Lista completa de Questões de Engenharia de Telecomunicações da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Há um aparelho, usado na comutação telefônica, que opera com teclas eletromecânicas, demanda muitos fios em sua instalação, está caindo em desuso atualmente e, entre todos, é o que tem menor capacidade. Ele é conhecido pela sigla
O protocolo HDLC pode ser considerado, no modelo OSI, como pertencente ao nível de:
Em redes padrão Ethernet 10Base-T, as conexões físicas com cabos de pares trançados são feitas com o uso de conectores do tipo:
O par trançado UTP é o cabo mais usado, atualmente, em redes locais. Sobre o UTP, em sua utilização em sistemas de cabeamento estruturado, NÃO se pode afirmar que:
possui uma malha metálica que forma uma blindagem contra interferências externas
possui geralmente 4 pares metálicos trançados com passos de torção diferentes, para minimizar a diafonia
pode ser usado para telefonia convencional (analógica).
necessita de ferramentas especiais para conectar o UTP aos respectivos conectores.
A figura acima mostra a representação esquemática dos elementos principais de um sistema de cabeamento estruturado, segundo a norma NBR 14565 - Procedimento Básico para Elaboração de Projetos de Cabeamento, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), emitida no ano de 2000.
A relação abaixo lista os diversos nomes possíveis dos elementos do sistema de cabeamento definidos na norma NBR 14565:
I - Armário de telecomunicações
II - Sala de entrada de telecomunicações
III - Sala de equipamento
IV - Área de Trabalho
V - Rede primária
VI - Rede secundária
A seqüência que relaciona corretamente os elementos da figura com seus respectivos nomes é:
As topologias de redes de comunicações de dados relacionam- se à forma como os enlaces físicos e os nós de comutação estão organizados e ligados. Assim, uma rede apresenta topologia em estrela, anel ou barramento. Uma outra classificação usada para as topologias refere-se à quantidade de nós que cada enlace interliga. Portanto, há enlaces ponto-a-ponto e enlaces multiponto. Desta forma, uma rede local ANSI/IEEE 802.5 (Token Ring) é uma rede em:
O padrão ANSI/IEEE 802.3, mais conhecido como padrão Ethernet para redes locais, considera, para interligar os componentes da rede, a topologia do tipo:
O modelo de referência ISO/OSI define sete níveis de protocolos: físico, enlace, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação. Alguns destes níveis estarão presentes tanto nos hosts como nos nós de comutação da sub-rede de comunicações. Outros somente estarão presentes nos hosts. Assinale a opção que contém níveis que somente estão presentes nos hosts
Engenharia de Telecomunicações - Modulação analógica e digital - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
freqüência em seu espectro é de 4 kHz, excursiona entre –V e +V volts. Considerando que essa forma de onda é fornecida a um PCM, cujo diagrama de blocos é mostrado na figura acima, qual é a menor taxa, expressa em termos de kbps, do sinal x(t) para que o erro de quantização não exceda 5% do maior valor de amplitude de s(t)?
Engenharia de Telecomunicações - Modulação analógica e digital - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
A modulação do sinal para a transmissão de dados binários é uma importante etapa do processo de transmissão de dados. Com relação a este tópico, considere as afirmações a seguir:
I - As modulações ASK (Amplitude Shift Keying), PSK (Phase Shift Keying) e FSK (Frequency Shift Keying) são exemplos de modulações digitais em banda básica.
II – Os padrões de modem utilizados para acesso à internet por linha discada utilizam, tipicamente, modulação passa-faixa.
III – A modulação QAM (Quadrature Amplitude Modulation) altera somente a amplitude da portadora em função dos bits a serem transmitidos.
As afirmações corretas são:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...