Questões de Engenharia de Produção e Egenharia Industrial da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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Os princípios da Qualidade Total de uma empresa que fabrica componentes eletrônicos devem propiciar:

1) A delegação de responsabilidades a elementos mais próximo da ação a ser executada, para que o poder de decisão fique mais próximo dessa ação.

2) A gerência de processos em conjunto com o conceito de cadeia cliente-fornecedor, que desmantela empecilhos entre as áreas da empresa e provoca a integração de setores.

3) A participação mais efetiva, a maior colaboração e iniciativa dos funcionários, que é função do desenvolvimento de recursos humanos por meio de cursos, treinamento, palestras, etc.

Marque a resposta certa.

  • A. Somente a afirmativa 1 está certa.
  • B. Todas as afirmativas estão erradas.
  • C. Somente as afirmativas 1 e 2 estão certas.
  • D. Somente as afirmativas 2 e 3 estão certas.
  • E. Todas as afirmativas estão certas.

O processo de produção de um componente eletrônico está sob um sistema de controle de qualidade que aborda todo esse processo, sendo correta a seguinte afirmação sobre o controle de produção (CP).

  • A. O tipo de inspeção é intermitente e discreto.
  • B. O agente de controle é o contratante que solicitou o produto.
  • C. O tipo de controle é a conformidade do produto.
  • D. O agente de controle é o comprador do produto.
  • E. O que é controlado é o processo.

No controle por atributos num sistema de controle e garantia da qualidade das especificações de produtos para um empreendimento da indústria eletrônica, podem ser detectados os seguintes defeitos: 1) Os que impedem funcionamento do serviço ou do componente eletrônico e são denominados defeitos críticos. 2) Os principais são os que podem impedir o funcionamento do componente a curto ou longo prazo, sem serem caracterizados como defeitos críticos. 3) Os secundários são os que não impedem o funcionamento do componente, mas não permitem que esse cumpra totalmente os requisitos especificados. Quantos desses defeitos estão corretamente indicados?

  • A. Todos os três.
  • B. Somente o primeiro.
  • C. Somente o segundo.
  • D. Somente o terceiro.
  • E. Somente os dois últimos.

Elaborados os padrões almejados e toda a documentação do Sistema de Qualidade a ser implantado numa empresa, passa-se à sua efetivação a ser realizada de acordo com o ciclo PDCA, sendo incorreto afirmar que:

  • A. O ciclo PDCA deve ser de pleno domínio de todos os funcionários da empresa, inclusive os da linha de produção.
  • B. O PDCA estabelece a necessidade da verificação da aplicação dos padrões estabelecidos por meio de itens de controle de qualidade dos processos e dos custos.
  • C. O ciclo PDCA não permite a retroalimentação dos padrões de qualidade inicialmente estabelecidos.
  • D. O ciclo PDCA permite um real aproveitamento total do processo, e busca principalmente a redução de custos e o aumento da produtividade.
  • E. O PDCA exige que os processos devam ser executados de acordo com os padrões instituídos, permitindo a verificação dos resultados obtidos e de sua conformidade aos padrões estabelecidos.

O Sistema de Qualidade aplicado ao controle de qualidade de um projeto deve conter diversos parâmetros a serem atendidos. Portanto, ele não deve:

  • A. Incluir no seu escopo as diretrizes que garantam a existência de determinados parâmetros que operam como padrões de referência para delinear e efetivar o controle.
  • B. Incluir no seu escopo mapas de acompanhamento delineando a situação dos projetos de diversos empreendimentos e fases em execução, contendo somente códigos que especificam a situação dos projetos realizados.
  • C. Incluir no seu escopo os parâmetros de apresentação dos projetos de forma detalhada, especificando-se todos os documentos que devem compor cada parte do projeto e suas respectivas condições de apresentação.
  • D. Incluir no seu escopo um cronograma com todas as etapas do projeto e seus respectivos prazos para execução, e deve conter todas as alterações do projeto.
  • E. Incluir no seu escopo as diretrizes para o gerenciamento e coordenação do projeto com a finalidade de propiciar elevada produtividade, definir prazos e custos.

No sistema Internacional de Unidades (SI) tem-se:

  • A. Os prefixos das unidades no SI são sempre escritos em letras minúsculas.
  • B. Os prefixos das unidades no SI são sempre escritos em letras maiúsculas.
  • C. O prefixo nano no SI é representado por n e designa o fator 10-9.
  • D. O prefixo mega no SI é representado por M e designa o fator 103.
  • E. O prefixo giga no SI é representado por G e designa o fator 1.000.000.

Entre os principais objetivos da auditoria num Programa de Qualidade, não se inclui:

  • A. Assegurar que ele está sendo corretamente aplicado e é adequado aos objetivos especificados.
  • B. Verificar exclusivamente a aplicação de seus recursos financeiros.
  • C. Fornecer informações necessárias para o estabelecimento de ações corretivas.
  • D. Detectar oportunidades de melhoria no Sistema de Qualidade.
  • E. Permitir o reconhecimento do Sistema de Qualidade da entidade auditada.

Sobre as auditorias da qualidade não se pode afirmar que:

  • A. As auditorias internas são realizadas pela própria empresa, mas com pessoal independente não vinculado ao setor auditado.
  • B. As auditorias ao Sistema colocam ênfase na verificação dos procedimentos de execução e no controle da Qualidade.
  • C. As auditorias ao Produto visam, sobretudo, o produto acabado, isto é, a adequação do produto às especificações.
  • D. As auditorias externas não são auditorias de certificação ou auditorias de clientes.
  • E. As auditorias ao Processo colocam a ênfase na verificação dos procedimentos de execução e no controle da Qualidade.

O sistema de indicadores de planejamento estratégico denominado Balanced Scorecard oferece aos gerentes um referencial abrangente para traduzir os objetivos estratégicos da empresa num conjunto coerente de indicadores de desempenho. O escopo do Balanced Scorecard fundamenta-se nas seguintes premissas, exceto:

  • A. Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia.
  • B. Planejar, estabelecer metas e alinhar as iniciativas estratégicas.
  • C. Localizar os problemas, mas não definir rumos.
  • D. Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas.
  • E. Melhorar a retroalimentação (feedback) e o aprendizado estratégico.

  • A. Gerenciar é fazer da gestão estratégica uma rotina.
  • B. Envolver é buscar o envolvimento dos funcionários em todos os níveis.
  • C. Alinhe os processos, estrutura e tecnologias às demandas estratégicas.
  • D. Mapeie é a concepção de um mapa da estratégia que visa somente o aprimoramento dos custos.
  • E. Implementar é fazer a gestão de projetos necessários para efetivar a execução da estratégia.
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