Lista completa de Questões de Engenharia Eletrônica do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No circuito abaixo a tensão no ponto P em relação ao ponto de aterramento é:
1 Volt
2 Volts
3 Volts
4 Volts
5 Volts
O parâmetro híbrido h11 de um transistor de junção numa montagem Emissor-Comum é medido:
com um multi-teste digital, funcionando como medidor de resistências, entre a base e o emissor do transistor;
aplicando-se um gerador de pequenos sinais na base do transistor, medindo-se o nível com um osciloscópio e medindo-se a corrente de coletor. A relação entre a corrente de coletor e o nível da tensão na base será a resposta;
(C) polarizando-se o transistor, aplicando-se um gerador de pequenos sinais na base do transistor, medindo-se a tensão do gerador e a corrente alternada de base através da queda de tensão sobre um resistor colocado em série com a base. O coletor deverá estar em curto para correntes alternadas. A relação entre o nível do gerador quando ligado na base, e a corrente de base, será h11;
(D) polarizando-se o transistor, aplicando-se um gerador de pequenos sinais na base do transistor, medindo-se com um osciloscópio os níveis na base e no coletor. A relação entre o nível observado no coletor e o observado na base será h11;
(E) polarizando-se o transistor, aplicando-se um gerador de pequenos sinais na base do transistor, medindo-se com um osciloscópio os níveis na base e no emissor. A relação entre o nível observado no emissor e o observado na base será h11.
No diagrama de Bode são marcados os pólos e os zeros da função de transferência H(s) = Vo (s) /Vi (s). No circuito abaixo o operacional é ideal, opera na região linear, todos os resistores são de 1 (um) kilo Ohms e o capacitor é de 1 (um) micro Farad.
Serão marcados no diagrama:
um pólo em 100 rad/s e um zero em 200 rad/s
um zero em 1000 kHz/s e um zero em 2000 kHz
um pólo em 200 rad/s e um zero em 100 rad/s
um zero em 1000 Hz e um pólo em 2000 Hz
um pólo em 1000 rad/s e um zero em 2000 rad/s
No desenvolvimento em série de Fourier de um sinal correspondente a uma onda quadrada de tensão de amplitudes + 5 Volts e - 5 Volts, sem nível contínuo, e de simetria ímpar o terceiro harmônico terá uma amplitude de:
2,5 Volts
A transformada de Laplace de uma função f(t) é representada por L [ f(t) ]. A derivada no tempo de uma função f (t) será a função F(s) igual a:
(1/s) . L [ f (t) ]
(1/s2 ) . f (t) – f (t = 0)
d/dt L [ f (t) ]
s. L [ f (t) ] – f (t = 0)
s2 . L [ f (t) ]
Para casar um gerador, que apresenta uma tensão de saída de Vg volts e uma impedância de saída Zi, com uma carga Zl, de modo que tenhamos a máxima transferência de potência entre o gerador e a carga, devemos ter:
Zl = Zi
Zl = Zi /2
Zl sendo o complexo conjugado de Zi
Zl como a transformada de Hilbert de Zi
A transformada de Fourier de um pulso retangular, como representado abaixo, de largura segundos e amplitude A, e centrado na origem é
A função de transferência se refere a um circuito:
passa-baixa.
passa-tudo (All-pass).
passa-alta.
passa-faixa.
corta-faixa (Notch).
Em um retificador de onda completa monofásico, ligado à rede elétrica de 117 V / 60 Hz, são desprezadas as quedas de tensão nos diodos retificadores. O filtro de saída dos retificadores tem a configuração "L", com entrada por um indutor que está em série com um capacitor que, por sua vez, está em paralelo com a carga. Este filtro foi calculado de forma que a ondulação na carga seja desprezível. A tensão aproximada sobre a carga será de:
No circuito abaixo, alimentado pela tensão de uma rede elétrica de 120V / 60 Hz, são desprezadas as quedas de tensão nos diodos. O oscilador G1 gera pulsos após um ângulo (0º < < 180º) do início do ciclo, e o oscilador G2 gera pulsos após um ângulo (180º < < 360º) do início do ciclo, com energias suficientes para o disparo dos tiristores.
Se = - 180º = , a tensão média sobre a carga será:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...