Questões de Engenharia Elétrica do ano 2012

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Em uma indústria petrolífera necessita-se dar partida em um grande motor trifásico, com o rotor em gaiola. O operador do sistema verifica o circuito acionador e constata que este está em perfeitas condições. Então, ele aciona a chave de partida e observa que o motor não parte. Efetua, em seguida, a inspeção no circuito e verifica que o fusível instalado para proteção do motor queimou. As possíveis causas para tal fato são:

  • A. obstrução parcial na entrada de ar; enrolamento com baixa isolação; mancais com falta de lubrificação
  • B. desgaste total de uma escova; bloqueio parcial do rotor devido à sujeira no eixo; uma das fases do circuito alimentador está interrompida
  • C. condutor rompido no enrolamento de uma fase; rotor com desbalanceamento; sequência de fases invertida
  • D. espiras parcialmente curto-circuitadas; temperatura ambiente muito alta; ligações invertidas nos enrolamentos dos polos de campo
  • E. curto-circuito entre os enrolamentos de duas fases quaisquer; curto-circuito entre as espiras de uma mesma fase; curto-circuito entre duas fases e terra

Um motor shunt de corrente contínua, de grande porte, possui polos de comutação. Nesse motor verificaram-se muitas centelhas no coletor, bem acima do padrão normal de operação. Isso exigiu, por parte da equipe de manutenção, um número muito grande de paradas desse motor para troca das escovas. As possíveis causas dessa anormalidade são:

  • A. desbalanceamento do rotor; deficiência de lubrificação; folga excessiva entre escova e porta-escova
  • B. interrupção em uma das bobinas do campo; inversão dos polos de comutação; subtensão para a velocidade exigida
  • C. baixa pressão nas escovas; algumas lâminas do coletor queimadas; ângulo incorreto das escovas
  • D. escovas mal ajustadas; ângulo incorreto das escovas; correias muito esticadas
  • E. desequilíbrio no campo magnético; ligações invertidas das bobinas do campo; mancais muito justos

Em uma indústria de processamento de alimentos, alguns funcionários declararam haver sentido choques quando tocaram na carcaça de alguns motores. Foi então acionada a equipe de manutenção elétrica para tomar as providências necessárias para sanar tal problema. O eletricista de plantão selecionou algumas ferramentas e instrumentos necessários para efetuar os testes pertinentes às ocorrências nos vários motores. As ferramentas e instrumentos que deveriam ser selecionados são:

  • A. teste de continuidade, lâmpada de prova e um cinzel
  • B. ohmimetro analógico (0 - 1M), alicate bico de pato e descascador de fios
  • C. voltímetro digital, teste de fase e miliamperímetro
  • D. megômetro, conjunto de chaves de fendas e alicate de eletricista
  • E. alicate amperímetro, teste de fase e conjunto de chaves Philips

Uma mineradora necessita instalar um transformador de grande potência. Tal transformador é alimentado por uma rede aérea cuja tensão suportável de impulso (TSI) é igual a 220 kV e a tensão residual do para-raios é igual a 20 kV. Considerando a impedância de surto do sistema igual 350 ohms, para que o para-raios possa proteger o referido transformador, a corrente de descarga nominal, em kA, é igual a

  • A. 1,200
  • B. 0,628
  • C. 0,571
  • D. 0,514
  • E. 0,305

  • A. aceleração rotórica
  • B. a duas velocidades Dahlander
  • C. três velocidades através de comutação polar
  • D. estrela triângulo com reversão sequencial
  • E. chave compensadora por autotransformador com reversão no sentido de rotação

  • A. I - o conjugado varia de forma senoidal com a rotação.
  • B. II - o conjugado varia inversamente com a rotação.
  • C. III - o conjugado varia com o quadrado da rotação.
  • D. IV - o conjugado varia linearmente com a rotação.
  • E. V - o conjugado é constante, independente da rotação.

Um motor de indução trifásico de 4 polos funciona sob frequência de 60 Hz. Se o escorregamento a plena carga apresenta valor de 5%, a frequência de tensão induzida no rotor no instante de partida e a frequência de tensão induzida no rotor a plena carga, em Hz, são, respectivamente,

  • A. 60 e 3
  • B. 30 e 6
  • C. 15 e 12
  • D. 7,5 e 24
  • E. 3 e 48

  • A. I - Q , II - T , III - S , IV - P
  • B. I - Q , II - S , III - R , IV - P
  • C. I - R , II - Q , III - S , IV - T
  • D. I - T , II - Q , III - P , IV - R
  • E. I - T , II - S , III - R , IV - P

Em uma indústria de confecções, foi solicitado um teste em um transformador para determinar as perdas no núcleo. O transformador possui 600 espiras no enrolamento primário e, operando em vazio, foi submetido a uma tensão nesse enrolamento de 200 V. Com um wattímetro, verificou-se que a potência consumida foi de 100 W, com uma corrente circulando no enrolamento igual a 2 A. Os dados do fabricante indicam que a resistência do enrolamento primário é igual a 0,5 Ω. A potência de perdas no núcleo do transformador, em watts, e o fator de potência do transformador a vazio são iguais, respectivamente, a

  • A. 98 e 0,25
  • B. 98 e 0,43
  • C. 98 e 0,50
  • D. 99 e 0,25
  • E. 99 e 0,50
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