Lista completa de Questões sobre Máquinas Elétricas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da operação de máquinas trifásicas conectadas a um sistema elétrico de potência, julgue os próximos itens.
No caso de ocorrer uma falta assimétrica próxima a um gerador síncrono, para que seja determinada a corrente de falta, o gerador poderá ser modelado, por componentes simétricas, como uma fonte de tensão de sequência direta, gerando o valor nominal de tensão para a componente de sequência direta, e como uma fonte de tensão de sequência inversa, gerando valor nominal de tensão para a componente de sequência inversa, acrescendo-se as respectivas impedâncias.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da operação de máquinas trifásicas conectadas a um sistema elétrico de potência, julgue os próximos itens.
O gerador síncrono pode controlar a quantidade de energia reativa indutiva fornecida ao sistema elétrico, por meio da modificação de sua corrente de campo, localizada no rotor da máquina. Já o fornecimento de energia reativa capacitiva somente é possível quando a máquina síncrona opera como motor.
Um motor será utilizado no portão automático de um edifício. Suas especificações são: 4 CV, 220 V trifásico, rendimento de 75% e fator de potência igual a 0,80. O quadro do disjuntor encontra-se a menos de 10 metros de distância do portão. Nesse caso, as especificações do disjuntor devem atender às seguintes condições:
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da operação de máquinas trifásicas conectadas a um sistema elétrico de potência, julgue os próximos itens.
O circuito equivalente de um motor de indução trifásico possui elementos não lineares que variam em função do escorregamento do motor, em especial, o tiristor utilizado na modelagem das perdas magnéticas no núcleo de ferro.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando essas informações, julgue os seguintes itens.
Transformadores têm, tipicamente, rendimento maior que motores elétricos de indução pelo fato de não possuírem entreferro, o que faz que a corrente de excitação seja menor, provocando menor perda por efeito Joule nos enrolamentos. Os motores de indução, por possuírem entreferro entre o estator e o rotor, necessitam de maiores correntes de excitação para magnetizar o ar no entreferro.
O óleo isolante de um transformador de cabine primária deve possuir algumas propriedades básicas, dentre elas:
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando essas informações, julgue os seguintes itens.
Um contator tem quatro contatos auxiliares identificados por:
Contato 1: 13-14 Contato 2: 21-22 Contato 3: 31-32 Contato 4: 43-44 A natureza desses contatos está, corretamente, identificada emEngenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando essas informações, julgue os seguintes itens.
Para determinar os parâmetros do ramo série do circuito equivalente do transformador (resistências dos enrolamentos R 1 e R 2 e reatâncias de dispersão X 1 e X 2), é necessário realizar o ensaio de curto-circuito. Caso o curto-circuito seja aplicado no enrolamento secundário, a corrente que circulará no enrolamento primário será de 100 A.
Engenharia Elétrica - Máquinas Elétricas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando essas informações, julgue os seguintes itens.
Considere a realização do ensaio em vazio para que sejam determinados os parâmetros do ramo paralelo do circuito equivalente do transformador. Nesse caso, a corrente consumida no ensaio será inferior a 580 A, se o transformador for alimentado pelo circuito secundário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...