Questões sobre Subestações e Equipamentos Elétricos

Lista completa de Questões sobre Subestações e Equipamentos Elétricos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito dos procedimentos de manutenção em uma subestação que possui um único transformador de potência, julgue os itens que se seguem.

Para diagnosticar o estado do transformador, um dos procedimentos recomendados é a análise físico-química e cromatográfica de seu óleo isolante.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos equipamentos e componentes elétricos de média tensão, considere as seguintes afirmativas:

I. As chaves seccionadoras motorizadas tripolares sob carga para uso interno executam as mesmas funções dos disjuntores de média tensão, podendose substituí-los onde necessário.

II. A proteção 50/51 indireta exige a utilização de transformadores de corrente e de uma fonte auxiliar de tensão para a sua operação.

III. Os para-raios de distribuição de uso interno aos cubículos podem ser dispensados quando aplicamos capacitores para a correção do fator de potência.

IV. Contatores a vácuo de média tensão são equipamentos indicados para a manobra de motores e capacitores de média tensão.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e IV.

Em sistemas elétricos de corrente constante, uma fonte de corrente constante é usada principalmente para

  • A.

    banhos químicos de eletrodeposição.

  • B.

    motores de corrente contínua.

  • C.

    iluminação fluorescente.

  • D.

    geradores de emergência.

  • E.

    iluminação pública.

Uma emissora de rádio FM transmite em 96,1 MHz, com potência de 10 kW. A subestação de energia elétrica que supre essa emissora é capaz de fornecer 50 kVA de potência elétrica para alimentar a sala de transmissão, e também outros equipamentos existentes nessa sala, como aparelhos de ar-condicionado, processador de áudio, receptor de link, receptor de rádio em FM, além da iluminação. Considerando as informações acima, julgue os itens subsequentes.

Considerando a potência transmitida pela referida emissora e a capacidade de carga que a subestação fornece, haverá uma folga maior que 35 kVA para alimentar os demais equipamentos mencionados, incluindo a iluminação e os aparelhos de ar-condicionado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de subestações de energia elétrica e de linhas de transmissão, julgue os itens que se seguem.

A blindagem de subestações de energia elétrica feita por cabos para-raios e hastes de proteção evita o desligamento do barramento por incidência direta e indireta de raios.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de subestações de energia elétrica e de linhas de transmissão, julgue os itens que se seguem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acima, mostra-se três arranjos de barra de subestação. Acerca desses arranjos, julgue os itens a seguir.

Caso seja necessário, em função da evolução da carga no sistema elétrico, esses tipos de arranjo podem ser adequados para conversão para arranjo com configuração do tipo barra de operação e transferência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acima, mostra-se três arranjos de barra de subestação. Acerca desses arranjos, julgue os itens a seguir.

Os arranjos mostrados têm em comum o fato de serem do tipo barra dupla: são três variantes desse tipo de arranjo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acima, mostra-se três arranjos de barra de subestação. Acerca desses arranjos, julgue os itens a seguir.

Um aspecto comum desses arranjos é que, caso ocorram defeitos em uma das barras do arranjo, é impossível preservar os circuitos das barras sem defeitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, acerca de equipamentos elétricos de alta tensão utilizados em subestações.

Ao se especificar um equipamento elétrico de manobra, um aspecto que se deve considerar é a possibilidade de o equipamento ter que operar durante vários dias em uma condição fora da normal, como é o caso da sobrecarga temporária ou intermitente em seccionadores.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...