Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um determinado transformador cuja potência é 75 kVA alimenta uma carga de 50 kVA. A demanda máxima é de 40 kVA. Nessas condições, o percentual do fator de demanda, em %, é:
Com relação ao dispositivo conhecido como aterramento temporário, é correto afirmar que em serviços de manutenção na rede elétrica aérea de média tensão, após sua desenergização, deve ser instalado sempre:
O meio destinado a suprir a proteção contra choques elétricos quando massas ou partes condutivas acessíveis tornam-se acidentalmente vivas é denominado:
Com relação à proteção de estruturas contra descargas atmosféricas, pode-se afirmar que:
Define-se como nível de proteção o termo de classificação de um SPDA que denota sua eficiência. Este termo expressa a probabilidade com a qual um SPDA protege um volume contra os efeitos das descargas atmosféricas. Nesse sentido, em estruturas, tais como teatros, escolas, lojas de departamentos, áreas esportivas e igrejas, cujos efeitos das descargas atmosféricas podem causar danos às instalações elétricas e possibilidade de pânico, o nível de proteção considerado é o:
A figura abaixo representa esquema de proteção por relés diante da simulação de curto-circuito bifásico para a terra.
Nessas condições, o valor de i0 é representado por:
A afirmativa a seguir se refere às questões de números 37, 38, 39 e 40.
A potência total suprida a um motor de indução do tipo gaiola, trifásico, é 5.500 W e as perdas correspondentes ao estator são 200 W.
A perda de potência, quando o escorregamento é 5%, em W, vale:Com relação à proteção de subestação de energia elétrica, analise as afirmativas a seguir.
I Em uma subestação unitária com capacidade instalada menor ou igual a 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro), ou por meio de chave seccionadora e fusível, sendo que, neste caso, adicionalmente, a proteção geral, na baixa tensão, deve ser realizada através de disjuntor.
II Em uma subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada exclusivamente por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro).
III Os dispositivos que garantem simultaneamente a proteção contra correntes de sobrecarga e contra correntes de curto-circuito devem poder interromper qualquer sobrecorrente menor ou igual à corrente de curto-circuito presumida no ponto em que o dispositivo está instalado. Tais dispositivos podem ser disjuntores acionados através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro). Porém serão aceitos relés com princípio de funcionamento com retardo a líquido.
Das afirmativas acima:
Com vistas a futuras ampliações dos quadros de distribuição, deve ser previsto espaço de reserva com base no número de circuitos com que o quadro for efetivamente ocupado. Em vista disso, se a quantidade de circuitos efetivamente ocupado for de 24 circuitos, o espaço mínimo destinado à reserva (em número de circuitos) deverá ser de:
Observe a seguir, a fotografia do instrumento.
Este instrumento é adequado para se medir a:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...