Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere que, para elevar o fator de potência de determinada instalação elétrica hospitalar, seja necessária a instalação de um banco de capacitores em ligação Y que forneça potência reativa total de Q3%u03C6.(var), conforme apresentado na figura abaixo. Para essa potência reativa total, qual das fórmulas abaixo fornece o valor da capacitância (CY), em farads, por fase, considerando que a tensão de linha da instalação é V (em volts %u2013 valor eficaz) e f (freqüência em hertz)?
Sabe-se que em dois circuitos trifásicos equilibrados equivalentes ligados em Y e em %u0394, as suas impedâncias complexas se relacionam por Z%u0394 = 3. ZY . Se o banco de capacitores em ligação Y (CY por fase), que fornece uma potência reativa total de Q3%u03C6, for substituído por um banco de capacitores ligado em delta (C%u0394 entre fases), que fornece a mesma potência reativa total de Q3%u03C6, qual a relação entre os valores das capacitâncias C%u0394 e CY ?
Em determinada instalação elétrica hospitalar, uma carga trifásica equilibrada é alimentada por um sistema trifásico equilibrado CBA (seqüência negativa), tendo como referência a tensão VBC,conforme apresentado no circuito fasorial da figura abaixo: Qual das alternativas abaixo é a correta?
IB = 6 ∠-60o A
VCN = 120 ∠-150o V
VCA = 120 ∠240o V
Três transformadores monofásicos idênticos com Potência Nominal (Snom VA), tensão nominal de primário (Vpnom volts) e tensão nominal de secundário (Vsnom volts), são ligados para suprir uma carga trifásica equilibrada. Se ocorrer a danificação de um dos transformadores monofásicos, qual das alternativas é verdadeira?
É possível continuar alimentando uma carga trifásica equilibrada com esses dois transformadores monofásicos restantes e, para que não ocorra sobrecarga nesses transformadores, a potência máxima da carga trifásica é igual a
É possível continuar alimentando uma carga trifásica equilibrada com esses dois transformadores monofásicos restantes e, para que não ocorra sobrecarga nesses transformadores, a potência máxima da carga trifásica é igual a
É possível continuar alimentando uma carga trifásica equilibrada com esses dois transformadores monofásicos restantes e, para que não ocorra sobrecarga nesses transformadores, a potência máxima da carga trifásica é igual a
É possível continuar alimentando uma carga trifásica equilibrada com esses dois transformadores monofásicos restantes e, para que não ocorra sobrecarga nesses transformadores, a potência máxima da carga trifásica é igual a
Não é possível continuar alimentando uma carga trifásica equilibrada com esses dois transformadores monofásicos restantes, qualquer que seja o nível da potência absorvida pela carga.
Seja um transformador monofásico de 50 kVA, 1000V:100V, conforme mostrado na Figura A. O mesmo é ligado como autotransformador, como mostra a Figura B. Supõe-se que o enrolamento de 1000V tenha isolação suficiente de modo que ele pode resistir a uma tensão de 1100V em relação à terra. Assinale a alternativa que corresponde à potência aparente nominal como autotransformador.
500 kVA.
55 kVA.
550 kVA.
50 kVA.
45 kVA.
Em determinada instalação hospitalar tem-se o circuito trifásico apresentado na figura abaixo. Calcule o valor da potência ativa consumida pela carga trifásica, considerando que
P = 2000 W
P = 6000 W
P = 3000 W
P = 1500 W
P = 1000 W
Com relação a condutores, assinale a alternativa incorreta.
Em circuitos trifásicos, quando a seção dos condutores de fase for inferior ou igual a 25mm2 em cobre, o condutor de neutro, se existir, deverá possuir a mesma seção dos condutores de fase.
Os três critérios básicos para a determinação da seção mínima de um condutor de fase são: capacidade de condução de corrente, limites de queda de tensão e capacidade de condução de corrente de curto-circuito por tempo limitado.
Quando um motor apresentar mais de uma potência e/ou velocidade, a seção do condutor de fase que alimenta esse motor deve ser dimensionada de forma a satisfazer a maior corrente resultante.
Em circuitos trifásicos, quando for prevista a presença de harmônicos, o condutor de neutro, se existir, deverá possuir a mesma seção dos condutores de fase.
Quando da instalação de vários motores em paralelo com diferentes fatores de potência, a corrente total para o dimensionamento do condutor principal deve ser calculada considerando a média dos diferentes fatores de potência.
No dimensionamento da seção dos condutores elétricos para alimentação de motores de indução de mesma potência e mesma tensão de alimentação, qual das alternativas é correta?
Quanto mais baixo for o fator de potência do motor de indução, menor será a seção dos condutores.
Quanto mais alto for o fator de potência do motor de indução, menor será a seção dos condutores.
Quanto mais baixo for o fator de potência do motor de indução, menor será a isolação dos condutores.
Quanto mais alto for o fator de potência do motor de indução, maior será a isolação dos condutores.
O fator de potência do motor de indução não influencia no dimensionamento da seção dos condutores.
Qual das fórmulas abaixo é utilizada para o cálculo da resistência de um condutor composto por um único fio, em ohms?
Dados: L (m) – comprimento do condutor d (m) – diâmetro do condutor (mA 2) – área da seção do condutor σ(siemens/m) – condutividade elétrica do material do condutor
A respeito do efeito pelicular ou efeito skin em um conutor, qual das alternativas abaixo é verdadeira?
É o efeito que se caracteriza pela diminuição da densidade de corrente no interior do condutor, produzido pela ação do campo eletromagnético alternado aplicado ao mesmo. Esse efeito será menor quan alimentação
É o efeito que se caracteriza pelo aumento da densidade de corrente no interior do condutor, produzido pela ação do campo eletromagnético alternado aplicado ao mesmo. Esse efeito será maior quanto maioralimentação.
É o efeito que se caracteriza pela diminuição da densidade de corrente no interior do condutor, produzido pela ação do campo eletromagnético alternado aplicado ao mesmo. Esse efeito será maior quanto maioralimentação
É o efeito que se caracteriza pela aumento da densidade de corrente no interior do condutor, produzido pela ação do campo eletromagnético alternado aplicado ao mesmo. Esse efeito será menor quant o maior for a freqüência de alimentação.
É o efeito que se caracteriza pelo aumento da densidade de corrente no interior do condutor, produzido pela ação do campo eletromagnético alternado aplicado ao mesmo.Esse efeito não depende do valor da freqüência de alimentação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...