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Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As figuras acima ilustram os circuitos de força e de controle para acionamento de um motor de indução trifásico. Julgue os itens que se seguem, que se referem aos componentes desses circuitos e ao funcionamento do motor.
O relé bimetálico tem função de proteger o circuito de força do motor contra desbalanço de fases.
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As figuras acima ilustram os circuitos de força e de controle para acionamento de um motor de indução trifásico. Julgue os itens que se seguem, que se referem aos componentes desses circuitos e ao funcionamento do motor.
O elemento K1, no circuito de força, é denominado selo da bobina.
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As figuras acima ilustram os circuitos de força e de controle para acionamento de um motor de indução trifásico. Julgue os itens que se seguem, que se referem aos componentes desses circuitos e ao funcionamento do motor.
Em relação ao aspecto construtivo, o dispositivo K1, no circuito de força, é dotado de uma bobina que, quando alimentada, cria um campo magnético que permite a atração do núcleo ferromagnético móvel. Este, por sua vez, se une a um núcleo ferromagnético fixo, persistindo essa atração durante o tempo em que a bobina estiver alimentada.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As figuras acima ilustram os circuitos de força e de controle para acionamento de um motor de indução trifásico. Julgue os itens que se seguem, que se referem aos componentes desses circuitos e ao funcionamento do motor.
Ao ser pressionada e solta, a botoeira b1, inicialmente, energiza o dispositivo F4, no circuito de força, fazendo que o motor parta. Somente alguns segundos depois, após o circuito de força ser energizado, o contato normalmente aberto K1, no circuito de controle, é, então, energizado.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As figuras acima ilustram os circuitos de força e de controle para acionamento de um motor de indução trifásico. Julgue os itens que se seguem, que se referem aos componentes desses circuitos e ao funcionamento do motor.
Se o motor estiver em funcionamento, ele poderá ser desligado manualmente, bastando, para isso, pressionar-se a botoeira b0.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando que um transformador de dois enrolamentos seja submetido a testes para detecção e correção de problemas em seus enrolamentos, julgue os itens a seguir.
Considere que um teste realizado consista na aplicação de tensão CA nominal ao enrolamento primário do transformador com uma carga ligada ao secundário e que, nesse teste, a corrente medida no secundário seja nula. Nessa situação, é correto afirmar que o enrolamento primário está em curto-circuito.
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Considerando que um transformador de dois enrolamentos seja submetido a testes para detecção e correção de problemas em seus enrolamentos, julgue os itens a seguir.
Se, com um ohmímetro conectado ao enrolamento secundário, sem carga, foi medida a resistência desse enrolamento e o medidor indicou resistência infinita, nessa situação, o enrolamento secundário possivelmente está aberto.
Um sinal de áudio faz uma modulação de amplitude de uma portadora . Nestas condições, o fator de modulação m vale:
1.
0,015.
0,25.
4.
Engenharia Elétrica - Modulação Analógica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os próximos itens, acerca de conceitos de técnicas de modulação e multiplexação.
No serviço de rádio comercial AM, que é um sistema de modulação cujo espectro de freqüências tem banda lateral dupla, cada uma dessas bandas laterais transporta metade do conteúdo da informação a ser transmitida.
Engenharia Elétrica - Modulação Analógica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere aos sistemas de rádio comercial, julgue o item seguinte.
Considere-se que uma rádio comercial em amplitude modulada (AM) opere com potência máxima de 10 kW e que a potência de transmissão permitida para uma emissora em freqüência modulada (FM) seja de 50 kW. Nessa situação, devido à maior potência de operação, a antena transmissora da rádio FM deverá ter comprimento físico maior que o da antena da rádio AM.
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