro operacional, quanto maior a proporção dos custos

  • A. fixos, maior a alavancagem operacional e maior o impacto das variações nas vendas sobre o lucro.
  • B. fixos, maior a alavancagem operacional e menor o impacto das variações nas vendas sobre o lucro.
  • C. fixos, menor a alavancagem operacional e maior o impacto das variações nas vendas sobre o lucro.
  • D. variáveis, maior a alavancagem operacional e maior o impacto das variações nas vendas sobre o lucro.
  • E. variáveis, maior a alavancagem operacional e menor o impacto das variações nas vendas sobre o lucro.

Em seu modelo de análise, Porter destaca cinco fatores de competitividade dentro de uma indústria, denominados forças competitivas. Essas forças correspondem a

  • A. fornecedores, novos entrantes, compradores, produtos complementares e produtos substitutos.
  • B. intensidade da rivalidade, estrutura de custos, economias de escala, produtos substitutos e compradores.
  • C. intensidade da rivalidade, estrutura de custos, produtos substitutos, economias de escala e compradores.
  • D. novos entrantes, compradores, fornecedores, produtos substitutos e intensidade da rivalidade.
  • E. novos entrantes, intensidade da rivalidade, fornecedores, produtos substitutos e economias de escala.

Quando uma empresa estipula metas de crescimento em vendas, lucros, participação de mercado, entre outras, ela precisa estabelecer suas estratégias de crescimento. No que tange a essas estratégias, leia as afirmativas abaixo.

I – Quando a empresa adquire outras que a suprem, está realizando uma integração vertical direta (para frente).

II – A integração horizontal pressupõe a absorção de concorrentes diretos.

III – A estratégia de diversificação relacionada tem como uma de suas razões a tentativa de diluição dos riscos entre diversos setores industriais.

IV – A integração horizontal possibilita que as organizações se desfaçam dos negócios não lucrativos.

V – A diversificação concentrada permite o uso de recursos de forma compartilhada.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • A. I e IV.
  • B. II e III.
  • C. II e V.
  • D. I, III e V.
  • E. III, IV e V.

Os estilos de direção estão relacionados à maneira como os gestores percebem o comportamento humano nas organizações. McGregor distingue duas concepções opostas de estilo de direção, expressas nas Teorias X e Y. Considere os argumentos abaixo relacionados a essas teorias.

I – As pessoas são criativas e podem ser automotivadas.

II – O salário é tratado como recompensa.

III – O ambiente é de desconfiança, vigilância e controle.

IV – O salário é tratado como punição.

V – O ser humano não gosta de trabalhar, faz o mínimo possível.

A classificação das características acima listadas de acordo com o estilo de direção é

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O Boston Consulting Group desenvolveu e popularizou uma abordagem de formulação de estratégia denominada Matriz BCG, que auxilia a empresa a ter uma carteira equilibrada de negócios. O posicionamento de cada negócio, na matriz, depende de seu desempenho nos vetores:

  • A. taxa de crescimento do mercado e participação relativa no mercado.
  • B. taxa de crescimento do mercado e pontos fortes do negócio.
  • C. atratividade do setor e pontos fortes do negócio.
  • D. atratividade do setor e tamanho do negócio.
  • E. participação relativa do mercado e tamanho do negócio.
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