Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O benchmarking é o processo de aprender com os outros e envolve a comparação do seu próprio desempenho ou método com o de outras operações comparáveis. As empresas usam o benchmarking para

  • A.

    compreender melhor como empresas líderes atuam de maneira a aperfeiçoar seus próprios processos.

  • B.

    copiar ou imitar operações bem-sucedidas de outras organizações.

  • C.

    promover projetos isolados de melhoria de processos.

  • D.

    comparar processos semelhantes de empresas similares do mesmo setor industrial.

  • E.

    fazer espionagem industrial em grandes empresas.

Uma vantagem da simulação, em contraposição a modelos analíticos, é que a simulação

  • A.

    costuma exigir poucas rodadas para ter uma boa estimativa do valor objetivo para uma determinada decisão.

  • B.

    é uma técnica a partir da qual é possível a obtenção de alguma apreciação para a variabilidade de resultados de interesse.

  • C.

    produz, em cada rodada, apenas estimativas das verdadeiras características do sistema analisado, para um conjunto particular de parâmetros de entrada, tal como o modelo analítico.

  • D.

    dispensa a necessidade de análise da validade do modelo.

  • E.

    pode exigir a avaliação de várias decisões possíveis, tal como o modelo analítico.

Os gráficos de controle da qualidade são elementos visuais para o monitoramento de características dos produtos e processos, de forma a indicar alterações numa linha de produção. Para planejar um gráfico de controle, é preciso estabelecer

  • A.

    a meta da organização e um grande volume de produção.

  • B.

    a variância e envolver toda a empresa nos processos.

  • C.

    a frequência de amostragem e o tamanho da amostra.

  • D.

    ações complexas no processo e agregar valor ao produto.

  • E.

    uma linha para novos produtos e retirar uma grande amostra diversas vezes.

Um indício do controle INADEQUADO da qualidade num processo é

  • A.

    fazer uso do método Kaizen.

  • B.

    ter operações duplicadas no processo produtivo.

  • C.

    executar ações abrangentes em todo o processo de qualidade.

  • D.

    planejar o processo de produção para minimizar os custos.

  • E.

    trabalhar com produção Just in Time.

  • A.

    90 e 117

  • B.

    118 e 121

  • C.

    122 e 127

  • D.

    128 e 132

  • E.

    135 e 140

Numa indústria fabricante de computadores pessoais, o departamento de montagem de desktop compacto tem quinze montadores. Cada um dos montadores trabalha oito horas por dia e faz a montagem de 16 aparelhos por hora. A capacidade do departamento de montagem calculada pelo número de desktop por dia é de

  • A.

    120

  • B.

    960

  • C.

    1.920

  • D.

    6.720

  • E.

    28.800

NÃO se enquadra(m) no conceito de responsabilidade social empresarial a(s)

  • A.

    governança corporativa

  • B.

    contratação de funcionários de diversas origens étnicas e sociais

  • C.

    produção de bens não prejudiciais ao consumidor

  • D.

    ausência de planos de contingência

  • E.

    preocupações com o meio ambiente

O método de custeio legalmente permitido para avaliação de estoques é denominado

  • A.

    Custeio por absorção

  • B.

    Custeio Pleno

  • C.

    Método ABC

  • D.

    Método do Custeio Variável

  • E.

    Custeamento Funcional

O break-even point é o ponto em que o(a)

  • A.

    lucro supera a receita.

  • B.

    lucro iguala a receita.

  • C.

    despesa supera a receita.

  • D.

    receita supera a despesa.

  • E.

    receita e a despesa se igualam.

O planejamento estratégico é condição precípua para a sobrevivência das organizações modernas, dado que o dinamismo ambiental, sua flexibilidade e mutação constante contrastam com o ambiente organizacional estático de um passado recente. Planejar é palavra-chave para as organizações se ajustarem às mudanças globais. Analise as características listadas abaixo.

I – Especifi ca o rumo da organização, permitindo direcionar esforços dos seus membros para um objetivo comum.

II – Promove a integração e a coordenação das atividades dos membros organizacionais.

III – Facilita a identifi cação das pessoas com a organização.

IV – Serve de fundamento para o processo decisório.

As características que correspondem às vantagens do planejamento estratégico quando relacionadas, respectivamente, ao senso de direção e ao foco nos esforços, são

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    III e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

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