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O eixo de um motor de corrente contínua com excitação de campo independente tem velocidade de rotação a vazio de 1.000 rpm. Se a velocidade de rotação do eixo do motor, quando este opera em plena carga, é de 800 rpm, o valor percentual da regulação de velocidade do motor é de
9,0
12,0
15,0
20,0
25,0
Um gerador senoidal com impedância interna de 600 Ω é ajustado para fornecer a tensão v(t) = 40 sen 2000 π t [V] sem carga. Ligando, no gerador, uma carga de valor tal que se obtenha casamento de impedâncias, a potência média na carga vale
2,67 W.
666 mW.
240 mW.
333 mW.
120 mW.
1.500
1.540
1.650
1.750
1.800
Os geradores síncronos podem ser conectados em paralelo, visando ao atendimento de determinada carga ou à injeção das potências ativa e reativa em uma determinada barra de um sistema elétrico de potência. Suponha a existência de um gerador G1, alimentando um determinado barramento, e um segundo gerador G2, idêntico ao primeiro, que será conectado em paralelo a esse barramento através de uma chave S.
Para que o paralelismo seja estabelecido, uma das condições que precisam ser observadas no instante da conexão é manter adiferença de fase entre as tensões terminais dos geradores envolvidos no paralelismo.
inexigibilidade de equipamentos auxiliares para a realização de sincronismo.
magnitude das tensões terminais em valores distintos entre os geradores.
tensão nula nos terminais da chave S.
repartição igual da potência ativa dos geradores independentemente das características velocidade-potência dos mesmos.
Em um transformador, o enrolamento primário recebe tensão de uma determinada fonte, porém o enrolamento secundário não apresenta tensão, de maneira que a carga ligada a ele não recebe corrente elétrica. Desligando-se a carga e a fonte, um ohmímetro é ligado no enrolamento secundário para que seja verificada a situação desse transformador.
Se o ohmímetro indicar leitura de resistência infinita, significa que o(s) enrolamento(s)primário está em curto.
primário está aberto.
secundário está em curto.
secundário está aberto.
primário e secundário estão em curto.
A partida de motores trifásicos de potência elevada pode ocorrer através de chaves compensadoras ou de chaves estáticas (softstarter).
Com relação a esses dispositivos, verifica-se que na chaveestática, o motor opera em carga elevada (baixo fator de potência), minimizando as perdas de potência reativa.
compensadora, apenas um transformador com várias derivações, se destina à regulagem do processo de partida.
compensadora, a comutação da derivação de tensão reduzida para a tensão de suprimento não acarreta elevação da corrente.
estática se ajusta a tensão de partida num valor Vp muito superior a tensão nominal.
estática, o motor opera em carga média (fator de potência médio) otimizando o ponto de operação e minimizando o ganho de potência ativa.
Um alternador monofásico de valores nominais, 11 kVA, 220 volts, 60 hertz, tem uma resistência eficaz de induzido igual a 0,02 ohms e uma reatância de dispersão igual a 0,85 ohms.
A força eletromotriz induzida (f.e.m), em volts, quando essa máquina fornece corrente de plena carga com fator de potência unitário é219 < Eg < 221
224 < Eg < 226
229 < Eg < 231
261 < Eg < 263
263 < Eg < 265
(1 - 8 - 13) ; (2 - 9 - 14) ; (3 - 7 - 15) ; (4 - 12 - 18) ; (5 - 11 - 17) ; (6 - 10 - 16).
(1 - 9 - 13) ; (2 - 8 - 14) ; (3 - 7 - 15) ; (4 - 10 - 16) ; (5 - 11 - 18) ; (6 - 12 - 17).
(1 - 7 - 13) ; (2 - 8 - 14) ; (3 - 9 - 15) ; (4 - 11 - 17) ; (5 - 10 - 16) ; (6 - 12 - 18).
(1 - 7 - 13) ; (2 - 8 - 14) ; (3 - 9 - 15) ; (4 - 10 - 18) ; (5 - 11 - 17) ; (6 - 12 - 16).
(1 - 7 - 13) ; (2 - 8 - 14) ; (3 - 9 - 15) ; (4 - 10 - 16) ; (5 - 11 - 17) ; (6 - 12 - 18).
No motor CC, o ajuste da linha neutra (momento em que a força contra-eletromotriz induzida é mínima) tem a função de
minimizar faíscas no comutador e desgaste nas escovas e no próprio comutador.
balancear o movimento do rotor.
reduzir a dispersão de fluxo magnético.
reduzir o desgaste do mancal do estator.
aumentar o rendimento da armadura.
Um motor trifásico de 2 CV, 220 V, rendimento de 80%, opera com corrente nominal 6A. O fator de potência do motor vale, aproximadamente,
0,80.
0,60.
0,50.
0,40.
0,30.
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