Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Eletromagnetismo - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Engenharia Elétrica - Circuitos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Engenharia Elétrica - Circuitos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Um transformador de 16 kVA fornece 6 kW a uma carga com fator de potência de 0,6 atrasado. Desejando-se cargas de fator de potência unitário com esse mesmo transformador, determine quantos kW podem ser acrescentados, até que esse transformador esteja a plena carga.
Dados: sen30o=0,5 cos30o=0,8Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Um conjunto de motores de indução com um total de 500 kW e fator de potência 0,8 atrasado deve ser substituído por motores síncronos de mesmo rendimento, porém de fator de potência 0,707 adiantado. À medida que prossegue o programa de substituição, o fator de potência do conjunto vai melhorando. Determine a porcentagem de carga que deverá ser substituída quando o fator de potência atingir 0,9 atrasado.
Dados:
sen30º=0,50
cos30º=0,80
cos26º=0,90
sen26º=0,40
sen45º=0,707
sen75º=0,96
Engenharia Elétrica - Fiscalização - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
A Resolução Normativa ANEEL nº 414 define, entre outras coisas, demanda, demanda contratada, demanda faturável e demanda medida. Tomando como referência a Resolução Normativa mencionada, considere os seguintes enunciados sobre as definições de demanda.
I- Demanda: média das potências elétricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema elétrico pela parcela da carga instalada em operação na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado, expressa em quilowatts (kW) e quilovolt-ampere-reativo (kvar), respectivamente. II- Demanda contratada: demanda de potência ativa a ser obrigatória e continuamente disponibilizada pela distribuidora, no ponto de entrega, conforme valor e período de vigência fixados em contrato, e que deve ser paga pelo tempo de uso durante o período de faturamento, expressa em quilowatts (kW). III- Demanda faturável: valor da demanda de potência ativa, considerada para fins de faturamento, com aplicação da respectiva tarifa, expressa em quilowatts (kW). IV- Demanda medida: maior demanda de potência ativa, verificada por medição, integralizada em intervalos de 30 (trinta) minutos durante o período de faturamento. Dos enunciados acima, pode-se afirmar que:Engenharia Elétrica - Circuitos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Engenharia Elétrica - Circuitos - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Um transformador tem um primário com uma bobina de indutância de 40mH, considerando-se desprezível a sua resistência. Calcule o módulo de sua reatância Z para uma frequência de 50Hz e o módulo de sua corrente I quando ligada a uma fonte de tensão de 96 V.
Dado: π=3.Engenharia Elétrica - Eletromagnetismo - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Um campo elétrico é gerado apenas por uma carga elétrica estacionária no espaço livre. A integral de linha desse campo ao longo de um caminho aberto entre 2 (dois) pontos distintos representa a(o):
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...