Questões de Engenharia Elétrica do ano 2012

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O eixo de um motor de corrente contínua com excitação de campo independente tem velocidade de rotação a vazio de 1.000 rpm. Se a velocidade de rotação do eixo do motor, quando este opera em plena carga, é de 800 rpm, o valor percentual da regulação de velocidade do motor é de

  • A.

    9,0

  • B.

    12,0

  • C.

    15,0

  • D.

    20,0

  • E.

    25,0

Um gerador senoidal com impedância interna de 600 Ω é ajustado para fornecer a tensão v(t) = 40 sen 2000 π t [V] sem carga. Ligando, no gerador, uma carga de valor tal que se obtenha casamento de impedâncias, a potência média na carga vale

  • A.

    2,67 W.

  • B.

    666 mW.

  • C.

    240 mW.

  • D.

    333 mW.

  • E.

    120 mW.

  • A.

    1.500

  • B.

    1.540

  • C.

    1.650

  • D.

    1.750

  • E.

    1.800

Os geradores síncronos podem ser conectados em paralelo, visando ao atendimento de determinada carga ou à injeção das potências ativa e reativa em uma determinada barra de um sistema elétrico de potência. Suponha a existência de um gerador G1, alimentando um determinado barramento, e um segundo gerador G2, idêntico ao primeiro, que será conectado em paralelo a esse barramento através de uma chave S.

Para que o paralelismo seja estabelecido, uma das condições que precisam ser observadas no instante da conexão é manter a

  • A.

    diferença de fase entre as tensões terminais dos geradores envolvidos no paralelismo.

  • B.

    inexigibilidade de equipamentos auxiliares para a realização de sincronismo.

  • C.

    magnitude das tensões terminais em valores distintos entre os geradores.

  • D.

    tensão nula nos terminais da chave S.

  • E.

    repartição igual da potência ativa dos geradores independentemente das características velocidade-potência dos mesmos.

Em um transformador, o enrolamento primário recebe tensão de uma determinada fonte, porém o enrolamento secundário não apresenta tensão, de maneira que a carga ligada a ele não recebe corrente elétrica. Desligando-se a carga e a fonte, um ohmímetro é ligado no enrolamento secundário para que seja verificada a situação desse transformador.

Se o ohmímetro indicar leitura de resistência infinita, significa que o(s) enrolamento(s)

  • A.

    primário está em curto.

  • B.

    primário está aberto.

  • C.

    secundário está em curto.

  • D.

    secundário está aberto.

  • E.

    primário e secundário estão em curto.

A partida de motores trifásicos de potência elevada pode ocorrer através de chaves compensadoras ou de chaves estáticas (softstarter).

Com relação a esses dispositivos, verifica-se que na chave

  • A.

    estática, o motor opera em carga elevada (baixo fator de potência), minimizando as perdas de potência reativa.

  • B.

    compensadora, apenas um transformador com várias derivações, se destina à regulagem do processo de partida.

  • C.

    compensadora, a comutação da derivação de tensão reduzida para a tensão de suprimento não acarreta elevação da corrente.

  • D.

    estática se ajusta a tensão de partida num valor Vp muito superior a tensão nominal.

  • E.

    estática, o motor opera em carga média (fator de potência médio) otimizando o ponto de operação e minimizando o ganho de potência ativa.

Um alternador monofásico de valores nominais, 11 kVA, 220 volts, 60 hertz, tem uma resistência eficaz de induzido igual a 0,02 ohms e uma reatância de dispersão igual a 0,85 ohms.

A força eletromotriz induzida (f.e.m), em volts, quando essa máquina fornece corrente de plena carga com fator de potência unitário é

  • A.

    219 < Eg < 221

  • B.

    224 < Eg < 226

  • C.

    229 < Eg < 231

  • D.

    261 < Eg < 263

  • E.

    263 < Eg < 265

  • A.

    (1 - 8 - 13) ; (2 - 9 - 14) ; (3 - 7 - 15) ; (4 - 12 - 18) ; (5 - 11 - 17) ; (6 - 10 - 16).

  • B.

    (1 - 9 - 13) ; (2 - 8 - 14) ; (3 - 7 - 15) ; (4 - 10 - 16) ; (5 - 11 - 18) ; (6 - 12 - 17).

  • C.

    (1 - 7 - 13) ; (2 - 8 - 14) ; (3 - 9 - 15) ; (4 - 11 - 17) ; (5 - 10 - 16) ; (6 - 12 - 18).

  • D.

    (1 - 7 - 13) ; (2 - 8 - 14) ; (3 - 9 - 15) ; (4 - 10 - 18) ; (5 - 11 - 17) ; (6 - 12 - 16).

  • E.

    (1 - 7 - 13) ; (2 - 8 - 14) ; (3 - 9 - 15) ; (4 - 10 - 16) ; (5 - 11 - 17) ; (6 - 12 - 18).

No motor CC, o ajuste da linha neutra (momento em que a força contra-eletromotriz induzida é mínima) tem a função de

  • A.

    minimizar faíscas no comutador e desgaste nas escovas e no próprio comutador.

  • B.

    balancear o movimento do rotor.

  • C.

    reduzir a dispersão de fluxo magnético.

  • D.

    reduzir o desgaste do mancal do estator.

  • E.

    aumentar o rendimento da armadura.

Um motor trifásico de 2 CV, 220 V, rendimento de 80%, opera com corrente nominal 6A. O fator de potência do motor vale, aproximadamente,

  • A.

    0,80.

  • B.

    0,60.

  • C.

    0,50.

  • D.

    0,40.

  • E.

    0,30.

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