Lista completa de Questões sobre Proteção do Sistema de Energia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Engenharia Elétrica - Proteção do Sistema de Energia - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Elemento de proteção em instalações elétrica de baixa tensão cuja função é proteger a instalação contra sobretensões provocados por descargas atmosféricas ou manobras de circuito.
Disjuntor Termomagnético.
Fusível.
Disjuntor diferencial residual.
Interruptor diferencial residual.
Dispositivo de proteção contra surtos.
IT
TT
TN-C-S
TN-C
TN-S
Projeto de sistemas de aterramento para cargas sensíveis tem sido motivo de crescente preocupação entre os engenheiros eletricistas. Dentre as filosofias de aterramento utilizadas, uma delas prevê o aterramento das carcaças dos equipamentos eletrônicos através do condutor de proteção que se encontra conectado à barra de proteção, no quadro de distribuição de circuitos. Nesse quadro, além dos barramentos de fase e neutro, estão também previstas duas barras de terra, uma para proteção e outra de referência de sinal. As duas barras mencionadas estão conectadas à malha de terra do sistema de força. A descrição apresentada acima refere-se ao sistema de aterramento
independente.
de ponto único.
de força.
de potência.
com malha de terra de referência.
3
4
5
7
9
Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas visam a garantir a segurança das instalações, dos equipamentos e das pessoas contra raios ou descargas atmosféricas. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I Os captores, também chamados de para-raios, têm o objetivo de repelir as descargas atmosféricas, evitando a formação de raios na região.
II As estruturas metálicas ou ferragens das edificações podem ser utilizadas como condutores de interligação entre o sistema de aterramento e o captor.
III Os dispositivos de proteção contra surtos evitam que as descargas atmosféricas causem sobretensões transitórias na rede elétrica.
Está correto APENAS o que se afirma em
I
II
III
I e II
II e III
A operação de proteção convencional permite, sempre que possível, o retorno ao estado operacional satisfatório, sem ajuda de um recurso externo. No entanto, para faltas mais severas, a atuação de Esquemas de Proteção de Sistemas (EPS) é necessária. Diante de uma forte perturbação da tensão, o EPS deve atuar
na frequência.
na redução rápida do fluxo de potência.
no ajuste da potência reativa.
nas proteções.
nos elementos sobrecarregados.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
O aterramento é caracterizado pela ligação proposital de condutores de uma instalação elétrica ao solo. Em relação aos componentes do sistema de aterramento e à ligação desse com equipamentos e partes metálicas de instalações, segundo as Normas Técnicas da ABNT em vigor, o
condutor neutro é um aterramento de proteção.
condutor de equipotencialidade principal não pode estar ligado às canalizações metálicas, se existirem, de água e gás.
condutor de proteção nos circuitos terminais (tomadas, luz, etc) não é obrigatório.
aterramento funcional limita sobretensões devidas a manobras, descargas atmosféricas e contatos com linhas de maior tensão.
aterramento de proteção define a estabilização da tensão da instalação em relação à terra.
Uma edificação, sem telhado, possui uma laje de cobertura retangular e perfeitamente plana, de dimensões 60 x 100 metros. O prédio exige um nível de proteção III (ângulo de proteção de 45º, espaçamento médio dos condutores de descida igual a 20 metros e abertura das malhas de proteção de 10 x 15 metros) e não há quaisquer barreiras à instalação de condutores com espaçamento uniforme. De acordo com o método de Faraday e com base nas Normas Técnicas da ABNT em vigor, no que se refere às quantidades mínimas na malha captora, o número de condutores de descidas e os números de condutores nas direções de menor e de maior dimensão da laje são, respectivamente,
14, 6 e 7
14, 7 e 8
16, 7 e 7
16, 7 e 8
17, 6 e 8
Com relação aos dados que deverão ser levados em consideração nos projetos que envolvem disjuntores de potência, considere as afirmativas a seguir.
I Os disjuntores de potência são usados na rede elétrica de baixa tensão para proteger cargas com potência superior a 25 kVA.
II O relé de religamento é um equipamento obrigatório que deve ser instalado nos disjuntores de potência.
III Os disjuntores a grande volume de óleo têm poder de interrupção inferior aos disjuntores a pequeno volume de óleo.
Está correto APENAS o que se afirma em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...