Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O grau de proteção de motores elétricos é dado pelas letras IP seguidas por dois algarismos. O segundo algarismo indica o grau de proteção contra
a perda de fluxo magnético dos enrolamentos do motor.
o vazamento de óleo dos mancais do rotor.
o contato acidental de dedos ou mãos no interior do motor.
a penetração de corpos sólidos estranhos no interior do motor.
a penetração de água no interior do motor.
Um motor de indução trifásico tem os enrolamentos conectados em triângulo e é alimentado por uma rede trifásica com tensão de linha de 220 V. Mudando os enrolamentos para conexão estrela e alterando-se para 380 V a tensão da linha, cada enrolamento será submetido a
uma tensão excessiva de 380 V, mas como a corrente é a mesma, o motor apenas aumentará a velocidade do rotor.
uma tensão de 380 V, mas como a corrente será a metade da anterior, o motor apenas reduzirá a velocidade do rotor.
uma tensão excessiva de 380 V e, conseqüentemente, a uma sobrecorrente, podendo danificar o motor.
mesma tensão de 220 V e operará normalmente.
metade da tensão de linha, isto é, 190 V, de modo que a rotação do motor reduzirá na mesma proporção.
Utilize as informações abaixo para responder às questões de números 56 e 57.
A denominação e a função do dispositivo RT são, respectivamente, relé
térmico e proteção.
térmico e controle de velocidade.
de tempo e controle de conjugado de partida.
de tempo com retardo na ligação e controle de torque.
de tempo com retardo na ligação e proteção.
Utilize as informações abaixo para responder às questões de números 56 e 57.
Os dispositivos que têm como função ligar o motor e fazer a auto-retenção são, respectivamente,
S1 e S2.
S1 e C.
S2 e C.
S2 e S1.
C e S2.
O grau de proteção dos motores elétricos é indicado pelas letras IP seguidas de dois algarismos, sendo que o primeiro algarismo indica a proteção contra
penetração de corpos sólidos estranhos no interior do motor e contato acidental.
penetração de água no interior do motor.
faiscamento das escovas do motor.
aquecimento do motor.
vazamento de óleo dos mancais do rotor.
Um motor trifásico com 9 terminais de acesso possui os enrolamentos de cada fase divididos em duas bobinas. A figura I ilustra um tipo de conexão possível e a respectiva tensão de alimentação e a figura II ilustra outro tipo de conexão, sem a indicação da tensão de alimentação.
Para que a tensão em cada bobina não se altere, a tensão de alimentação no esquema da figura II deve ser de
110 V
127 V
220 V
380 V
880 V
O texto e as figuras abaixo referem-se às questões de números 46 e 47.
Analisando o circuito de acionamento, é INCORRETO afirmar:
As chaves S1 e S2 são do tipo sem retenção.
O contato C do contator faz a função de auto-retenção.
Para acionar o motor, a chave S1 deve ser acionada manualmente.
Para parar o motor, a chave S2 deve ser acionada manualmente.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considere que uma empresa especializada na modernização (retrofit) de elevadores tenha sido contratada para realizar serviço de modernização nos elevadores de um prédio. Os elevadores, apesar de atenderem às expectativas do cliente são responsáveis por considerável consumo de energia. Tais elevadores são acionados por motores CC, cuja tensão é suprida por gerador CC dimensionado somente para essa finalidade. Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.
Para maior eficiência, necessariamente os motores de acionamento dos elevadores precisam ser trocados por motores de indução.
O sistema pode ser melhorado por meio do emprego de alimentação CC obtida a partir de elementos embasados em tecnologia de eletrônica de potência por exemplo PWM (modulação de largura de pulso) para alimentação dos motores CC já existentes.
O mais adequado é a substituição do gerador CC, responsável pela geração da tensão para suprir o motor, por um de maior potência, porém mais eficiente.
Diante da necessidade de redução do consumo de energia, deve-se substituir o conjunto motor-gerador CC por motor síncrono. Nesse caso, o motor síncrono não necessitaria de tensão CC, tornando o sistema mais eficiente.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considere que um motor de indução trifásico, 4 pólos, tenha sido projetado para funcionar em uma rede cuja freqüência é igual a 60 Hz. Considere ainda que, quando em operação, acionando uma carga, o motor desenvolve velocidade igual a 1.750 rpm. Nessa situação, a freqüência das correntes do rotor, em Hz, encontra-se na faixa de
0,58 a 0,98.
1,21 a 1,54.
1,61 a 1,86.
1,91 a 2,16.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considere que um gerador CC em derivação (shunt) não esteja desenvolvendo tensão de armadura. Uma causa provável desse tipo de problema não inclui
circuito de campo aberto.
ligação do campo invertida.
magnetismo residual elevado do gerador.
resistência do campo em derivação muito alta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...