Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NA bI e NF bII
NA bI e NA bII
NF b0 e NA bI
NF bI e NF bII
NF bII e NF b0
Um técnico deseja realizar a medição de potência consumida em uma instalação. O sistema elétrico é trifásico a quatro fios (três fases e um neutro). O técnico sabe que a carga é composta apenas por resistores, indutores e capacitores, mas desconhece a forma como esses elementos estão ligados e os valores das resistências, indutâncias e capacitâncias, respectivamente. Qual o número mínimo de wattímetros que o técnico deve empregar para assegurar que a potência total consumida na instalação seja igual à soma das potências aferidas nos wattímetros?
5
4
3
2
1
T1 - T10 - T11
T2 - T12 - T3
T3 - T5 - T1
T4 - T11 - T12
T5 - T10 - T6
No que se refere às medidas de segurança em instalações e serviços em eletricidade, abordadas na NR-10, analise as afirmativas abaixo.
I - As medidas de proteção coletiva são prioritárias em todos os serviços executados em instalações elétricas.
II - O uso de adornos pessoais é permitido em trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades, desde que não ofereça riscos ao usuário.
III - Qualquer pessoa pode realizar operações elementares, como ligar e desligar circuitos elétricos, em baixa tensão, caso a instalação esteja em perfeito estado de operação.
Está correto o que se afirma em
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Um ventilador industrial axial é acionado por um motor de indução de 4 polos ligado à rede elétrica, cuja frequência é 60 Hz. O volume deslocado de ar, Q, pelo ventilador pode ser aproximado, em torno do ponto de operação, pela função Q = 0,2 n [m3/min], em que n é a velocidade do motor em rpm.
Sabendo-se que o escorregamento do motor, em regime permanente, é de 5%, então o volume deslocado de ar, em m3/min, é
285
342
420
684
720
Um amplificador eletrônico de potência consegue elevar um sinal 1 mW de potência, aplicado em sua entrada, para um sinal de 10 W medidos na saída. Qual é o ganho, em dB, desse amplificador?
80
60
40
20
10
192
200
285
346
600
A NBR 5410:2004 provê tabelas de fatores de correção para agrupamentos de circuitos ou cabos multipolares utilizados em instalações elétricas de baixa tensão. Essas tabelas, porém, são válidas apenas para grupos de condutores semelhantes, igualmente carregados. No caso de a instalação não atender às condições supracitadas, o cálculo deve ser feito caso a caso, utilizando a NBR 11301:1990. Caso ainda não seja possível um cálculo mais específico, pode ser adotado o fator de correção F. Sendo n o número de cabos ou circuitos agrupados, qual a expressão do fator de correção F, segundo a NBR 5410:2004?
Engenharia Elétrica - Subestações e Equipamentos Elétricos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Em uma subestação elevadora, o dispositivo que é empregado para reduzir a tensão para níveis compatíveis aos dos instrumentos de medição é o
transformador de potencial
transformador de distribuição
transformador de corrente
relé de sobretensão
relé de subtensão
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...