Lista completa de Questões de Engenharia Florestal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As emissões atmosféricas ocasionadas por veículos automotores carregam diversas substâncias tóxicas que, em contato com o sistema respiratório, podem produzir vários efeitos negativos sobre a saúde. Essas emissões são compostas de substâncias, tais como
monóxido de carbono (CO), que é uma substância com odor forte, insípida e de cor laranja, que atua no sangue, elevando sua oxigenação.
fuligem (partículas sólidas e líquidas), sob a denominação geral de material particulado (MP), que, devido ao seu pequeno tamanho, mantém-se suspensa na atmosfera e pode penetrar as defesas do organismo, atingindo os alvéolos pulmonares.
hidrocarbonetos (HC), que são gerados a partir da reação do óxido de nitrogênio (NOx) com o monóxido de carbono (CO), em caso de a queima de combustível ser incompleta.
dióxido de enxofre (SO2), que é uma substância inodora, de cor marrom avermelhada, oriunda da queima do álcool combustível, tornando-se poluente na presença de vapor dágua, quando dá origem a H2SO4.
óxidos de nitrogênio (NOx), que são uma combinação de nitrogênio e oxigênio, formada quando a combustão ocorre com insuficiência de ar na câmara de combustão, sem toxidade elevada ao homem.
O processo da dispersão de poluentes na atmosfera depende principalmente do relevo da região, das condições meteorológicas e das características das fontes emissoras. O comportamento final de uma pluma de poluentes que sai de uma chaminé tem dois componentes principais: a ascensão da pluma e a difusão e o transporte da pluma. Ao ser emitida, a pluma tem tendência ascensional controlada por parâmetros do próprio efluente, por dimensões da chaminé e pela influência dos parâmetros meteorológicos no instante da emissão. Na sequência, ela adquire um movimento transversal, acompanhado de difusão em torno de sua linha de centro, que caracteriza o componente de difusão e transporte. Sobre as características de modelos típicos de plumas de poluentes, considere as afirmações a seguir.
I - Looping (serpenteante) é um modelo característico de condições instáveis que ocorre quando existe aquecimento solar intenso com céu limpo, em que grandes turbulências térmicas levam a uma rápida dispersão.
II - Coning (cônico) é um modelo característico de atmosfera neutra, causado por ventos moderados, direção estacionária e ausência de aquecimento solar, em que o baixo nível de turbulência faz a pluma atingir o solo a uma grande distância da fonte.
III - Fumigation (fumegante) é um modelo característico da ocorrência de uma inversão térmica abaixo da pluma, normalmente ao pôr do sol, podendo ser transitório ou durar várias horas, sendo que a dispersão vertical ocorre mais intensamente na camada superior da pluma do que na inferior.
Está correto APENAS o que se afirma em
I
II
III
I e II
II e III
Um programa de controle da poluição do ar tem como objetivo garantir que os poluentes atmosféricos sejam mantidos em concentrações tais que não afetem a saúde humana e não causem danos à flora, à fauna e aos materiais. O controle nas fontes visa a reduzir a concentração dos poluentes antes do seu lançamento na atmosfera. Com relação aos equipamentos e métodos de controle das emissões atmosféricas em atividades industriais, considere as afirmativas a seguir.
I - Os incineradores catalíticos são recomendados para a remoção de material particulado em grandes concentrações, enquanto que, em baixas concentrações, recomendam-se os incineradores com chama direta.
II - O separador ciclônico tem por base a ação da força centrífuga sobre as partículas carregadas pelo fluxo de gás, empurrando-as na direção das paredes, tendo, por isso, melhor efi ciência para partículas pequenas, menores que 5 micrômetros.
III - O controle da emissão de gases e vapores envolve operações unitárias, como a absorção física e a condensação, podendo fazer uso de equipamentos como os condensadores e os absorvedores.
IV - O controle da emissão de material particulado pode ser feito usando-se equipamentos como os precipitadores eletrostáticos e os lavadores com atomização pelo gás.
Estão corretas APENAS as afirmativas
I e IV
II e III
III e IV
I, II e III
I, II e IV
Para se criar uma nova mensagem no Thunderbird 2, basta clicar no ícone da barra de ferramentas Nova MSG, ou clicar no menu
Editar - Nova mensagem.
Arquivo - Novo - Mensagem.
Mensagem - Editar como nova.
Exibir - Opcoes de nova mensagem.
Ferramentas - Editar - Mensagem.
26
24,7
16,4
9,6
1,3
4.266
4.284
4.392
4.896
5.976
1 e 2
3 e 4
1, 2 e 3
1, 2 e 4
1, 2 e 5
remoção de solo contaminado é uma técnica do tipo in situ.
maioria dos 1.423 registros indicados na figura é de técnicas de remediação de solo, cujo tratamento do contaminante é do tipo ex-situ.
barreira reativa é um tratamento ex-situ, em que o material contaminado é coletado e tratado fora da área contaminada.
barreiras verticais são executadas com materiais de elevada permeabilidade, de forma a conter o fluxo vertical do contaminante.
coberturas dos resíduos são camadas de solo de alta permeabilidade, que permitem a infiltração de águas pluviais na área contaminada.
Um dos indicadores adotados por órgãos públicos de saneamento ambiental é o IQA (Índice de Qualidade das Águas), que incorpora nove variáveis consideradas relevantes para a avaliação da qualidade das águas, tendo como determinante principal a sua utilização para abastecimento público. Três das nove variáveis utilizadas nesse cálculo são:
Cloreto, Demanda Bioquímica de Oxigênio e pH
Alcalinidade, Turbidez e Oxigênio Dissolvido
Ferro, Coliformes Fecais e Fósforo Total
Algas, Nitrogênio Total e pH
Oxigênio Dissolvido, Temperatura e Resíduo Total
28,8 mortes a cada 10 anos
32,0 mortes a cada 100 anos
46,6 mortes a cada 100 anos
54,0 mortes a cada 1.000 anos
67,2 mortes a cada 1.000 anos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...