Questões de Engenharia Elétrica do ano 2012

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Considere os tipos de transformadores citados abaixo.

I. Transformador de alta frequência

II. Transformador de potencial

III. Transformador de força

IV. Transformador de corrente

São utilizados para realização de medidas APENAS

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    I e III.

Sobre o motor trifásico de indução, é correto afirmar:

  • A.

    Um par de polos é obtido pela montagem de três bobinas no estator dispostas a 120° e, nesse caso, a velocidade síncrona em 60 Hz é 1200 rpm.

  • B.

    Um par de polos é obtido pela montagem de 2 conjuntos de três bobinas no estator dispostas a 60° e, nesse caso, a velocidade síncrona em 60 Hz é 1800 rpm.

  • C.

    Dois pares de polos são obtidos pela montagem de 1 conjunto de três bobinas no estator dispostas a 120° e, nesse caso, a velocidade síncrona em 60 Hz é 1800 rpm.

  • D.

    Dois pares de polos são obtidos pela montagem de 2 conjuntos de três bobinas no estator dispostas a 60° e, nesse caso, a velocidade síncrona em 60 Hz é 3600 rpm.

  • E.

    Dois pares de polos são obtidos pela montagem de 2 conjuntos de três bobinas no estator dispostas a 60° e, nesse caso, a velocidade síncrona em 60 Hz é 1800 rpm.

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    IV e V.

Considere as relações sobre motores elétricos apresentadas abaixo.

I. Motor síncrono: funciona com velocidade fixa.

II. Motor de indução: necessita de uma fonte de corrente contínua.

III. Motor CC: não utiliza potência reativa.

IV. Motor universal: permite ligação tanto em corrente contínua como em corrente alternada.

V. Motor trifásico assíncrono: o rotor pode ser do tipo gaiola de esquilo ou bobinado.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    I, IV e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.

Considere um pequeno transformador monofásico de indução mútua, com as seguintes características: tensão de entrada de 2200 V, tensão e potência no secundário 220 V/660 W, respectivamente, e 10% de perda de potência. Nesse caso, a corrente máxima a ser considerada no primário é, em A,

  • A.

    0,33.

  • B.

    3.

  • C.

    3,3.

  • D.

    13.

  • E.

    13.

No motor monofásico com capacitor permanente, a função do capacitor é

  • A.

    anular a defasagem de corrente entre os enrolamentos.

  • B.

    aumentar o rendimento do enrolamento principal.

  • C.

    reduzir o fator de potência.

  • D.

    reduzir o torque de partida.

  • E.

    produzir o deslocamento de fase para dar a partida.

No circuito de alimentação do motor de um portão automático, a corrente de projeto vale 12 A e a capacidade de condução de corrente do condutor é 24 A. Nesse caso, o disjuntor mais adequado deve ter corrente nominal igual a

  • A.

    6 A.

  • B.

    10 A.

  • C.

    16 A.

  • D.

    25 A.

  • E.

    32 A.

O comando e a supervisão de um grupo motor-gerador são realizados por

  • A.

    uma unidade de controle de baterias e proteção − UCBP.

  • B.

    uma unidade de supervisão de corrente alternada − USCA.

  • C.

    um sistema computacional de supervisão − SCS.

  • D.

    um sistema de controle analógico incorporado ao GMG.

  • E.

    um sistema de controle manual instalado na cabine primária onde operará o GMC.

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