Questões sobre Subestações e Equipamentos Elétricos

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São tipos de Manutenção:

  • A. Corretiva, Preventiva, Aditiva e Detectiva
  • B. Corretiva, Preventiva, Preditiva, Acumulativa e Detectiva
  • C. Corretiva, Preventiva, Aditiva, Detectiva e Acumulativa
  • D. Corretiva, Preventiva, Preditiva, Detectiva e Aditiva
  • E. Corretiva, Preventiva, Preditiva e Detectiva

Assinale abaixo, a afirmativa correta:

  • A. Na Manutenção aditiva, faz-se necessário o diagnóstico a partir da medição de parâmetros; na manutenção detectiva, o diagnóstico é obtido de forma direta a partir do processamento das informações colhidas junto à planta.
  • B. A Manutenção Corretiva é a forma mais óbvia e mais primária de manutenção; pode sintetizar-se pelo ciclo "quebra-repara", ou seja, o reparo dos equipamentos após a avaria. Porém, constitui a forma mais barata de manutenção quando encarada do ponto de vista total do sistema.
  • C. A Engenharia de Manutenção é uma nova concepção que constitui a segunda quebra de paradigma na manutenção. Praticar Engenharia de Manutenção é deixar de ficar consertando continuadamente, para procurar as causas básicas, modificar situações permanentes de mau desempenho, deixar de conviver com problemas crônicos, melhorar padrões e sistemáticas, desenvolver a manutenibilidade, dar feedback ao projeto, interferir tecnicamente nas compras. Ainda mais: aplicar técnicas modernas, estar nivelado com a manutenção de primeiro mundo.
  • D. O objetivo da Manutenção corretiva é prevenir falhas nos equipamentos ou sistemas através de acompanhamento de parâmetros diversos, permitindo a operação contínua do equipamento pelo maior tempo possível.
  • E. A Manutenção Corretiva é a forma menos óbvia e mais primária de manutenção; pode sintetizar-se pelo ciclo "quebra-repara", ou seja, o reparo dos equipamentos após a avaria. Porém, constitui a forma mais barata de manutenção quando encarada do ponto de vista total do sistema.

Um correto mapa de Manutenção Preventiva deve estabelecer a periodicidade da mesma, que deve ser estimada de forma a assegurar a produção normal da fábrica. Quanto à periodicidade a ser utilizada nas fábricas, em equipamentos e instalações elétricas, é correto afirmar:

  • A. Trimestral (ou 5400 horas de uso) para túneis de cabos, geradores, etc.
  • B. Semanal (ou 200 horas de uso) para ventiladores e motores.
  • C. Mensal (ou 10000 horas de uso) para elevadores painéis de subestações, transformadores e máquinas de solda
  • D. Trimestral (ou 4500 horas de uso) para túneis de cabos, geradores, etc.
  • E. Semestral (ou 10000 horas de uso) para instrumento de medição, subestação, trafos, disjuntores a óleo, relés, etc

Considere os conceitos a seguir:

1. Os pontos de vista sociais, econômico-financeiros, tecnológicos, de operação e produção e de manutenção de um novo empreendimento são igualmente importantes. Especialistas destas várias disciplinas devem fazer parte da equipe de concepção e acompanhamento, desde as fases iniciais (plano diretor, projeto básico, anteprojeto, projeto detalhado) e durante a instalação de partida.

2. Os pareceres da manutenção estarão sempre presentes em toda a fase de concepção, escolha de equipamentos e escolha de soluções de instalação.

3. A manutenção deve ser previamente organizada e estruturada antes do dia da partida da instalação. Nesse dia, a manutenção deve ser uma "máquina" pronta a partir.

4. O pessoal básico de manutenção, que ficará adstrito ao sistema, deve acompanhar todas as fases do projeto e instalação de modo a conhecer em detalhe todas as minúcias dos equipamentos e das instalações logo de início.

5. A chefia da manutenção deverá ocupar um nível hierárquico no organograma idêntico ao da chefia de operação. Os conceitos anteriores pertencem à concepção global denominada:

  • A. Manusociologia.
  • B. Tecmanulogia.
  • C. Manutecnologia.
  • D. Terotecnologia.
  • E. Organizacionologia.

Sobre classificação de prioridades da manutenção, assinale abaixo a alternativa que contém, respectivamente, os prazos, normalmente utilizados, para a programação das manutenções classificadas como Urgentes, Prioritárias, Importantes e Normais

  • A. Imediato, em 48 horas, em 7 dias e em 30 dias.
  • B. Em 24 horas, em 48 horas, em 15 dias e em 30 dias.
  • C. Imediato, em 48 horas, em 96 dias e em 60 dias.
  • D. Em 12 horas, em 48 horas, em 15 dias e em 30 dias.
  • E. Imediato, em 24 horas, em 15 dias e em 30 dias.

A observação do estado dos condutores e suas ligações é uma das ações da manutenção:

  • A. preditiva;
  • B. preventiva;
  • C. corretiva;
  • D. programada;
  • E. regular.

Na otimização de uma linha de transmissão, o custo global

de instalação CGI (materiais, construção e montagem) e o

valor presente das perdas e manutenção VPP, ao longo da

sua vida útil, são dados pelas expressões:

CGI=a+b.A

VPP=

         A

 

onde a, b e c são constantes e A é a área do feixe de condutores.

A área do feixe de condutores mais econômica é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Uma subestação de transmissão interliga 4 circuitos, designados

por C1, C2, C3 e C4, e opera com o esquema elétrico

"disjuntor e meio". Os circuitos C1 e C2 compartilham o

mesmo módulo de interligação de barras, ou seja, um

mesmo disjuntor central, assim como os circuitos C3 e C4

compartilham o outro módulo de interligação de barras

existente. Adicionalmente, os circuitos C1 e C3 ligam-se

através de disjuntores ao barramento "A" e os circuitos C2 e

C4 ao barramento "B".

Considere a condição em que todos os disjuntores estejam

ligados, exceto o disjuntor comum aos circuitos C1 e C2,

que se encontra desligado para manutenção. Caso ocorra a

atuação da proteção diferencial do barramento "A", será

observado o(a):

  • A.

    desligamento de toda a subestação.

  • B.

    desligamento dos circuitos C1 e C3.

  • C.

    desligamento do circuito C1.

  • D.

    desligamento do circuito C2.

  • E.

    permanência de todos os circuitos ligados através do barramento "B".

Para se calcular a corrente de curto-circuito em qualquer ponto de uma subestação, necessita-se determinar o sistema reduzido da concessionária até a entrada da subestação. Sabendo-se que a potência de curto-circuito no ponto de entrega da concessionária (entrada da subestação) é de 125kVA, que a tensão no primário do transformador na configuração Δ−Y é de 13,8kV e sua potência de 1.000kVA, e adotando-se como bases os valores do transformador, verifica-se que a tensão e a reatância do sistema reduzido da concessionária, em p.u., respectivamente, são:

  • A.

    0,5 e 1,0

  • B.

    0,8 e 1,0

  • C.

    1,0 e 0,008

  • D.

    1,0 e 1,0

  • E.

    1,2 e 0,008

 

A figura acima mostra as vistas lateral e superior de uma subestação rebaixadora de consumidor industrial. Com relação a essa subestação e ao sistema elétrico industrial a que ela pertence, julgue os itens subseqüentes.

Uma vez que a alimentação da concessionária é equilibrada, o "Posto de Medição" utiliza apenas um TP. Todavia, como a carga nem sempre é equilibrada, o "Posto de Medição" utiliza três TCs.

  • C. Certo
  • E. Errado
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