Lista completa de Questões de Engenharia Elétrica da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acima é apresentado um esquema simplificado de acionamento de motor, com utilização de chave contatora. A respeito desse esquema, pode-se afirmar, corretamente, que:
para alimentar o motor deve-se acionar a botoeira NA e em seguida a botoeira NF.
para desligar o motor deve-se acionar a botoeira NA.
a chave S pode ser retirada, pois a botoeira NA realiza a mesma função.
a chave S é necessária para manter o motor alimentado após o acionamento da botoeira NA.
A figura acima apresenta o diagrama elétrico de controle para o acionamento de três máquinas trifásicas, comandadas pelos contatores C1, C2 e C3. As chaves S1 e S2 são do tipo sem retenção. A ação de acionar uma chave significa apertá-la e soltá-la em seguida. Suponha, inicialmente, que os contatores estejam desenergizados e que o operador então aciona a chave S2. Após uma hora, o operador retorna ao quadro de comando e aciona a chave S1. Considerando o funcionamento do sistema em condições normais, após o transitório, o(s):
contator C1 estará desenergizado, mas C2 e C3 estarão energizados.
contatores C1 e C2 estarão desenergizados, mas C3 estará energizado.
contatores C2 e C3 estarão desenergizados, mas C1 estará energizado.
O sistema trifásico acima é do tipo estrela-estrela a 3 fios, com uma carga desequilibrada. Assim, as correntes na carga guardam a seguinte relação:
Em um sistema trifásico, as tensões de fase podem ser representadas por seus componentes simétricos. A respeito dessa temática, assinale a afirmação INCORRETA.
Os componentes simétricos de seqüência negativa de um sistema trifásico desequilibrado consistem de três fasores iguais em módulo, defasados entre si de 120o e com seqüência de fase inversa à dos fasores originais.
Os componentes simétricos de seqüência positiva de um sistema trifásico desequilibrado consistem de três fasores iguais em módulo, defasados entre si de 120o e com a mesma seqüência de fase dos fasores originais.
Os componentes simétricos de seqüência zero de um sistema trifásico desequilibrado consistem de três fasores iguais em módulo, defasados entre si de 120o e com a mesma seqüência de fase dos fasores originais.
Os componentes simétricos de seqüência zero de um sistema trifásico desequilibrado consistem de três fasores iguais em módulo e em fase entre si.
O somatório fasorial das seqüências positiva, negativa e zero, relativas a uma dada tensão de fase, é igual à sua correspondente tensão de fase do sistema trifásico considerado.
Freqüentemente, em sistemas de potência, a operação de proteção convencional permite o retorno a um Estado Operacional Satisfatório, sem ajuda de qualquer outro recurso. Porém, dada a severidade das perturbações, faz-se necessária a atuação de EPS (Esquemas de Proteção de Sistemas). Diante de uma redução significativa de tensão, o EPS deve atuar de modo a:
recuperar o sistema, suprindo a deficiência de potência reativa.
reduzir o fluxo de potência em elementos sobrecarregados.
Para o circuito puramente resistivo da figura acima, qual o valor, em A, da corrente I ?
Considere as informações abaixo para responder às questões de nos 58 e 59.
A figura ilustra um circuito alimentado por uma fonte de tensão senoidal VE e este possui a seguinte resposta em freqüência: , onde VS representa a tensão medida sobre o resistor de 4
O valor da capacitância C, em Farad, apresentada pelo capacitor no circuito é:
Considere as informações abaixo para responder às questões de nos 58 e 59.
A figura ilustra um circuito alimentado por uma fonte de tensão senoidal VE e este possui a seguinte resposta em freqüência: , onde VS representa a tensão medida sobre o resistor de 4
Considere 5V o valor da amplitude de pico do sinal de tensão senoidal VE e a freqüência da fonte ajustada para = 1 rad/s. A amplitude de pico em regime permanente da tensão de saída VS, em volts, será:
A figura acima ilustra uma carga trifásica equilibrada com impedâncias ZC = d + j e, em ohms, ligadas em estrela. As impedâncias do gerador e das linhas de transmissão são representadas em cada linha por Z1 = a + j b, em ohms. Considere que VL represente os valores eficazes, em volts, das tensões de linha entre os terminais A, B e C. A potência ativa total, em W, solicitada pela carga é:
A potência complexa que uma determinada carga solicita da fonte é representada pelo triângulo das potências acima. Sabendo que a potência útil do equipamento é de 1,944 CV (1 CV = 736W), assinale a afirmação INCORRETA.
O rendimento é 0,894.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...